sábado, 18 de agosto de 2018

Voltar Para Casa, Toni Morrison - breve nota


'Voltar Para Casa' da magnifica escritora premiada Toni Morrison, é um livro que trata da jornada de dois irmãos pretos que visam se reencontrar no lar de origem. Ele é o Frank e ela, Ycidra (ou simplesmente Ci). A história do romance se desenrola na década dos anos 1950, num cenário racista no sul dos EUA.

Enquanto Ci luta pela sobrevivência sem a presença do seu irmão numa sociedade racista e machista, Frank está voltando da guerra da Coréia (1950-53), e carrega consigo alguns sérios traumas das batalhas que teve de enfrentar.

Contando com 17 capítulos, cada capítulo intercalado entre narrativa na primeira e terceira pessoa. Cada trecho vai desvendando alguns mistérios aos poucos, as vezes em forma de estrondo. O cenário perpassa lembranças de infância, composição familiar ou até mesmo a não composição. Retrata a precarização de trabalho, de subsistência, de afeto. Também o abandono, a miséria, mas, sobretudo o amor, evidenciado na figura dos irmãos Money, que como Frank mesmo disse, Money só no sobrenome.

O que temos também é uma analogia com essas lembranças de infância e o desfecho do livro, que nos aponta para uma perspectiva de liberdade, personificada em Ci, que mesmo diante das várias rasteiras da vida, buscou a autossuficiência e permaneceu firme.

“Olhe pra você. Você é livre. Nada nem ninguém é obrigado a te salvar, só você mesma. Plante a sua própria terra. Você é moça e mulher e as duas coisas têm sérias limitações, mas você é uma pessoa também. Não deixe a Lenore ou um namoradinho qualquer e com toda certeza nenhum médico do mal resolver quem você é. Isso é escravidão. Em algum lugar aí dentro de você está essa pessoa livre de que eu estou falando. Encontre-a e deixe que ela faça algum bem neste mundo.”



Fuca CGPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário