segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 6



Black Power Speech (6/7) - Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA



PARTE 1: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2013/12/discurso-de-stokely-carmichael-kwame.html
PARTE 2: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power.html
PARTE 3: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_15.html
PARTE 4: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_16.html
PARTE 5: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_9012.html

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 6

Agora vamos articular que, portanto, temos que nos conectar com os negros em todo o mundo, e que essa conexão não seja apenas psicológica, mas uma muito real. Se a América do Sul se rebelasse hoje, e as pessoas negras atirassem para o inferno todas as pessoas brancas lá - como deveriam, como deveriam - em seguida, a Standard Oil desmoronaria. Se a África do Sul fizesse isso hoje, a Chase Manhattan Bank desmoronaria amanhã. Se Zimbabwe, que é chamado de Rodésia por pessoas brancas, fizesse amanhã, a General Electric faria desabar sobre a Costa Leste. A pergunta é: como é que vamos parar aquelas instituições que estão tão dispostas a lutar contra a "agressão comunista", mas fecha os olhos à opressão racista? Essa é a questão a levantar. Este país pode fazer isso?

Agora, muitas pessoas falam sobre sairmos do Vietnã. O que vai acontecer? Se sairmos do Vietnã, haverá outro agressor lá - não vamos estar lá, não vamos estar lá. E assim, a pergunta é: como podemos articular essas posições? E não podemos começar a articulá-las com os mesmos pressupostos que as pessoas no país falam, porque eles falam de diferentes suposições que eu assumo o que a juventude deste país estão falando.Que nós não estamos falando de uma política ou de auxílio ou o envio de pessoas do Corpo da Paz em ensinar as pessoas a ler e escrever e construir casas, enquanto nós roubamos suas matérias-primas. É isso o que estamos falando? Porque isso é tudo o que fazemos. O que os países subdesenvolvidos precisam são informações sobre como se tornarem industrializados, para que eles possam manter suas matérias-primas, onde eles têm, produzi-los e vendê-lo para este país pelo preço que deveria pagar, não para que nós produzíssemos e vendêssemos de volta pra eles, para lucrar e manter o envio de nossos missionários modernos, chamados filhos de Kennedy. E que, se os jovens vão participar desse programa, como vocês levantam essas questões em que você começa a controlar esse programa da Peace Corps? Como vocês começam a criá-los?

Como que podemos levantar as questões da pobreza? As premissas deste país são, se alguém é pobre, é por causa de sua própria praga individual, ou de não terem nascido no lado direito da cidade, ou eles tiveram muitos filhos, ou eles foram para o exército muito cedo, ou seus pais eram bêbados, ou eles não se preocupavam com a escola, ou que cometeram algum erro. Isso tudo é um monte de besteiras. A pobreza é bem calculada neste país, é bem calculada, e a razão pela qual o programa da pobreza não vai funcionar é porque as calculadoras de pobreza estão administrando isso. É por isso que não vai funcionar.

Então, como podemos, como juventude do país, mover para começar a rasgar as coisas? Devemos entrar na comunidade branca. Estamos na comunidade negra. Nós desenvolvemos um movimento na comunidade negra. O desafio é que o ativista branco falhou miseravelmente para desenvolver o movimento dentro de sua comunidade. E a questão é, podemos encontrar pessoas brancas que vão ter a coragem de entrar em comunidades brancas e começar a organizá-las? Podemos encontrá-los? Eles estão aqui e eles estão dispostos a fazer isso? Essas são as perguntas que devemos levantar para o ativista branco.

E nós nunca iremos ser pegos em dúvida sobre poder. Este país sabe o que é poder, sabe muito bem, e sabe o que é Black Power porque privou os negros durante 400 anos. Por isso, sabe o que é Black Power. Mas a questão é, por que as pessoas negras - por que as pessoas brancas neste país associam Black Power com violência? E a resposta é por causa de sua própria incapacidade de lidar com a "negritude". Se tivesse dito "Negro Power" ninguém iria ficar com medo, todo mundo iria apoiá-lo, ou se disséssemos poder para as pessoas de cor, todos iriam apoiar, é a palavra "Black" - é a palavra "Black" que incomoda as pessoas neste país, e isso é problema deles, não meu - o problema é deles.

Agora há uma mentira moderna que queremos atacar e, em seguida, seguir em frente muito rapidamente, é a mentira que diz que todo o preto é ruim. Agora, você são todos uma multidão universitária, vocês tiveram seus cursos de lógica básica, vocês sabem sobre premissa maior e premissa menor. Então, as pessoas foram me dizendo que todo preto é ruim.Vamos fazer a nossa premissa maior.

Premissa maior: toda coisa e todo preto é ruim.
Menor premissa ou especial premissa: Eu sou esse todo preto.

Eu nunca vou cair nessas armadilhas, eu sou todo preto e eu sou tudo de bom, entenda isso. Qualquer coisa toda preta não é necessariamente ruim. Todo preto só é ruim quando você usar a força para manter os brancos fora. Agora é o que as pessoas brancas têm feito neste país, e eles estão projetando seus medos e culpas sobre nós, e não vamos tê-los, não vamos tê-los. Deixe que eles lidem com seus próprios medos e sua própria culpa. Deixe-os encontrar seus próprios psicólogos. Nós nos recusamos a sermos terapeutas para a sociedade branca por mais tempo. Temos enlouquecido tentando fazê-lo. Ficamos completamente loucos tentando fazê-lo.

Eu olho para o Dr. King na televisão todos os dias, e eu digo a mim mesmo: "Agora há um homem que precisávamos desesperadamente neste país, há um homem cheio de amor, há um homem cheio de misericórdia, há um homem cheio de compaixão". Mas cada vez que vejo Lyndon na televisão, eu digo: "Martin, baby, você tem um longo caminho a percorrer."

Como estamos dispostos a dizer "não" e retirar-nos desse sistema e dentro de nossa comunidade começar a função para construir novas instituições que falam das nossas necessidades. Em Lowndes County, desenvolvemos algo chamado a Organização de Liberdade Lowndes County, é um partido político, a lei do Alabama diz que se você tem um partido você deve ter um emblema, escolhemos como emblema uma pantera negra, um animal preto lindo que simboliza a força e a dignidade do povo negro, um animal que nunca contra-ataca até que ele esteja longe na parede, ele não faz nada, mas quando salta, é, e quando ele ataca ele não pára.

Há um partido no Alabama chamado Partido Democrático Alabama, são todos brancos, tem como emblema um galo branco e as palavras "supremacia branca". Agora, os senhores da imprensa, porque eles são os anunciantes, e porque a maioria deles são brancos, e porque eles são produzidos por essa instituição branca, nunca chamou a (Lowndes County Freedom Organization) pelo seu nome? Mas sim, eles chamam de Partido dos Panteras Negras. Nossa pergunta é: por que não chamar o Partido Democrático do Alabama de "Partido Branco do Caralho"?

PARTE 7: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_9197.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário