sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Meu preconceito contra os brancos

Será que tenho que ser cauteloso ao discutir o racismo no Brasil com as pessoas não negras?

Por Fuca


Ao debater esse assunto temos, muito comumente, divergências relativas à identidade. O padrão branco europeu, há tempos, vem sendo disseminado em nossas vidas desde a mais tenra idade, onde tivemos também uma política de miscigenação no intuito de embranquecer a população brasileira quebrando as barreiras para inserção no mundo dos brancos. O abrasileiramento é então a chave para aceitação do povo preto, sendo assim, a busca pela branquitude é sistematicamente angariada. A experiência própria nessa questão de morder a isca dos brancos ainda me faz crer que poucos escapam e que a maioria em dado momento da vida reproduziu a branquitude. A questão da raça negra agora passa a ser travestida em raça humana, nos afirmar como pessoas pretas e identificar nossos inimigos pode para alguns se tornar uma atitude preconceituosa, ou seja, racismo inverso. Stokely Carmichael (Kwame Ture) num trecho duma entrevista disse algo sobre o branco ser vitima de preconceito:

"Eu acho que o problema é que muitas pessoas na América pensam que o racismo é uma atitude. E isso é incentivado pelo sistema capitalista. Assim, eles pensam que o que as pessoas pensam é o que os torna um racista. O racismo não é uma atitude. "Se um homem branco quer me linchar, isso é problema dele. Se ele tem o poder de me linchar, aí esse problema é meu. O racismo não é uma questão de atitude, é uma questão de poder. "O racismo obtém sua energia a partir de capitalismo. Assim, se você é antirracista você deve ser anticapitalista. O poder para o racismo, o poder para o sexismo, vem do capitalismo, e não de uma atitude. "Você não pode ser racista sem energia. Você não pode ser um machista sem energia. Mesmo os homens que espancam suas esposas obter essa energia da sociedade que lhe permite, tolera-o, encoraja-o. Não se pode ser contra o racismo, não se pode ser contra o sexismo, a menos que um é contra o capitalismo".

Se formos às ruas e perguntar se o preconceito de cor existe, provavelmente teremos algumas pessoas dizendo que sim; se perguntarmos se elas têm esse preconceito teremos um não e teremos ainda uma condenação do preconceito como algo que é prejudicial pra quem o comete, não há empatia alguma com quem o sofre. A miscigenação traz um mito da democracia racial, como se vê ou tentam nos fazer ver é que existe hoje em dia certa harmonia entre as raças, como se isso interessasse para o povo preto, essa harmonia é migalha, o combate tem que ir mais a fundo, tem que atingir o RACISMO INSTITUCIONAL.

A negação da existência do racismo é interessante para os brancos que detém privilégios, e aos que aparentemente não se encaixam como privilegiados e dizem que o racismo não existe acabam “prestando o serviço” de reproduzir e blindar os acúmulos historicamente injustos dos brancos.

Ao analisar, mesmo que superficialmente, o Brasil de 2015, o povo preto continua com seus lugares predestinados, que é viver em favelas, não se alimentar bem, não ter educação, não ter direito a saúde e trabalhar nos cargos mais precarizados na lógica de escravos. Ao analisar, mesmo que superficialmente, o Brasil de 2015, o povo preto continua com seus lugares predestinados, que são as celas lotadas do sistema carcerário, a própria rua como moradia, ou covas rasas com caixões lacrados sem direito a velório. Nos colocam goela abaixo que trabalhando duro teremos sucesso, pura mentira! Se fosse verdade teríamos que ser donos de tudo, de tudo, porque o que vemos é quem não trabalha ter as riquezas concentradas.

Num sistema capitalista a classe menos favorecida é explorada. Com as pessoas negras além da exploração que é uma mesma raça te explorando, ocorre todo o processo de colonização e de coisificação, que é uma raça (branca) exercendo o poder de dominação sobre o povo preto. É algo sim mais profundo, não se deve igualar as desigualdades sociais com as desigualdades raciais. Parece que tendemos a aceitar concessões e colocar o pé no freio, parece que tendemos a aceitar as anestesias e nos contentar com pequenos “avanços”. Em meio a toda essa falta de estrutura e toda essa negação de direitos, não me privarei do direito de ter ódio do algoz e suas características, e se o ódio contra os brancos tem que ser justificado tenho motivos de sobra para isso.

(...) “O ‘dilema racial brasileiro’ é complicado. Não tanto por desempenharem os brancos e negros os papéis que deles se esperam de disfarçar ou negar o ‘preconceito de cor’ e a discriminação de cor, mas porque o único caminho aberto à mudança da situação racial depende da prosperidade gradativa, muito lenta e irregular dos negros. Sob esse aspecto, é fora de dúvida que o preconceito e a discriminação, nas formas que assumem no Brasil, contribuem mais para manter o modelo assimétrico das relações de raça do que para eliminá-lo.” (Florestan Fernandes).

Talvez esteja provado que essa problemática secular do racismo não deve ser uma luta somente das pessoas negras devida dimensão da coisa, mas o cuidado deve prevalecer para que não sejamos mais uma vez na história pautados pela classe dominante e que possamos unir forças contra o inimigo em comum. O meu preconceito contra os brancos visa atingir seus lucros, seus privilégios e seus padrões que foram impostos. Enquanto lutarmos para escapar das dominações, lutaremos contra os brancos e todas as instituições que os servem.


4 comentários:

  1. Ola! gostaria de lhe falar uma coisa! Seu odio contra os Brancos nao vai mudar a sociedade, eu sou branca e estudo em escola publica moro na periferia, tenho pais desempregados e passo as vezes ate fome! entao TODOS somos vitimas de preconceito, Brancos, Negros, Japoneses, indios, Mulheres, Homossexuais e por ai vai. Tenho uma professora que é negra e ela me descrimina por ser Branca, e todos da sala percebem isso! Me sinto mau! Mas tenho Super orgulho de ser branca, e isso nao é preconceito, porque Todos deveriamos de ter orgulho de quem somos! Sou completamente contra qualquer tipo de preconceito e apenas tenho amigas negras... Entao Colega mude seu pensamento! Um grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto ,é a mais pura verdade nos negros não precisamos e nem queremos migalhas .Esse texto mostra o tanto que as coisas estão e sempre estiveram favoráveis ao branco,racismo aumentando a cada dia ,o povo preto sendo injuriado racialmente por pessoas que não tem moral para o fazê-lo,no caso os brancos,e muitas vezes dão queixas de crime de injuria racial ,mas o racista sempre é solto, se é que alguma vez foi preso .precisamos realmente responder á altura ,isso é um jogo onde o empate basta para o branco e somente a vitoria interessa á nós negros ,temos que a cada discriminação dar o troco,revidar ,visto que não dá em nada mesmo,a cada vez que um branco nos discriminar

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto ,é a mais pura verdade nos negros não precisamos e nem queremos migalhas .Esse texto mostra o tanto que as coisas estão e sempre estiveram favoráveis ao branco,racismo aumentando a cada dia ,o povo preto sendo injuriado racialmente por pessoas que não tem moral para o fazê-lo,no caso os brancos,e muitas vezes dão queixas de crime de injuria racial ,mas o racista sempre é solto, se é que alguma vez foi preso .precisamos realmente responder á altura ,isso é um jogo onde o empate basta para o branco e somente a vitoria interessa á nós negros ,temos que a cada discriminação dar o troco,revidar ,visto que não dá em nada mesmo,a cada vez que um branco nos discriminar

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir