quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Em memória STOKELY CARMICHAEL 29/06/1941 - 15/11/1998

Em memória STOKELY CARMICHAEL 29/06/1941 - 15/11/1998


Stokely Carmichael (Kwame Ture), referência máxima pro povo preto. Uma trajetória brilhante de uma vida dedicada à luta. Um amadurecimento ideológico invejável mesmo antes dos 30 anos de idade e a conduzir grandes movimentos como o Black Power (Poder Preto). Incentivo irrestrito aos estudos pretos e principalmente da história do continente Africano e sua diáspora, para assim definir e seguir uma ideologia coesa visando a emancipação, refortalecimento e reorganização da África para os Africanos, sendo sua evolução máxima o Pan-africanismo. Bastante influenciado por Frantz Fanon, Malcolm X e posteriormente por Kwame Nkrumah, seus discursos e atos eram inflamados e violentos inspirando outros grandes movimentos e lideres como Steve Biko. Com certeza Kwame Ture não injetou a droga talidomida da integração e viveu o amor incondicional pelos Africanos. Casou-se duas vezes, sua primeira esposa foi a cantora sul africana Miriam Makeba e a segunda a médica Marlyatou Barry, da Guiné.



Na década de 60 foi perseguido por Edgar Hoover que tinha medo de surgir um novo messias do nacionalismo preto e mais à frente espalhou, como estratégia de divisão dos movimentos (inclusive o Partido dos Panteras Negras), que Stokely era um agente infiltrado da CIA. Nos anos 70, Ture se mudou para a Guiné, viveu por quase três décadas no continente Africano e fez sua passagem aos 57 anos devido um câncer de próstata. Hoje faz 19 anos de sua morte, mas suas ideias seguirão com nosso povo.

E Bora pro evento, no dia 03/12/2017, o coletivo Ujima Povo Preto vai organizar uma roda de conversa acerca das contribuições do irmão Kwame Ture. só colar https://www.facebook.com/events/511106279253384/



Livros:

Black Power : The Politics of Liberation

Stokely Speaks: From Black Power to Pan-Africanism

Ready for Revolution: The Life and Struggles of Stokely Carmichael (Kwame Ture)