sábado, 15 de fevereiro de 2014

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 3

Black Power Speech (3/7) - Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA





PARTE 1: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2013/12/discurso-de-stokely-carmichael-kwame.html
PARTE 2: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power.html

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 3

Os partidos políticos neste país não atendem as necessidades das pessoas no dia a dia. A questão é: como podemos construir novas instituições políticas que se tornarão as expressões políticas das pessoas na base do dia a dia? A questão é: como vocês podem construir instituições políticas que começarão a atender às necessidades de Oakland, Califórnia? E as necessidades de Oakland, Califórnia, não é de 1.000 policiais com metralhadoras não é isso, precisam menos disso tudo. A questão é: Como podemos construir instituições onde as pessoas podem obter empregos decentes, onde podem obter casas decentes, e onde eles podem começar a participar da política e das grandes decisões que afetam suas vidas? Isso é o que eles precisam, não tropas da gestapo, porque não estamos em 1942.

Como podem os brancos passarem a fazer as principais instituições que têm neste país funcionarem da forma como deveriam funcionar? Essa é a questão real. E podem os brancos se moverem dentro de sua própria comunidade e começarem a derrubar o racismo onde de fato existe? São vocês que vivem em Cícero e nos impede de vivermos lá. São as pessoas brancas que nos impede de nos mover em Granada. São as pessoas brancas que nos condiciona a  vivermos nos guetos deste país. são as instituições brancas que fazem isso. Elas devem mudar. Para a América realmente viver em um princípio básico das relações humanas, uma nova sociedade deve nascer. O racismo deve morrer, e a exploração econômica de povos não brancos ao redor do mundo também deve morrer - também deve morrer.

Existem vários programas no Sul, a maioria em comunidades brancas pobres. Estamos tentando organizar brancos pobres em uma base onde podem começar a se mover em torno da questão da exploração econômica e cassação política. Nós sabemos, nós ouvimos a teoria várias vezes, mas poucas pessoas estão dispostas a ir para lá. A pergunta é: Pode o ativista branco não ser apenas uma geração Pepsi que ganha vida na comunidade negra, mas ser um alguém que está disposto a se mudar para a comunidade branca e começar a organizar, onde é necessária a organização?  Pode fazer isso? A sociedade branca ou o ativista branco pode dissociar-se com dois palhaços que desperdiçam tempo aparando uns com os outros ao invés de falar sobre os problemas que enfrentam as pessoas neste estado? Você pode dissociar-se com aqueles palhaços e começar a construir novas instituições que irão eliminar todos os idiotas como eles.

E a pergunta é: Se vamos fazer isso quando e onde é que vamos começar, e como é que vamos começar? Devemos começar a fazer isso dentro da comunidade branca! Na nossa posição pessoal politica não achamos que o Partido Democrata representa as necessidades das pessoas negras. Sabemos que não. Mas, se de fato, as pessoas brancas realmente acreditam nisso, a questão é, se eles estão indo para mover-se dentro dessa estrutura, como eles vão se organizar em torno de um conceito de brancura com base na verdadeira fraternidade e com base de parar a exploração, a exploração econômica, de modo que haverá uma base de coalizão para os negros? Você não pode formar uma coalizão com base no sentimento nacional. Isso não é uma coligação. Se precisa de uma coalizão para corrigir e fazer as mudanças reais neste país, as pessoas brancas devem começar a construir essas instituições dentro da comunidade branca. E essa é a verdadeira questão, eu acho que, de frente para os ativistas brancos de hoje, eles podem, de fato, começar o movimento para derrubar as instituições que nos colocaram em um saco de enganações nesses últimos cem anos?

Eu não acho que devemos seguir o que muitas pessoas dizem que devemos lutar para ser líderes de amanhã. Frederick Douglass disse que a juventude deve lutar para ser os líderes de hoje. E Deus sabe que precisamos ser líderes hoje, porque os homens que dirigem este país são doentes, são lixos. De modo que podemos em um sentido mais amplo começar agora, hoje, para começar a construir essas instituições e lutar para articular a nossa posição, de lutarmos para sermos capazes de controlar nossas universidades - Precisamos ser capazes de fazer isso - e lutar para controlar as instituições básicas que perpetuam o racismo, destruindo-as e construindo novas? Essa é a verdadeira questão que nós enfrentamos hoje, e isso é um dilema, pois nós, em maioria, não sabemos como trabalhar, e a desculpa que a maioria dos ativistas brancos encontram é a de correr para a comunidade negra.

Agora afirmamos que não podemos ter pessoas brancas trabalhando na comunidade negra, queremos dizer em um fundo psicológico. O fato é que todos os negros muitas vezes questionam se eles são iguais aos brancos, porque cada vez que eles começam a fazer alguma coisa, os brancos querem mostrar-lhes como se fazer. Se queremos eliminar isso para a futura geração, então as pessoas negras devem ser vistas em posições de poder, fazer e articular para si, para si próprios.

Isso não é para dizer que é um racismo inverso, é para dizer que se está movendo em uma terra saudável, é para dizer como filósofo Sartre diz: Um está se tornando "racista anti-racista". E este país não pode entender isso. Talvez seja porque está tudo preso em racismo. Mas eu acho que vocês têm na SNCC é um racismo anti-racista. Somos contra racistas. Agora, se todo mundo que é branco ver a si mesmos como um racista e, em seguida, ver-nos contra ele, eles estão falando de sua própria posição a culpa, não a nossa, não a nossa.




PARTE 4: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_16.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário