Um blog sobre os pensamentos e ações do grupo de rap Insurreição CGPP. Aqui se encontram os textos produzidos, notícias do grupo, letras de rap, clipes e traduções. Além de indicações de leituras, notas e trechos de textos literários, acadêmicos, políticos e de rap. Membro atual: Fuca
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Trecho: “Assata Shakur Fala Em Exilio” - Sobre Tupac
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Ngugi wa Thiong'o: Sobre Colonização, Linguagem e Memória. (+vídeo)
Em todas as relações entre dominantes e dominados num sistema colonial, cheguei à conclusão de que os dominantes sempre impuseram sua linguagem aos dominados. Eu ficava me perguntando o porquê.
Isso me forçou a analisar todo o projeto
colonial. E para mim, eu vi o colonialismo realmente como um processo de
alienação. Como nos personagens do meu romance "Weep not, Child" (Não
chore, criança), a terra foi tomada. Não apenas a terra, mas também a força de
trabalho dos colonizados também é usurpada.
São recursos cruciais,
terra e mão-de-obra dos colonizados. Isso me pertenceria, pois teríamos
controle sobre. Agora não tenho controle sobre isso, o outro é quem controla.
ok?
É alienação, mas de
uma maneira que me faz olhar para mim e para meus recursos e ver minha terra e
os produtos do meu corpo sendo controlados por outra pessoa. Mas não só isso. A
própria linguagem, qual o papel da
linguagem?
A linguagem foi muito
crucial na evolução econômica, política e psicológica de qualquer comunidade. A
linguagem medeia os processos econômicos, políticos e psicológicos de qualquer
comunidade. Sem linguagem não teríamos também a divisão do trabalho, que é a
base da comunidade humana.
Por esta razão, os
idiomas são muito importantes. Mas não apenas o idioma em si, a linguagem
também é portadora de memória. Sem memória não podemos mediar nosso relacionamento
com a natureza nem nossa relação um com o outro. Não podemos muito menos mediar
nossa relação com nossos próprios corpos e nossas próprias mentes.
Portanto, enquanto houver
um poder colonial, é necessário impor sua linguagem aos colonizados. Porque de
certa forma, se você impõe um idioma sobre as pessoas, você está aplicando e
consolidando todos os aspectos econômicos, políticos e sócio psicológicos dessa
comunidade. Muito importante...
E o mais crucial,
você também controla a memória dessa comunidade. A linguagem de fato faz parte
de um vasto sistema de nomeações. Se você nomeia, você domina.
Nomeando você
identifica, nomear é possível somente porque é nomeando que você identifica. E
se você identifica, isola os diferentes elementos do ambiente.
Vocês se lembram,
quem já conhece, o romance do Robinson Crusoé. Robinson Crusoé está naufragado
em uma ilha e descobriu alguém chamado “Sexta-Feira”. E supõe-se no
relacionamento deles que “Sexta-Feira” não tem linguagem.
Aí chega um momento
em que Robinson Crusoe está ensinando uma linguagem a Sexta-Feira. Então a primeira
coisa é a nomeação, ele diz: “seu nome é Sexta-Feira.” Note que ele não
pergunta pra Sexta-Feira, “Qual é o seu nome?” Ele disse, “seu nome é Sexta-Feira.
Eu te nomeio. E meu nome é Mestre.” Presumivelmente, sempre que alguém perguntar
a Sexta-Feira, “Quem é aquele homem?” “Oh, ele é o Mestre.”
Veja, é Crusoé quem
nomeia Sexta-Feira e também nomeia a si mesmo, e assim já estabelece uma
subordinação na relação deles. Quem era Sexta-Feira? O que acontecerá então...
Sexta-Feira enterra
suas memórias plantando a memória de Crusoé, no corpo que agora se chama
“Sexta-Feira”. Mas possivelmente Sexta-Feira tinha um nome antes. No corpo de
Sexta-Feira é plantada memória de Crusoé. E Crusoé é um inglês, o que está no
corpo de Sexta-Feira agora é a memória Inglesa.
Então, seu corpo a
partir de então carrega essa memória. Sempre que você o vê, será Sexta-Feira. Você
não se direciona à pessoa que estava lá antes. Não importa o que ele era
chamado. Ele agora é Sexta-Feira, nomeado por Crusoé.
Recentemente, em
2003, fui convidado pela Fundação Biko para dar uma palestra. Eu fui, Biko
nasceu em Eastern Cape, uma área que produziu Mandela, Mbeki. Muitos dos
intelectuais mais importantes da África do Sul e com um impacto muito grande no
resto do continente.
Na cidade, todos os
campos, onde a maioria deles nasceu. Viajando lá, primeiro vejo um lugar chamado
“Queenstown”. Então, outro chamado “Kingstown” na mesma área. Depois eu vou
para “Williams Town” ou algo assim. Eu vim para uma cidade chamada Berlin,
Frankfurt? Os nomes das ruas eram os mesmos
Fico procurando em
volta para ver algum outro nome que venha falar sobre qualquer um desses
gigantes do pensamento africano oriundos daquela área. Nada!
A memória do lugar, a memória do que era, a memória do que teria sido produzido ali, essa memória é enterrada por outra. Presumivelmente, aquele lugar tinha nome antes e também produziu esse nome. Esse nome significava a memória desse lugar, agora enterrada pela memória europeia.
- Trecho de sua fala
na Universidade de Oregon, em 2005. Vídeo completo: Planting African Memory:
The Role of a Scholar
sábado, 17 de outubro de 2020
[Atualizado] John Henrik Clarke - Cristóvão Colombo e o Holocausto Afrikano - (PDF)
https://drive.google.com/file/d/1wwqL9M40gfPWPsRpA0fpI6hdu8pUDw_W/view?usp=sharing
Dr. John Henrik Clarke
Cristóvão Colombo e o Holocausto Afrikano: escravidão e a ascensão do capitalismo europeu.
,,,"Lembro-me de que, quando menino em uma fazenda, ficava batendo a manteiga até chegar ao topo. E apurando as batidas no leite eu perguntei à minha bisavó: “Qual das batidas traz a manteiga?” “Todos elas meu filho”, disse ela. “Mas qual?” “Não apenas uma, mas todos elas.”
Temos que perceber que não é o esforço de qualquer um de nós que levará à liberdade, mas o trabalho coletivo de todos nós que somos sinceros. Isso resultará na liberdade e na libertação de nosso próprio povo e na doutrinação de nossos próprios filhos para que eles, por sua vez, assumam a responsabilidade e criem uma era em que você nunca terá que pedir liberdade novamente, porque nunca haverá qualquer necessidade para pedir isso. Desse dia em diante, sempre a teremos. Esta é a nossa missão e, por sua vez, o legado que precisamos deixar para nossos filhos e os ainda mais belos que irão nascer.
Nossa escravidão, o naufrágio e a ruína dos Estados soberanos da África começou no início da Era Colonial. Nossa escravidão e o estupro dos serviços de nossos países ajudaram a lançar as bases do capitalismo atual. Mais uma vez, os europeus desperdiçaram sua riqueza em guerras e conflitos estúpidos que poderiam ter sido evitados. Eles já provaram que têm uma missão em mente, independentemente de religião, política ou afiliação cultural e que essa missão é dominar o mundo e todos os seus recursos por todos os meios necessários. A nova justificativa para esse domínio é agora chamada de Nova Ordem Mundial. Todos os africanos e outros povos não europeus deveriam estar em alerta, porque uma nova forma de escravidão poderia ser mais brutal e mais sofisticada do que a escravidão da era de Cristóvão Colombo.
Os africanos e outros povos não europeus devem planejar e criar estratégias para uma Nova Ordem Mundial distintamente própria, que será desenvolvida por eles, para eles. A nossa missão não deve ser conquistar a Europa, mas conter a Europa dentro das suas fronteiras e fazer saber que tudo o que a Europa quiser de outras partes do mundo pode ser obtido através de um comércio honroso.
Se entendermos nossa missão, acho que tomaremos consciência de que estamos em posição de dar ao mundo uma nova humanidade que trará à existência um novo mundo de segurança e respeito para todos os povos.
As civilizações africanas do rio Nilo deram ao mundo sua primeira humanidade, seus primeiros sistemas de crenças, seu primeiro pensamento social e sua primeira filosofia. Com a restauração da nossa autoconfiança, precisamos dizer a nós mesmos: “Se fizemos uma vez, podemos fazer de novo” ".
domingo, 27 de setembro de 2020
Ler “A Destruição da Civilização Preta” mudou minha vida
Original por Asad Malik do
Pan-African Alliance.
https://www.panafricanalliance.com/destruction-of-black-civilization-summary/
Tradução por Carlos R. Rocha (Fuca)
https://insurreicaocgpp.blogspot.com.br
O livro A
Destruição da Civilização Preta escrito pelo Dr. Chancellor Williams é um
dos livros mais poderosos que já li.
De fato, aprendi mais sobre a história do Povo
Preto em 14 capítulos do que em 12 anos de escola pública.
Pergunte a qualquer membro influente de nossa
comunidade e eles concordarão que este livro é a porta de entrada para a
Consciência Preta.
Quando olhamos para o mundo hoje, seríamos
perdoados por acreditar que o Povo Preto não tinha história antes da chegada
dos brancos.
Isso porque, quando olhamos para a África, vemos um
continente que está atrás do resto do mundo. Na África Subsaariana, os
registros arqueológicos são difíceis de encontrar mesmo na melhor das
hipóteses.
E o único lugar no continente com um tesouro de
conhecimento antigo - Kemet - é ocupado por árabes.
Mas nem sempre foi assim.
Nós sabemos, a partir (do livro) A Destruição da
Civilização Preta, que muito do registro arqueológico africano foi destruído
por invasores brancos. Sabemos que a civilização preta foi interrompida por
ondas de invasão, guerra inter-racial e escravidão. E também sabemos que os
fundadores de Kemet eram tão pretos quanto o céu noturno.
Mas, como o Dr. Chanceler Williams pergunta, “o que
aconteceu? Como essa Civilização Preta tão avançada foi tão completamente
destruída que seu povo, em nossos tempos e por alguns séculos passados, se viu
não apenas atrás dos outros povos do mundo, mas também, a cor de sua pele um
sinal de inferioridade, má sorte e a insígnia do escravo, quer seja cativo ou
livre?”
A Destruição da Civilização Preta foi a resposta do Dr. Williams para essas questões.
Biografia do Dr Chancellor
Williams.
“Mas ele teve que dominar a história, pois ser
ignorante da história é simplesmente ser ignorante. Em seu estudo da história
mundial, preste atenção especial à instituição da escravidão através dos tempos
e das forças por trás dela. Estude a escravidão branca também, disse a si
mesmo, pois os brancos fingem esquecer que eles próprios foram escravos e
tentam usar a escravidão preta como prova de inferioridade racial.” - The Second Agreement With Hell, [O segundo
acordo com o inferno] por Chancellor Williams.
Chancellor James Williams (nascido em 22 de
dezembro de 1898) era filho de um ex-escravizado. Ele nasceu durante um período
na história americana em que a escravidão e a Guerra Civil estavam frescas na
memória de muitos homens e mulheres pretos.
Seu interesse pela história africana começou cedo
na vida. Em suas próprias palavras: “Eu li tudo de Booker T. Washington, DuBois
e o The African Abroad de William
Henry Ferry. E eu não estava lendo apenas por diversão, eu estava procurando
por respostas. E em minha própria mente participei de debates entre Booker T. e
DuBois. Fiquei do lado de Booker T.”
Para escapar da pobreza e do racismo do Sul [EUA],
muitos pretos começaram a migrar para o Norte em busca de novas oportunidades.
Lugares como Nova York, Chicago e Washington D.C. se tornaram novas mecas
pretas que deram origem a movimentos políticos, culturais e intelectuais.
Chancellor Williams foi arrebatado por estes tempos e saiu de sua cidade
natal na Carolina do Sul para Washington D.C. aos 12 anos de idade.
Em 1930, ele se formou na famosa e historicamente
preta Universidade de Howard, onde fez um mestrado em história pela Howard.
Mais tarde, ele concluiu um doutorado em sociologia na Universidade Americana.
Ele trabalharia como professor pelo resto de sua
vida, ao mesmo tempo em que fundou uma padaria e construiu outras fontes de
renda para si e para sua extensa família.
Quando o Dr. Chanceler Williams fez sua transição de
volta ao reino ancestral em 7 de dezembro de 1992, ele deixou 14 filhos, 36
netos, 38 bisnetos e 10 tataranetos.
Outros
livros do Chancellor Williams são:
The
Rebirth of African Civilization (O RENASCIMENTO DA CIVILIZAÇÃO AFRICANA)
Have You Been to the River?
The
Second Agreement with Hell
Mas de todas as obras intelectuais que o Dr.
Williams produziu (e ele produziu muitas) nenhuma foi tão revolucionária e
inspiradora quanto A Destruição da
Civilização Preta.
Seu livro é amplamente lido em prisões, escolas domésticas e em organizações comunitárias. Até mesmo membros de nossa organização são obrigados a ler A Destruição da Civilização Preta como parte de nosso currículo fundamental.
Resumo e Resenha.
“‘O que aconteceu com o Povo Preto da Suméria?’
Perguntou o viajante ao mais velho, ‘pois registros antigos mostram que o povo
da Suméria era Preto. O que aconteceu com eles?’ ‘Ah’, o velho suspirou. ‘Eles
perderam a sua história, então eles morreram.’” - Citação de abertura de A
Destruição da Civilização Preta.
Eu cresci acreditando que "o Egito" era
um país árabe. Eu fui ensinado que os gregos ou algum grupo asiático de pele
clara construíram as pirâmides. Minha deseducação foi confirmada quando assisti
filmes como Cleópatra - o filme de
1963 com um elenco todo branco.
Então eu li A
Destruição da Civilização Preta.
Este livro me ensinou a verdade: que os pretos de
Kemet (terminologia apropriada ao Egito) construíram e lideraram as maiores
dinastias da história. E quando invasores brancos e árabes invadiram Kemet, os
pretos do Nilo foram empurrados para o Sul.
O Dr. Williams escreve que “os árabes estavam se
espalhando e penetrando nas fronteiras dos estados pretos, anteriormente
proibidas. Eles puderam, dessa forma, entrar em território preto do qual os
brancos eram barrados. Esses árabes confundiram os líderes africanos em todos
os lugares, aumentaram as tensões e guerras tribais entre eles e ajudaram
poderosamente a destruir a independência dos estados africanos”.
Apesar de empurrados para o Sul, continuamos a
construir impérios como Kush, Axum, e preservamos a prática de construção de
pirâmides em toda a Núbia.
De tempos em tempos, o mesmo tema se desenrolou: fomos deslocados por invasores, nos reestabelecemos e reconstruímos, e fomos novamente deslocados.
A
Profecia Mossi.
As únicas circunstâncias em que as nações africanas
foram capazes de se proteger e se preservar foi quando a Grande Profecia Mossi
foi respeitada:
Em suma, os Mossis viam o islamismo e o
cristianismo como veículos de conquista do homem branco. Foi a única nação preta
a tempo de ver isso. De fato, a profecia Mossi afirmava que quando o primeiro
homem branco aparecesse na terra, a nação morreria.
A política Mossi de excluir brancos ou limitar
rigidamente o número e controlar suas atividades no país ilumina ainda mais uma
experiência africana que já é tão evidente que não deveria exigir luz
adicional: Todos os Estados africanos que começaram a se desenvolver novamente
após a grande dispersão, reconstrução e expansão, foram prósperos e avançaram
como Estados pretos, desde que eles barrassem os brancos agressivos e severos de
seus países; e sua destruição tornou-se certa somente quando eles aliviaram
essa política e deixaram os asiáticos e europeus entrarem.
Sobre isso, o registro é totalmente claro.
Os Mossis mantiveram-se firmes na religião africana
e nas instituições africanas e sobreviveram por mais de quinhentos anos, até o
século 20.
Libertação e Organização.
“[A libertação de nossas mentes é a] Tarefa Número
Um. A atual visão confusa do povo africano é o resultado de séculos de
aculturação caucasiana, um processo bastante natural onde um povo está sob o
domínio econômico, político e social de outro povo.” Citação de A Destruição da Civilização Preta.
Nos capítulos The
Liberation of Our Minds [A Libertação
de Nossas Mentes] e Organizing a Race
for Action [Organizando uma Raça para
Ação], Chancellor Williams mostra como os brancos, árabes e cada vez mais
asiáticos podem controlar facilmente as comunidades pretas suprimidas, mesmo
depois de libertadas.
Isto se consegue usando manipulação mental,
religião e, o mais importante, ideologias.
Na página 331 está escrito que “As ideologias e o
sistema de valores dos opressores se tornam inconscientemente parte dos
oprimidos, mesmo quando o resultado é demonstrativamente contra eles mesmos (os
oprimidos). Mas todos os outros povos oprimidos, indianos, chineses ou
japoneses, foram capazes de manter obstinadamente seu próprio orgulho racial e
herança cultural como o último recurso para a sobrevivência como povo. Ao
contrário dos pretos, eles nunca foram completamente separados da sustentação
dessa linha de vida de cada povo.”
Ao contrário de outras raças - nós, os Pretos,
somos Escravos Voluntários, mesmo depois de libertados, porque fomos ensinados
a acreditar em um sistema de valores brancos, e subordinamos nossa cultura à de
outros grupos. É somente depois de quebrarmos esse sistema de crenças que
começaremos a elevar nossa estima racial coletiva.
Quebrar os sistemas de crença da supremacia branca
e, assim, mudar nossas atitudes só pode acontecer através da reeducação das
massas pretas.
Dr. Williams escreve o seguinte:
“A reeducação será necessária para as duas mudanças
obrigatórias de atitude: 1) Em relação um ao outro em termos de respeito mútuo
e 2), uma mudança de atitude em relação à eficiência e especialização em gestão
de negócios, responsabilidade e administração financeira. A menos que comecemos
a desenvolvê-las e expandi-las primeiro, um grande movimento de sobrevivência
fracassará, assim como muitos outros esforços nobres fracassaram porque a
pressa negligenciou a base necessária”
Tal é o poder de livros como A Destruição da Civilização Preta - não apenas informa, mas corrige os danos causados pela deseducação, reeduca o leitor e inspira o tipo de mudança de atitude que serve de base para o nosso renascimento.
Um Plano Mestre Para Unir Os Clãs
(Masterplan)
“… Embora o povo africano possa continuar seu atual
curso de fraqueza para o futuro com milhares de organizações não-unificadas,
impotentes e dependentes como meio-homens incapazes de usar seus próprios
cérebros, (com este plano mestre), nunca mais poderemos dizer que ninguém
estudou os principais problemas e os obstáculos às suas soluções baseadas na
história, e depois ofereceu um plano geral como uma das possíveis linhas de direção
como fuga do caos.” - citação de A
Destruição da Civilização Preta.
O último e mais importante capítulo do livro nos dá
um projeto para o renascimento da civilização africana.
Desde o nascimento do pan-africanismo, milhares de
organizações “Pretas” vêm e vão.
Chancellor Williams
argumenta que essas organizações falham porque não incluem toda a raça e não
têm um plano claro de ação e organização de longo prazo.
As organizações pretas
tendem a ser organizadas em torno de:
Organizações
religiosas como a Nação do Islã
Organizações
ativistas, como o Movimento Black Lives
Matter
Organizações políticas como o Congresso Nacional Africano (ANC em inglês)
Mas esses tipos de
organizações se concentram em subconjuntos estreitos dos problemas e excluem os
pretos que não demonstram obediência inquestionável ou lealdade a algum desses.
Se
você se recusa a aceitar um líder religioso como um Deus na Terra, ou se
discorda da política partidária, você é excluído do grupo.
Em vez disso, o Dr.
Chancellor Williams nos ensina a construir "organizações baseadas na
Raça" que priorizem a raça antes da religião, orientação sexual ou partido
político.
Ele escreve, “Organização
Racial aqui significa uma organização nacional apenas de pessoas pretas... a
organização deve ser estruturada de forma a incluir todos os elementos da
população preta que reflita a voz da América Preta como um todo. Não temos uma organização
assim entre nós; portanto, nenhuma unidade real existe entre nós.”
Ele continua dizendo;
“Longe de ser um movimento separatista, nossa organização seria cooperativa.
Pois as massas pretas não vão desistir de seus 400 anos de investimento em
sangue e trabalho que foram usados para construir a América. Elas
não estão prestes a se separar ou migrar para qualquer lugar, deixando todos
aqueles séculos de labuta como um presente gratuito para os brancos.”
Ele também aponta
algumas coisas que devem ser entendidas:
A unidade que buscamos
não pode ser alcançada apenas com organização.
A unidade real será
alcançada, não por pregação, súplica ou exortações, mas quase inconscientemente
quando as pessoas trabalharem juntas para benefícios mútuos e o avanço da raça
como um todo. Atividades práticas e significativas que envolvam
até mesmo as crianças no ataque aos problemas de sua raça serão o vínculo que
chamamos de unidade.
As atividades
econômicas são fundamentais em qualquer movimento verdadeiramente ascendente.
A mentalidade de
escravo faz com que milhões de nós evitem essa regra de vida porque ela requer
mais iniciativa, treinamento e trabalho, e menos conversa de política [ou
pregação]. O resultado é que o resto do mundo nos vê como uma
raça dependente para candidatos a emprego, incapazes de nos envolver na
produção em grande escala de qualquer uma das necessidades da vida, sejam os
sapatos que usamos ou os alimentos que comemos. Consequentemente,
os bilhões de dólares que gastamos a cada ano, apenas nessas categorias,
devolvemos ansiosamente aos brancos para que fortaleçam seu poder sobre nós e,
ao mesmo tempo, tornem-se cada vez mais ricos. As atividades de desenvolvimento
econômico são atividades diretas de sobrevivência.
Todas as empresas comunitárias, ao contrário do capitalismo, serão propriedade e operadas pelo povo. Os membros da comunidade serão os acionistas, e todo o pessoal treinado em cada loja, fábrica ou qualquer outra empresa será acionista (e, portanto, coproprietários) de tais estabelecimentos, sendo que todos os lucros pertencerão ao povo, mas a total responsabilidade para o serviço de primeira classe será o de administradores eleitos, e não os membros em geral.
Uma
organização baseada em raça poderia dar certo?
Chancellor Williams
descreve uma série de razões pelas quais apenas um movimento racial pode ter
sucesso.
A importância de uma
organização de âmbito nacional, escreve ele, é que ela pode influenciar a
política externa americana em relação a questões importantes que afetam as
nações africanas "tão efetivamente quanto os judeus americanos podem
influenciar as relações deste país com Israel.”
Uma organização
racial mudaria os padrões de vida e despesas de todos os homens e mulheres pretos.
“Aluguéis mais altos
e preços mais altos são pagos por bens e serviços nos ‘cortiços centrais’ do
que aqueles pagos nos subúrbios brancos afluentes. Esta guerra aberta, mas
silenciosa, contra os pretos está sendo aceita porque estamos impotentes e
desorganizados.” Dr Williams escreve.
“Tal movimento racial
seria realmente superficial se prosseguisse sem seu fundamento principal, que é
a propriedade de vastas extensões de terras agrícolas e madeireiras em várias
partes do país (a Nação do Islã já está trabalhando nisso, comprando enormes
parcelas de terras agrícolas e imóveis em todo o país). A
terra é para produção. E sua propriedade e uso se tornarão cada vez mais
necessários para a sobrevivência, pois mesmo agora 75% da população americana
está concentrada em apenas 2% das terras nas cidades e vilas.”
Um movimento racial
pode ter, em nome da diáspora africana, um Banco Nacional Central como o
depositário nacional do povo. Os pretos têm proteção arbitrariamente
negada ou são cobradas taxas muito mais elevadas do que as pagas pelos brancos.
Durante o período que
antecedeu a crise financeira de 2006, os bancos empurraram os tomadores de
empréstimos minoritários para empréstimos subprime, mesmo quando muitos deles
se qualificaram para empréstimos prime.
Wells Fargo teve
talvez as práticas mais horríveis neste departamento, chamando os empréstimos
subprime que eles promoviam em bairros pretos pobres de “empréstimos do gueto”.
Uma organização
racial pode dar uma nova esperança e um novo sentido de direção aos milhares
atrás dos muros da prisão e, com o tempo, praticamente esvaziar as prisões dos
condenados por crimes pelos quais os brancos são libertados.
Os homens e mulheres
que saíssem da prisão teriam algo para fazer: treinamento e preparação para
serviços tão necessários para ajudar a construir e avançar sua raça e a eles
próprios.
Mais importante ainda, as crianças pretas, que foram gravemente enganadas por esta estrutura de poder branco, [que] sabem que seus pais fazem parte ativamente de um grande movimento racial, serão inspiradas a participar da luta também.
Como
construir uma organização baseada em Raça.
O livro inclui um
projeto para construir o tipo de organização de que nosso povo precisa. Ele
sugere que esta organização consista em vários departamentos específicos,
incluindo:
- O Departamento de
Promoção de Empresas Cooperativas Comunitárias
- O Departamento de
Finanças, Bancos e Cooperativas de Crédito
- A Instituição de
Tecnologia e Treinamento de Pessoal
- Escritório Central
de Controle de Contabilidade e Finanças
- Departamento de
Recuperação de Terras e Agricultura
- Agência de
Transporte e Distribuição
- Agência Central de
Compras e Abastecimento
- Divisão de Ação
Política
- Divisão de Educação
Pública
- Divisão de Serviços
Comunitários (incluindo clínicas comunitárias)
- Divisão de
Atividades da Juventude
- Divisão de Assuntos
Pan-africanos (para coordenar nossos esforços no exterior)
- Divisão de
Inteligência e Segurança
- A Comissão de Vida Espiritual e Assistência (para construir conexões entre as filosofias religiosas dispersas da diáspora)
“Com o
desenvolvimento de um movimento dessa magnitude, os pretos podem começar a
aprender finalmente como é totalmente fútil compreender as ideologias
desenvolvidas pelo mundo branco para as pessoas do mundo branco. O
que é necessário agora, portanto, não é nem “Capitalismo Preto” ou “Comunismo Preto”
- mas o que é necessário é uma ideologia de Africanismo Preto, operando dentro
de valores originais.”
O projeto completo
está no livro. Se você é membro de uma organização ou está construindo uma, não
há necessidade de inventar a roda. Em vez disso, fique sobre os ombros desse gigante para
que possamos tornar os sonhos de nossos ancestrais uma realidade para nossos
filhos.
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
(Livro) CHANCELLOR WILLIAMS: O Renascimento da Civilização Africana
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
Trecho: Discurso Sobre a Negritude - Aimé Cesaire, org. Carlos Moore
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Kenneth Kaunda: Entrevista com o Presidente da Zâmbia (1973)
À
medida que a tensão aumenta no sul da África, o primeiro-ministro da Zâmbia,
Kenneth Kaunda, conversa com o Novo Internacionalista sobre o bloqueio da
Rodésia; a crise racial no continente; e os principais problemas enfrentados
pela própria Zâmbia.
Entrevista
por David Martin.
Discurso parte da seleção trazida por Fuca, Insurreição CGPP:
Palavras de Independência da África II: Nkrumah, Olympio, Keita e Kaunda. (Pdf aqui) ou no link: https://drive.google.com/file/d/1It8Mjb-riPZAuG7gDUOzu15QJ23GJ_Oz/view?usp=sharing
David
Martin: Smith, da Rodésia, impôs um bloqueio econômico à
Zâmbia. Que efeitos isso terá na economia do seu país?
Kaunda:
Bem, vou começar dizendo ao contrário, pois, em minha opinião, se o Sr. Smith
soubesse o que isso significaria para a economia, ele não o faria. Para nós,
nossa política tem sido muito clara: diversificar nossas fontes de importações
e exportações distanciando dos rebeldes do sul racialista para a África independente
no norte. Desse modo, estamos tratando esse bloqueio como uma oportunidade de
ouro. Fomos colocados em uma posição em que estamos mostrando que somos mais
fortes do que jamais imaginamos. Portanto, embora tenhamos que fazer alguns
esforços, pouco dano será causado à nossa economia, desde que, obviamente,
todos possamos trabalhar duro.
D.M.:
O Sr. Smith decidiu isentar o cobre do bloqueio. Você respondeu recusando-se a
aceitar esta concessão. Esta foi uma decisão política inevitável ou você estava
ciente do fato de que existiam alternativas?
Kaunda:
Para começar, sabíamos que o Sr. Smith estava fazendo o jogo político, além de
um jogo econômico. Político no sentido de que ele queria mostrar ao governo
britânico que não iria mexer com a economia, pois isso traria mais a ira do
governo britânico. E segundo, ele estava jogando um jogo econômico no que diz
respeito a seus próprios seguidores na Rodésia: porque eles sabem tão bem
quanto nós que não podem operar ferrovias da Rodésia sem o nosso cobre; e
pedir-nos para subsidiar sua ferrovia e ao mesmo tempo recusar-se a transportar
nossas importações é pedir muito a qualquer ser humano. Nós pensamos sobre isso
e decidimos que não jogaríamos o jogo dele e, inevitavelmente, jogamos do nosso
jeito. Eu acho que é um desastre econômico para a Rodésia.
D.M.:
É bastante claro que a Rodésia sofrerá mais a longo prazo do que a Zâmbia. Mas
corta suas rotas comerciais do sul. Das cerca de 1.000.000 toneladas de
importações, cerca de 700.000 toneladas vieram de sua fronteira sul com a
Rodésia. Você acha que existem rotas comerciais alternativas viáveis no
momento? Em caso afirmativo, quais são elas?
Kaunda:
Não tenho dúvidas de que encontraremos alternativas adequadas e já estivemos em
contato com vários países africanos irmãos - Malawi, Tanzânia, Quênia e Zaire.
Todos eles responderam favoravelmente e agora é uma questão de elaborar os
detalhes. Os ministros visitarão todos esses países para alinhar os detalhes.
Então, apesar de tudo, estou muito satisfeito que, embora possamos ter
dificuldades iniciais, estamos em uma posição muito forte. Serão encontradas
rotas alternativas e eu gostaria de me concentrar nas rotas que terão alguma
permanência e não naquelas apenas emergenciais.
D.M.:
A ferrovia da Tanzânia na Zâmbia deve chegar a Kapiri Mposhi até março de 1974.
Dado esse fato e sua decisão de boicotar a Rodésia no que diz respeito às
exportações de cobre, estou correto ao supor que você decidiu, de uma vez por
todas, interromper as comunicações da Zâmbia com o sul?
Kaunda:
Eles teriam que trabalhar muito para que voltássemos. No momento, não sei o que
eles podem fazer para nos levar de volta para lá. Como você sabe, o comércio
com a África do Sul aumentou após a UDI [Declaração Unilateral de Independência
da Rodésia- (Rodésia do Sul)]. Tínhamos que encontrar fontes alternativas e,
como membros leais das Nações Unidas (ONU), tivemos que forçar apesar das
dificuldades. Mas, é claro, isso significava que tínhamos que aumentar o
comércio com a África do Sul enquanto deslocássemos da Rodésia. Isso significa
um problema agora para nós, porque teremos que trabalhar muito para encontrar
fontes alternativas à África do Sul, mas, devido ao trabalho duro e à cooperação
de nossos amigos, poderemos encontrar essas fontes alternativas. Permita-me
acrescentar que prefiro descobrir o que nossos amigos podem produzir, dentro de
seus próprios países, antes de começarmos a obter fontes alternativas.
D.M.:
Eu realmente quis dizer, em vez de romper o comércio, que pode levar mais
tempo, romper totalmente com as rotas através do sul da África. Se necessário,
os bens sul-africanos poderiam ser trazidos através de Dar es Salaam, Lobito e
Nacala.
Kaunda:
Penso que em termos de comércio sul-africano virá por via aérea, ou
possivelmente pela baía do Lobito, em Angola, ou Nacala, em Moçambique, se os
portugueses continuarem restringindo. Mas em termos de ferrovias da Rodésia,
espero que seja a última vez que as utilizemos.
D.M.:
Os tanzanianos deixariam você levar mercadorias da África do Sul através de Dar
es Salaam se você precisasse, mas você não pediria que fizessem isso?
Kaunda:
Eu preferiria não. Eu não gostaria de constrangê-los. Eu procuro acreditar que
o comércio atual que temos com a África do Sul é de natureza temporária. Eu
gostaria de encontrar outras fontes alternativas. A situação do sul da África
está se tornando cada vez mais explosiva e seria estupidez da nossa parte
confiar nas fontes comerciais desses países.
D.M.:
O Sr. Smith disse que queria uma garantia sua de que você não apoiaria mais os
movimentos de libertação do Zimbábue. Qual a sua resposta para isso?
Kaunda:
Nós, na Zâmbia, sempre dissemos que, se o Sr. Smith quer nossa cooperação que
vá ao povo da Rodésia como um todo com base no voto e, se ele for eleito, então
ficaremos felizes em recebê-lo aqui na Zâmbia, porque para nós sua cor é
imaterial. Contudo, o sistema que ele está usando lá que está errado e nunca
podemos nos encontrar cooperando com esse tipo de sistema. Nós não podemos. É
uma questão de princípio profundamente enraizado.
Eu coloquei de outra
maneira. Já disse, se encontrássemos uma pequena minoria negra oprimindo a
maioria branca em qualquer lugar do mundo, apoiaríamos a maioria branca contra
a minoria negra. Portanto, o Sr. Smith me pediu para me livrar dos
representantes dos combatentes da liberdade que têm escritórios em Lusaka… onde
mais eles encontrarão a oportunidade de falar e informar o resto do mundo sobre
a opressão que ocorre na Rodésia? É tudo o que estamos fazendo e se ele pensa
que pode nos intimidar para parar de apoiar o que é espiritualmente,
moralmente, politicamente e economicamente justificável. Ele está falando com a
pessoa errada. Não podemos parar.
D.M.:
Algumas pessoas acreditam que tudo o que o Sr. Smith conseguiu foi empurrá-lo
para uma decisão que você poderia ter tomado há algum tempo atrás ou teria
tomado em um futuro muito próximo. Você acha que isso é verdade?
Kaunda:
Eu diria que ele nos deu uma oportunidade de ouro, uma verdadeira oportunidade
de ouro, porque é embaraçoso para nós ter que lidar com o senhor Smith. Não há
dúvida sobre isso. Temos que usar o coque de seu país. Infelizmente, temos a
hidrelétrica (Kariba Power), um projeto conjunto que herdamos dos dias
federais. Existe, é fato, e não há nada que possamos fazer sobre isso. Mas em
todas as áreas em que podemos nos permitir, não queremos ter nada a ver com o
regime de Smith. Eles estão em rebelião contra a coroa britânica. Eles estão em
rebelião contra a humanidade e tudo o que é sensato e com princípios. Não
gostamos de lidar com eles e foi nossa posição geográfica que nos fez lidar com
eles no passado. Mas eles tomaram uma decisão para nós, por isso demos sorte.
Chegou um pouco antes do que teríamos feito, mas é muito bem-vindo.
D.M.:
Observando as lojas aqui em Lusaka, notei uma quantidade incrível de artigos de
luxo - o tipo de coisa que você não encontraria na Tanzânia. Você acha que um
efeito desse bloqueio será que a Zâmbia será muito mais inflexível no futuro em
relação às importações?
Kaunda:
Sempre acreditei que tivemos aqui o que gosto de chamar de começo falso. Baseamos
nossas necessidades como nação nas necessidades de uma pequena população de
expatriados. É certo que eles estavam no controle aqui. A coisa toda tinha sido
feita de tal maneira que, quando assumimos o controle, adquirimos esses gostos
e valores estrangeiros. Temos insistido constantemente nesse ponto, mas não foi
fácil mudar os gostos de nosso povo. Existe o perigo aqui de que isso possa se
tornar uma característica permanente de nossas vidas. Isso não seria muito
compatível com o humanismo e o humanismo lida com o homem e é o homem sem
distinção. E, portanto, estamos nos enganando se pensarmos literalmente que imitando
hábitos e gostos de expatriados estamos sendo civilizados. É uma maneira muito
estúpida de ver as coisas e receio que o que você encontrou em nossas lojas
aqui seja o peso que um pequeno grupo bem organizado pode ter sobre o povo. Para
mim, começa a cheirar a desastre.
D.M.:
Surgindo do bloqueio da Rodésia, você acredita que há algo que o governo
britânico poderia ou deveria fazer?
Kaunda:
Eu sempre disse que a coisa certa para o governo britânico quando a UDI
[Declaração Unilateral de Independência da Rodésia] foi declarada era mover tropas
e isso teria evitado derramamento de sangue. Receio ter sido mal compreendido -
as pessoas pensavam que eu estava com sede de sangue e queria ver derramamento
de sangue na Rodésia. Na verdade, eu disse que é melhor um governo legítimo
assumir o controle e usar uma pequena camarilha de rebeldes, pois estabelece
sua autoridade e desenvolve a Rodésia em direção a uma sociedade não racial, em
vez de permitir que se desenvolva uma situação em que os africanos rodesianos
se tornem tão irritados que começarão a se comportar igual os Mau Mau.
Receio que possamos
estar testemunhando agora o início de um confronto racial no sul da África, não
apenas na Rodésia. Se o governo britânico tivesse tomado medidas para conter
essa rebelião, poderíamos ter contido esse pequeno grupo de pessoas - violentas.
Mas o que acho que agora estamos testemunhando aqui é o começo de um holocausto
racial. Não sei o que o governo britânico pode fazer agora, mas espero o que
disse tantas vezes - se eles não responderem ao chamado de suas
responsabilidades, eles receberão grande parte da culpa, porque, na minha
opinião, estamos realmente caminhando para um desastre no sul da África.
Se você me fizer essa
pergunta em termos do que eles podem fazer no que diz respeito à Zâmbia eu lhe
direi que quaisquer dificuldades econômicas que soframos aqui podem ser
colocadas diretamente sobre os ombros do governo britânico e eles têm o dever
de responder. Quando estivermos prontos, espero que apresentemos detalhes de
nossos custos e o governo britânico deve arcar com esse custo para a economia
da Zâmbia.
D.M.:
O primeiro-ministro da Suécia, Palme, examinou o Zambeze no ano passado e
observou que era uma barreira da decência humana. Ao mesmo tempo, considerou-se
que a Zâmbia precisava de rotas ao sul, isso inibia os movimentos de
libertação, por exemplo, a FRELIMO, e a possibilidade de explodir a linha
ferroviária de Biera. Ao mesmo tempo, teme-se que o Zambeze seja a linha de
frente de uma possível guerra racial. Você acha que esse bloqueio e seu
desligamento aproximaram ainda mais esse potencial confronto?
Kaunda:
Não há dúvida de que a situação é explosiva. Tem sido construída ao longo de um
período e se explodirá ou não, depende inteiramente dos caprichos dos colonos
de Angola, Moçambique, Rodésia, Namíbia e África do Sul. Nós não somos
agressivos. Não queremos destruir nada. Não queríamos construir exércitos aqui
que invadissem esses países. Nossas pequenas forças de segurança são para
defender a Zâmbia. Não pretendemos mudar nossa política. Mas se alguém vir nos
atacar aqui, então posso garantir que muitas pessoas estão prontas para
sacrificar suas vidas em defesa do que é o desejo de toda pessoa - liberdade,
paz e justiça. A explosão ou não da situação depende, portanto, do que os
colonos farão. Não tomaremos medidas agressivas. São eles que estão agindo de
forma agressiva contra nós.
D.M.:
Uma das coisas que gostaria que você descrevesse é a base da política externa
da Zâmbia - as diretrizes pelas quais você opera.
Kaunda:
É baseado nos mesmos princípios nos quais baseamos nossas políticas domésticas.
Nossa política externa é baseada na apreciação de que a pessoa de Deus é
importante, sem distinção de sexo, status, credo, religião, cor ou raça. O ser
humano é importante. Kaunda deve aceitar enquanto ser humano que as coisas que
ele deseja para si também são desejadas por outras pessoas para elas mesmas.
Elas querem amor pela
pessoa humana - eu quero ser amado e, portanto, tenho certeza de que outras
pessoas querem ser amadas - elas querem paz, liberdade e justiça.
Tenho certeza de que
outras pessoas querem as mesmas coisas e, portanto, gostamos de dizer que, na
medida do possível, humanamente devemos fazer com outras nações e pessoas o que
gostaríamos que elas fizessem conosco. Você pode ver de onde tudo isso vem -
não é um ensinamento novo. É algo da Bíblia, dos ensinamentos de Jesus Cristo. Isso
é simples, mas difícil. Você percebe o porquê, quando algo acontece, nossa
primeira pergunta não é quem já fez isso, mas se isso é certo, é honesto, é
justo. Se a resposta for não, não importa quem tenha feito isso, nós o
condenaremos, assim como a ação tomada. Desde que nos tornamos independentes, e
mesmo antes, condenamos a presença americana no sudeste da Ásia. Condenamos todas
essas medidas tomadas pelos americanos contra pessoas inocentes. Acho que os
americanos acreditavam que éramos quase patologicamente contra eles até os
russos invadirem a Tchecoslováquia. Nós éramos uma das poucas nações pequenas
que disseram, e insistiram até agora, que essa era a invasão em um país
independente. Os russos não tinham o direito de estar lá e dissemos isso sem
medo. Esta é a base da nossa política externa: se não podemos ter amigos
permanentes - muito bem. Mas não queremos ter inimigos permanentes. O que
queremos é ajudar a construir pontes entre nações, continentes e pessoas. Acreditamos
que essa é a tarefa de qualquer nação, grande ou pequena.
D.M.:
Eu acho que é justo dizer que existe uma tendência na África de projetar os
aspectos mais evidentes da política externa para países fora do continente. Por
exemplo, durante a recente decisão racial de expulsar asiáticos de Uganda,
apenas você e o Presidente Nyerere se manifestaram contra. Hoje, muitas pessoas
estão sendo assassinadas em Uganda. No Burundi, pelo menos 50.000 pessoas foram
abatidas no ano passado e, novamente, ninguém falou. Você não acha que, para
sua própria credibilidade, a África deve começar a se manifestar e agir com
mais firmeza nas coisas que acontecem dentro de sua própria área?
Kaunda:
Temos alguns problemas em questões como essa. A primeira é a falta de fontes oficiais
de informação. Em geral, as pessoas que nos fornecem informações sobre questões
desse tipo são pessoas cujos motivos suspeitamos e, portanto, quando não temos
representantes próprios, como em Burundi ou Uganda, temos poucas informações
acuradas. No caso do Burundi, não tínhamos informações. Tudo o que sabíamos era
que havia uma revolta. Em Uganda, condenamos a abordagem racial porque pudemos
ver claramente o que estava acontecendo. Mas quando ouvimos dizer que o Chefe
de Justiça em Uganda foi tirado de seu posto, fomos informados de que alguns
soldados rebeldes o levaram. É claro que ninguém pode acreditar nisso, mas há
confusão sobre o que está acontecendo. Torna muito difícil encontrar uma base
sólida sobre a qual fazer julgamentos. Mas onde temos algo claro, não
hesitaremos em dizer o que pensamos.
D.M.:
Seu documento 'Humanismo na Zâmbia' é aceito como orientação política na Zâmbia
da mesma maneira que a 'Declaração de Arusha' na Tanzânia. Você poderia
explicar as razões pelas quais escreveu o documento, incluindo o momento e os
pontos principais?
Kaunda:
Primeiro de tudo o tempo. Tivemos que introduzi-lo em 1967 por várias razões. Penso
que o mais importante é que, se tivéssemos produzido esse tipo de humanismo
antes da Independência, a Independência da Zâmbia talvez não tivesse visto a
luz do dia. Ainda hoje as pessoas confundem humanismo com comunismo. O que
teria acontecido se tivéssemos introduzido isso antes da Independência?
Portanto, o momento foi em 1967, como em muitas outras coisas, foi um fator
importante. Nós o apresentamos depois que tivemos tempo de atuar e as pessoas
sabiam quem nós éramos. Não se esqueça também de que, quando nos tornamos
independentes, instituições importantes como o exército, a polícia, a força
aérea, a igreja, os negócios e a indústria, a agricultura, eram todas
controladas por expatriados.
O ponto central da
filosofia é o humano em tudo o que fazemos. Não queremos colocar nada acima do
humano. Acreditamos que quando você pensa em termos de ideologia sem um humano,
não há ideologia. Não há riqueza sem o humano. Então a pessoa é o fator chave
em tudo o que fazemos. Em toda a criação de Deus, acreditamos que o ser humano
é central. A partir daí, todo tipo de política é elaborado. Se são políticas
econômicas, não queremos a exploração do homem pelo homem. Estamos caminhando
para uma situação em que todas as formas de exploração do homem pelo homem são
removidas. É uma longa jornada, mas começamos. Políticas externas, políticas
sociais e outras são ditadas a partir desse ponto. Estamos começando com
educação gratuita, serviços de saúde gratuitos. Ainda não significa que todos
tenham a chance de ir à escola, mas se tivéssemos adiado mais a decisão,
teríamos nos metido em mais problemas. Essa questão de classe teria surgido.
Todas as nossas políticas vêm da importância do homem na sociedade.
D.M.:
Por que o humanismo em oposição ao socialismo?
Kaunda:
Bem, isso tem a ver com algumas das coisas que ocorreram na história. Acreditamos
que o humanismo é mais abrangente que o socialismo. O socialismo, na minha
opinião, é principalmente uma maneira de organizar sua economia e sociedade
como um todo. Você quer principalmente colocar os meios de distribuição e
produção nas mãos do povo. Mas não transmite o mesmo significado que o humanismo.
Às vezes vemos países socialistas que colocam a ideologia acima do homem. Acreditamos
que isso está errado e o conceito deve ser trazido à tona - esse conceito da
importância do homem. A única maneira de fazê-lo foi nomeando nossa filosofia
como humanismo. O socialismo parece ser mais limitado na compreensão e
apreciação da importância do homem.
D.M.:
A mais recente das medidas contínuas desde 1967 é uma ética de liderança
impedindo os líderes de fazer certas coisas. Por que se tornou necessário neste
momento? É porque os líderes estão se favorecendo?
Kaunda:
Deveríamos ter feito isso em 1970. Criamos um comitê sobre a questão do código
de liderança. Mas por causa das divisões no partido, no governo e na Assembleia
Nacional, bem como no país como um todo, tive que adiar isso. Agora acredito
que é a hora certa, porque a liderança do partido está mais unida após a saída
de certos elementos do partido. Agora é um partido muito mais feliz, mais forte
e mais unido. Todas as qualidades que se gostaria de ver na liderança agora
estão surgindo novamente como estavam na Independência. Não há dúvida de que
alguém sentiu líderes se favorecendo cada vez mais. Não é simplesmente culpa
deles. Essas pessoas haviam desistido de tudo o que tinham na vida antes da
independência. Enquanto alguns estavam trabalhando para o governo colonial,
essas pessoas estavam ocupadas lutando pela independência. Elas tiveram
problemas porque não apenas foram obrigadas a cuidar de suas famílias e
famílias extensas, mas também de seus amigos. Isso significava que a própria
segurança delas era uma preocupação para elas.
D.M.:
Acredito que a ética impedirá que os líderes sejam donos de empresas, fazendas
acima de 25 acres e casas para alugar.
Quando entrará em
vigor?
Kaunda:
Dentro de cinco anos, ninguém poderá ter casas para alugar no país. Estou
trabalhando em um documento que abordará toda a questão e o código entrará em
vigor muito antes de cinco anos se esgotarem.
D.M.:
Terá uma qualificação para a eleição parlamentar ainda este ano que você já
cumpriu o código?
Kaunda:
Sim, será um fator muito importante para determinar quem se tornará um
deputado.
D.M.:
Você tem um problema que é sentido em outros lugares no continente de um grupo
de elite dos centros urbanos e universidades que se colocam acima do homem
comum?
Kaunda:
Essa é uma das coisas que me deixa muito triste. A ideia de que um homem que
ontem foi oprimido não pode ter a coragem moral e espiritual de enfrentar a
tentação. Isso me confunde e às vezes me entristece. Devo admitir, isso me
irrita. Essa abordagem elitista da vida é um câncer que deve ser combatido. Receio
que aqui na Zâmbia algumas pessoas nem sequer acomodam seus próprios pais em
seus próprios lares porque não os consideram como material humano adequado para
se viver. Outros gostariam de ter escolas, hospitais etc separados para eles e
para seus filhos. Eles acham que são uma classe separada. Isso é um pecado -
para essas pessoas oprimidas se voltarem contra seus semelhantes, quererem estabelecer
outro regime opressivo. Vamos lutar e o código de liderança é uma maneira.
D.M.:
Na maioria dos países africanos, a chamada elite buscou manter seus altos
salários e seus diferenciais, aumentando em vez de diminuir a diferença entre
os camponeses. Entre 50% e 75% da renda monetizada termina nos bolsos da elite.
Aqui na Zâmbia, os salários dos trabalhadores das minas aumentaram 50%, de 1964
a 1968, enquanto, ao mesmo tempo, a capacidade de ganho do camponês rural
aumentou apenas 4%. Que medidas você está tomando para deter essa tendência?
Kaunda:
Essa é uma pergunta muito difícil (e, a propósito, os trabalhadores das minas
estão negociando por mais este ano). Não há dúvida de que muito foi feito nas
áreas rurais. Mas as 'duas nações em uma' são um problema real. Nós devemos
atuar por vários ângulos. O primeiro é a educação política. O que humanismo
significa para um trabalhador? Um verdadeiro humanista não ficará feliz em ver
que em sua sociedade existem classes superiores e inferiores. Um verdadeiro
humanista não deve permitir que esse desenvolvimento continue indefinidamente.
Ele deve, individual e coletivamente, fazer algo para superar essa lacuna entre
as áreas rurais e urbanas. Essa é uma maneira. A segunda maneira, é claro, é
ser severo - não severo, mas tomando as medidas necessárias. Um passo foi em
1969, quando impus um congelamento salarial aos trabalhadores. Mas também impus
um congelamento nos preços. Para que não fosse um caminho de mão única. Isso
existiu por um ano antes de subir. Receio que o que existe entre as nações
ricas e as pobres também exista entre as áreas ricas e pobres na Zâmbia. Por
isso eu disse que somos duas nações em uma. Devemos esperar até que a política
seja assentada nos próximos dois anos sobre esse assunto. Estamos muito
preocupados com esse problema e temos economistas trabalhando para que, quando
chegar a hora de tomar uma decisão, a decisão certa seja tomada.
D.M.:
A política tanzaniana de 'ujaama' parece ser a mais lógica a surgir na década
desde a independência, enfatizando o reagrupamento de pessoas para que os
serviços possam ser canalizados para eles e seus esforços na economia. A Zâmbia
tem alguma política semelhante?
Kaunda:
Nós temos. Chamamos de reagrupamento de vilarejos. É mais ou menos a mesma
abordagem. Mas queremos também manter a base das aldeias e não destruir seus
valores e tradição através dessa mudança. Fazemos isso desde 1965. Algumas
experiências foram bem-sucedidas e outras não. Agora temos uma política
bastante clara sobre onde estamos indo.
D.M.:
Todos os países africanos da Independência herdaram um sistema educacional que
levava pouco em conta o fato de que mais de 90% das crianças que ingressavam
nas escolas primárias estavam destinadas a retornar à terra. O objetivo do
sistema era um diploma universitário. Que mudanças você fez na estrutura
educacional que herdou e que chances você acha que ainda são necessárias?
Kaunda:
Herdamos um sistema voltado para trabalhos de colarinho branco e o resultado
tem sido aterrorizante. Trabalhar com as mãos é algo que foi menosprezado. Agora
estamos enfatizando a importância do trabalho manual. Isso se baseia na
primeira produção agrícola e, em segundo lugar, na produção industrial. Estamos
enfatizando a necessidade de quase todas as escolas primárias terem algum tipo
de atividade agrícola. Eles estão produzindo vegetais, milho, algodão ou
cuidando de porcos ou gado. Tudo isso foi feito para dar o tipo certo de
orientação para os pequenos em nossas escolas. E enfatizamos o treinamento em
educação técnica.
D.M.:
Foi um dos grandes problemas que outros países encontraram com relação à
atitude dos pais. Eles também estão sendo educados politicamente?
Kaunda:
Temos um departamento de orientação nacional. Isso está sob o vice-presidente e
ele tem nas áreas urbanas funcionários que não fazem nada além de educação
política. As atitudes estão mudando, mas levará muito tempo.
D.M.:
O cobre fornece cerca de 90% de seus ganhos com exportação. Os preços estão
caindo. É possível algum tipo de organização como a OPEP para os produtores de
petróleo?
Kaunda:
Temos o CIPEC, mas receio que não tenhamos conseguido muito. Mas estamos sob
considerável influência estrangeira, pois quem veio a desenvolver as indústrias
de cobre inicialmente não fomos nós. Mas nossa posição está se fortalecendo.
D.M.:
Obviamente, o cobre tem sido muito importante para você no desenvolvimento do
país e tem muito mais dinheiro do que a maioria dos outros líderes africanos da
independência. Mas igualmente tem sido uma maldição criar uma má distribuição
de riqueza na sociedade com muita acumulação de riqueza ao redor das minas e
possível negligência da atividade rural?
Kaunda:
Não há dúvida: o cobre nos deu um começo desigual - um começo falso. É um
começo falso que a maioria das pessoas não se beneficie do emprego. Dá também
uma falsa sensação de segurança; você precisa apenas olhar as cidades para ver
que pouco se pensa nas áreas rurais. Mas a liderança não os esqueceu e o cobre
nos permitiu construir boas estradas para eles. Essas estradas são importantes e
agora estamos construindo estradas distritais para conectar essas áreas. Assim,
embora em certo sentido se possa dizer que o cobre tenha sido uma maldição por
nos dar uma falsa sensação de segurança e riqueza, também nos deu uma boa base
para construir a infraestrutura de que precisamos no país - além de escolas,
hospitais, clínicas etc. A maioria dos distritos da área rural agora tem uma
escola secundária e um hospital. Assim, enquanto, por um lado, o cobre tem sido
uma maldição, por outro, tem sido uma bênção.
D.M.:
Acredito que, nos anos sessenta, você foi citado em várias ocasiões como
dizendo que não faria da Zâmbia um Estado de Partido Único, a menos que fosse a
vontade do povo através das urnas. Agora, durante a última parte de 1972, você
decidiu fazê-lo em um momento em que as divisões étnicas e políticas apareciam
publicamente mais marcadas do que antes. Por que você mudou neste momento e por
que proibiu outros partidos políticos?
Kaunda:
Acho que segui minhas declarações anteriores à risca, porque essa foi a vontade
do povo. Eles fizeram isso através das urnas. Você pode dizer que outros
partidos tinham alguma influência. Mas se você olhar para toda a estrutura de
votação de 1964 a 1972, quando tivemos eleições anteriores, você verá quanto
apoio o UNIP teve como partido. Você pode ver as eleições parlamentares,
presidenciais e municipais; tudo isso apoia o ponto de vista que estou mencionando.
Eu estava atendendo à demanda que as pessoas expressaram através das urnas. Tivemos
que legislar mais cedo ou mais tarde, interpretando o que as pessoas haviam
dito através das urnas e colocando isso em lei. Esses números estão lá e você
não pode argumentar contra eles. E não se pode dizer que fabricamos os números,
pois a comissão eleitoral está sob o Chefe de Justiça e, como você sabe, temos
independência do judiciário.
Quanto à proibição de
partidos políticos e à detenção de alguns líderes - é preciso voltar a 1964. Desde
o início, crescemos com dois partidos (UNIP e ANC). Antes da independência
havia muito atrito; muita violência entre as duas partes. Isso foi muito sério.
Terminamos a luta pela independência, mas o atrito permaneceu. Você pode olhar
para os registros do Supremo Tribunal e ver esses casos de assassinato
político. Eu não fiz nada até cerca de três ou quatro anos atrás, quando houve
um surto de violência, e quando surgiu um terceiro partido liderado pelo Sr.
Mundea. Ele havia sido expulso do governo após irregularidades no Ministério do
Comércio e Indústria, onde era Ministro. Ele e outro ministro foram expulsos e então
formaram outro partido. Tornou-se muito violento e acabou matando alguns dos
apoiadores da UNIP no Cinturão de Cobre. A vida humana estava em perigo, por
isso bani o partido. Eu detive os líderes e por algum tempo houve paz. Eu os
soltei depois de seis meses. Chegou então o momento em que o Congresso Nacional
Africano (ANC) iniciou uma violenta campanha em Livingstone, nossa capital
turística. Seis membros do UNIP foram mortos... eles estavam usando facões (pangas),
cortando o pescoço das pessoas. Eu bani o ANC só em Livingstone e houve paz. Então,
em um distrito a oeste de Lusaka, eu estava em uma excursão oficial e membros
do ANC cortaram árvores nas estradas para servir como barricadas. Eles
queimaram lojas de alimentos pertencentes a apoiadores da UNIP e outras coisas.
Eu os avisei que, se isso continuasse, eu proibiria o partido naquela área e como
não pararam, então eu os bani. Como resultado, a paz foi restaurada nessa área.
Todas essas foram lições que eu estava aprendendo.
Eu aliviei a
proibição e os problemas começaram novamente. Eleição após eleição. E houve um
apoio crescente ao UNIP. O ex-vice-presidente, Kapwepwe, deixou-nos em agosto
de 1971 e dei a ele e seus colegas seis meses para nos dizer o que eles fariam
pelo país. Eu pensei que talvez tivéssemos errado, então deixei que eles nos
dissessem onde erramos. No momento em que tomei medidas contra eles, eles não
fizeram nada disso. Não há registros que eles possam mostrar ou divulgar um
panfleto para mostrar o que eles fariam pelo país que era diferente do que
estávamos dizendo. Então a violência voltou a aumentar no Cinturão de Cobre.
Nosso pessoal do partido me chamou lá. Em um sábado, eles disseram que se você
não proibir essas pessoas, alguns de nós serão mortos. No domingo, uma das
pessoas do nosso partido foi espancada até ficar inconsciente. Várias casas de
líderes partidários e nossos escritórios foram incendiados com gasolina. Então
detive os líderes da UPP e novamente houve paz no país. Recentemente, eu os
soltei novamente e na semana passada houve bombardeios de gasolina novamente no
Cinturão de Cobre. Agora, o que devo aprender com isso?
Até o líder mais
democrático se encontraria em uma situação impossível quando as pessoas
deliberadamente usam métodos violentos para alcançar seus objetivos.
Agora não é só isso.
Neste momento, nossas forças de segurança, após explosões de minas em nossa
fronteira no último final de semana que mataram três de nosso povo, prenderam
cinco homens que admitiram ter sido organizados pelo ANC para ajudar os homens
de Smith na Zâmbia. É traição, é traição. É o tipo de política que vamos adotar
na África - ajudando os homens de Smith? Primeiro, eles disparam contra uma
ilha e assusta nosso povo lá. Então eles cruzam e, juntamente com essas pessoas,
colocam minas na Zâmbia e matam pessoas. Acontece que a primeira vítima dessas
minas era sobrinho de uma das pessoas que ajudaram a colocá-las. Foi assim que conseguimos
segui-los. Chipangu, ex-prefeito de Livingstone da UNIP, foi demitido por
motivos disciplinares. Ele se juntou ao ANC. E depois há um magistrado e um
funcionário do banco. Todos eles têm lidado com sul-africanos e rodesianos. Não
posso dizer mais nada.
Nós já os pegamos.
Onze deles haviam recrutado homens na Zâmbia para serem treinados na Namíbia
pelos sul-africanos em operações militares. Tudo isso está vindo à luz. Espero
que haja casos judiciais. E devo sugerir aqui que espero encontrar uma maneira
de fazer justiça de tal maneira que essas pessoas sejam vistas pelo que são; companheiros
traidores que são capazes de vender seu próprio país aos nossos inimigos. Onze
deles estão sob custódia. Também detive mais oito pessoas, que estavam se
organizando em Mungu. Então, quando coisas assim estão acontecendo - e não é
adivinhação - essas pessoas estavam recrutando zambianos para serem treinados
por nossos inimigos para vir e minar nossa autoridade, para destruir zambianos.
Não podemos permitir isso. Nós temos uma responsabilidade.
Essas pessoas
falharam em produzir políticas alternativas para este país. A alternativa para
eles é ir e ser treinados pelos portugueses, rodesianos e sul-africanos, para
matar seus semelhantes. Kapwepwe é encontrado com dois rifles que ele não pode
explicar, um semiautomático. Essas outras três pessoas que mencionei são
encontradas com revólveres. Hoje (16 de janeiro), revistamos certas áreas aqui
em Lusaka e um rodesiano africano foi encontrado com um rifle .176, um revólver
e várias centenas de cartuchos de munição.
Essas coisas são um ponteiro. Por que essas pessoas estão andando com armas? Que oposição eles estão fornecendo? Na minha opinião, eles não têm o direito de reivindicar a liderança neste país. Aqui não lhes darei a oportunidade de destruir vidas inocentes da Zâmbia. Então aqui está você - minas rodesianas em solo da Zâmbia, revólveres, rifles, todas essas coisas. Há evidências. Eles terão que explicar nos tribunais. Mas como é que um homem que era vice-presidente da Zâmbia, ou Nkumbula que era ministro, se afundam tanto assim? Antes eles negavam, mas agora foram pegos em flagrante com armas. O que eles têm a dizer sobre isso? Este não é o tipo de oposição que podemos tolerar na Zâmbia. Existe liberdade de expressão, de reunião e de associação. O judiciário e a igreja são independentes. Eles devem ser um espelho para nos dizer quando erramos. Aceitamos críticas, mas não oposição – esse tipo de oposição na África é destruição.
Fonte:https://newint.org/features/1973/03/01/interview-president-kaunda