quarta-feira, 6 de maio de 2020

A Paz Dura Pouco – Chinua Achebe – Breve Nota

Evidenciando uma dualidade cultural, Chinua Achebe escreveu esse livro A Paz Dura Pouco contando a trajetória de Obi Okonkwo, que saiu de sua aldeia para estudar o ensino superior na Inglaterra, daí se dá essa dualidade, mas não só por isso, vem também a questão da colonização na Nigéria em contraste com a tradição cultural étnica Ibo.
Com isso, Chinua Achebe criou uma belíssima obra literária, onde não só escreveu pelo prazer de escrever, mas para apresentar a vida nigeriana e em particular do povo Ibo, os mostrando como seres humanos detentores de sua própria trajetória e de suas próprias organizações. Além disso, retratou o comportamento dos colonizadores e a visão que eles tinham da Nigéria, no entanto, o autor não poupou as instituições nigerianas e sua elite corrupta.
É interessante que a história não foi contada de forma linear, e assim o livro se inicia com o Obi sendo julgado num tribunal e então a partir da apresentação do réu feita pelo juiz é que se começa o relato de sua vida pregressa. Contudo, Obi sempre teve a intenção de combater tal corrupção através de uma renovação das instituições.  
Obi foi estudar fora a partir de um esforço coletivo de uma espécie de associação de sua aldeia, e ele tinha então não só a responsabilidade de ser o pioneiro em sua aldeia como também de retornar o investimento assim que regressasse para Nigéria. Mas ao se relacionar com Clara, Obi cometeu um erro grave na visão de sua família e da associação de sua aldeia. Clara era Osu, uma etnia condenada à maldição por todas as gerações, na visão tradicional tribalista da aldeia.  
Desse modo, o livro vai permear essas questões com uma escrita muito envolvente, não pra menos que Chinua Achebe é considerado o pai da literatura nigeriana.

Páginas: 128
“Chinua Achebe nasceu em Ogidi, Nigéria, em 1930. È um dos mais respeitados escritores africanos da atualidade. Atuou na diplomacia no final da década de 1960 e foi agraciado com o Prêmio da Paz oferecido pela Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, em 2002. Em 2007, recebeu o Man Booker Internacional. De sua autoria a Companhia das Letras publicou também A educação de uma Criança sob o Protetorado Britânico, A flecha de Deus e O mundo se despedaça.”


Mais infos:
Entrevista- Chinua Achebe, a voz incómoda da não vitimização africana
https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/chinua-achebe-a-voz-incomoda-da-nao-vitimizacao-africana

Sobre literatura africana - BOLEKAJA - VAMOS LUTAR...
Bolekaja na Construção da África no Discurso Intelectualhttps://insurreicaocgpp.blogspot.com/2018/05/bolekaja-na-construcao-da-africa-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário