segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nelson Mandela - Discurso após sair da prisão em 1990

Discurso do Nelson Mandela na Cidade do Cabo após sair da prisão
11 de Fevereiro de 1990



Meus amigos, camaradas e companheiros sul-africanos, saúdo todos vocês em nome da paz, democracia e liberdade para todos. Estou aqui diante de vocês não como um profeta, mas como um humilde servo de vocês, o povo. Seus sacrifícios incansáveis e heroicos tornaram possível eu estar aqui hoje. Por isso, coloco o resto dos anos da minha vida em suas mãos.
Neste dia de minha libertação, estendo a minha mais sincera gratidão para os meus milhões de compatriotas e para todos de cada canto do mundo, que fizeram incansavelmente uma campanha para a minha libertação. Dirijo uma saudação especial ao povo da Cidade do Cabo, a cidade que tem sido minha casa por três décadas. Suas marchas em massa e outras formas de luta têm servido como uma fonte constante de força para todos os presos políticos.

Saúdo o Congresso Nacional Africano, que tem cumprido todas as nossas expectativas no seu papel de líder da grande marcha para a liberdade.
Saúdo o nosso presidente, o camarada Oliver Tambo, por liderar o ANC, mesmo sob as circunstâncias mais difíceis.
Saúdo os membros base da ANC. Vocês sacrificaram a vida e a integridade física na defesa dessa nobre causa da nossa luta.
Saúdo combatentes do Umkhonto we Sizwe, como Solomon Mahlangu e Ashley Kriel, que pagou o preço final pela liberdade de todos os sul-africanos.

Eu saúdo o Partido Comunista Sul-Africano pela sua contribuição esterlina para a luta pela democracia. Você sobreviveu 40 anos de perseguição implacável. A memória de grandes comunistas como Moisés Kotane, Yusuf Dadoo, Bram Fischer, e Moses Mabhida será valorizada para as gerações futuras.
Saúdo o secretário-geral Joe Slovo, um dos nossos melhores patriotas. Estamos animados com o fato de que a aliança entre nós e o Partido continua tão forte como está - e sempre foi.

Saúdo igualmente o Black Sash e a União Nacional do Estudantes Sul Africanos. Notamos com orgulho que agiram como a consciência da África do Sul branca. Mesmo durante os dias mais sombrios da história da nossa luta levantaram bem alto a bandeira da liberdade. A vasta mobilização de massas dos últimos anos é um dos principais fatores que conduziram à abertura do capítulo final da nossa luta.

Dirijo as minhas saudações à classe trabalhadora do nosso país. Sua força organizada é o orgulho do nosso movimento. Continua sendo a força mais confiável na luta para acabar com a exploração e opressão.
Presto homenagem às muitas comunidades religiosas que levaram a campanha pela justiça para a frente quando as organizações do nosso povo foram silenciados.
Saúdo os líderes tradicionais do nosso país, muitos de vocês continuam a seguir os passos dos grandes heróis, como Hintsa e Sekhukhune.
Presto homenagem ao heroísmo infindável da juventude. Vocês, os jovens leões, têm energizado toda a nossa luta.

Presto homenagem às mães, esposas e irmãs de nossa nação. Vocês são a pedra base da nossa luta. O Apartheid causou mais dor em vocês do que em qualquer outra pessoa.
Nesta ocasião, agradecemos o mundo - agradecemos a comunidade mundial por sua grande contribuição para a luta anti-apartheid. Sem o seu apoio a nossa luta não teria chegado a este estágio avançado. O sacrifício dos estados linha de frente será lembrado pelos sul-africanos para sempre.

Minhas saudações seria incompleta se não expressasse o meu profundo agradecimento pela força que me foi dada durante meus longos e solitários anos de prisão por minha amada esposa e família. Estou convencido de que a sua dor e sofrimento foi muito maior do que a minha.

E antes de eu ir mais longe, eu gostaria de frisar que eu pretendo fazer apenas alguns comentários preliminares neste palco. Eu vou fazer uma declaração mais completa só depois que eu tiver a oportunidade de consultar os meus companheiros.


Hoje, a maioria dos sul-africanos, negros e brancos, sabe que o apartheid não tem futuro. Tem que acabar através da nossa própria ação de massas fundamental para construir a paz e segurança. A vasta campanha de desafio e outras ações da nossa organização e do povo só podem culminar na instauração da democracia. A destruição causada pelo apartheid no nosso subcontinente é incalculável. O tecido da vida familiar de milhões do meu povo foi destruído. Milhões estão sem abrigo e desempregados. A nossa economia encontra-se em ruínas e o nosso povo mergulhado em conflitos políticos. O nosso recurso à luta armada em 1960 com a criação da ala militar do ANC, Umkhonto we Sizwe, foi uma ação puramente defensiva contra a violência do apartheid. Os fatores que tornaram necessária a luta armada ainda hoje existem. Não temos outra escolha senão continuar. Temos a esperança que um clima conducente a um acordo negociado será em breve criado para que deixe de haver a necessidade da luta armada.

Eu sou um membro leal e disciplinado do Congresso Nacional Africano. Estou portanto totalmente de acordo com os seus objetivos, estratégias e táticas.
A necessidade de unir o povo do nosso país é agora uma tarefa importante, como sempre foi. Nenhum dirigente sozinho é capaz por si só de levar a cabo esta enorme tarefa. É nossa tarefa como dirigentes de apresentar as nossas opiniões à nossa organização e deixar que as estruturas democráticas decidam. Sobre a questão da prática democrática, tenho o dever de afirmar que o líder do movimento é uma pessoa que foi eleita democraticamente numa conferência nacional. É este o princípio que deve prevalecer sem excepções.

Hoje, quero dizer a vocês que as minhas conversações com o governo tiveram como objetivo normalizar a situação política no país. Ainda não começamos a discutir as exigências fundamentais da luta. Quero sublinhar que eu próprio nunca entrei em negociações sobre o futuro do país, exceto para insistir num encontro entre o ANC e o governo.

O Sr. De Klerk foi mais longe do que qualquer Presidente Nacionalista ao dar passos para normalizar a situação. Contudo, existem mais passos, de acordo com o traçado na Declaração de Harare, que devem ser dados antes de iniciar as negociações para as exigências fundamentais do nosso povo. Reafirmo o nosso apelo para, entre outros, o fim imediato do Estado de Emergência e a libertação de todos, e não apenas de alguns, prisioneiros políticos. Só uma tal situação normalizada, que permita uma atividade política livre, pode permitir-nos consultar o nosso povo para obter um mandato.

O povo precisa ser consultado sobre quem irá negociar e o conteúdo dessas negociações. As negociações não podem ter lugar por cima das cabeças ou por trás das costas do nosso povo. É nossa convicção que o futuro do nosso país, só pode ser decidido por um órgão eleito democraticamente numa base não racial. As negociações para o desmantelamento do apartheid terão que responder à esmagadora exigência do nosso povo de uma África do Sul, democrática, não racial e unida. Dever ser posto fim ao monopólio branco sobre o poder político e uma reestruturação fundamental do nosso sistema político e econômico para garantir que as desigualdades do apartheid são enfrentadas e a nossa sociedade totalmente democratizada.

Deve-se acrescentar que o Sr. De Klerk é um homem íntegro que conhece muito bem os perigos de uma figura pública não honrar os seus compromissos. Mas como organização baseamos a nossa política e estratégia na dura realidade que enfrentamos. E a realidade mostra que ainda sofremos a política do governo Nacionalista.
A nossa luta chegou a um momento decisivo. Apelamos ao nosso povo que aproveite este momento para que o processo para a democracia seja rápido e ininterrupto. Esperamos tempo demais pela nossa liberdade. Não podemos esperar mais. É este o tempo de intensificar a luta em todas as frentes. Abrandar os nossos esforços agora seria um erro que as gerações vindouras não poderão desculpar. A visão da liberdade no horizonte deve encorajar-nos para redobrar os nossos esforços.

Só com a ação de massas disciplinada a nossa vitória estará assegurada. Apelamos aos nossos compatriotas brancos para que se juntem a nós na criação de uma África do Sul nova. O movimento pela liberdade é também a vossa casa política. Apelamos à comunidade internacional para que continue a campanha de isolar o regime do apartheid. Levantar agora as sanções seria correr o risco de abortar o processo de erradicação total do apartheid.

A nossa marcha para a liberdade é irreversível. Não podemos deixar que o medo surja no nosso caminho. O sufrágio universal, num caderno eleitoral comum, numa África do Sul unida, democrática e não racial é o único caminho para a paz e harmonia racial.
Para concluir quero citar as minhas próprias palavras durante o meu julgamento em 1964. Continuam verdadeiras até hoje.

“Tenho lutado contra a dominação branca e tenho lutado contra a dominação negra. Defendo o ideal de uma sociedade livre e democrática onde as pessoas vivam em harmonia, com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual desejo viver e atingir. Mas se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”.

sábado, 3 de maio de 2014

Entrevista com Vírus do Underground - Rap de Moçambique

Vírus do Underground é um grupo de Rap Moçambicano de Maputo que teve como membros fundadores Rahim, Meteoro e Eskeleto Vivo. O grupo está desde de 2006 na cena do Rap. Com gravações independentes eles conseguem atingir um alto nível de qualidade nas músicas, algo que é além do material é tocar com espirito, N'zimo, eis o significado do nome do estúdio que eles têm desde 2010.



Blog - Hoje, quantos integrantes tem o grupo?

V.U -  Somos 10 (dez) elementos...Rahim, Meteoro, Eskeleto vivo, Kasdir a.k.a Bindso, Old reason, Vinte Trez, Alelo recessivo, Crazy mind, A2b & Nicotina.

Blog - Como surgiu o Vírus do Underground?

V.U - Surge com RAHIM, T pelo facto de influenciar muita gente a gostar do estilo rap underground... então passei a chamar-me Vírus do underground, só que pra um artista o nome era comprido demais, então decidi formar uma dupla com meu primo METEORO. Dai... eu e ele fomos ter com Eskeleto vivo que também se identificou com a nossa ideia. assim formou-se a VÍRUS DO UNDERGROUND com apenas três elementos. Dai pra cá o numero de integrantes foi aumentando... A maior parte deles formados como MC na própria Vírus do underground. A Vírus do underground também foi escola de Rap.

Blog - Qual o porquê desse nome?

V.U - O nome VÍRUS DO UNDERGROUND foi escolhido Por Rahim antes dele ter o nome artístico RAHIM. ele influenciou muita gente a gostar e fazer o rap underground, dai se chamou Vírus do underground. Porque acreditava que era um vírus que infectava as pessoas causando a "doença" ou o gosto pelo gênero RAP Underground. Eskeleto vivo & Meteoro também consideravam-se Vírus do underground. Dai Abdicou Rahim o nome de Vírus do underground passando se chamar RAHIM e doou o nome ao colectivo que passou a se chamar VÍRUS DO UNDERGROUND até hoje. Eramos maniacos em fazer as pessoas gostar do Underground e a maior parte das vezes que tentávamos... conseguíamos convencer. Eramos uma doença, uma praga e principalmente um vírus do underground...


Blog - Quais são as influências musicais e/ou literárias do coletivo?

V.U - As nossas influências musicais são: WU-TANG, Banda Podre (um grupo de rap moçambicano muito antigo), ONYX, DEALEMA, JEDI MIND TRICKS entre outros colectivos..mas principalmente Wu-Tang Clan.

Blog - Como é a cena do Hip-Hop em Moçambique, é muito marginalizado ainda?

V.U - O Hip-Hop ainda é marginalizado sim... mas não como antigamente. hoje já temos em alguns canais televisivos e de rádio espaço para o nosso estilo de música... mas antigamente não, mesmo em shows. Agora partilhamos com artistas de outros estilos de música sem muita restrição.

Blog - Vocês conseguem viver da música ou dos eventos que vocês organizam?

V.U - Em moçambique é muito difícil viver da música, não digo que é impossível... é possível sim mas dificilmente. Muito menos pra artistas como nos, Os Repistas. Com isso quero dizer que não vivemos da musica mas sim vivemos a música, sobretudo a cultura hip-hop.

Blog - O Vírus do Underground está a lançar um novo álbum chamado Revolution, há uma previsão para esse lançamento?

V.U - O lançamento do álbum Revolution tem previsão sim.... Acreditamos que será lançado no sexto mês do ano em curso...

Blog - No Brasil a população negra é maior, mas vemos a todo momento a tentativa de embranquecimento do país, isso acontece em Moçambique também?

V.U - Sim, acontece também no nosso pais... o fluxo de imigrantes pra o nosso pais esta cada vez mais forte.

Blog - Temos diversos problemas no Brasil, muita corrupção na politica; a população preta, pobre e periférica não tem o devido acesso a serviços básicos como: Educação, Moradia, Saúde; e estamos sendo mortos na mão da policia. Vocês, aí em Moçambique, compactuam com os mesmos problemas? 

V.U - Em Moçambique há muita corrupção em todos os setores e áreas, o pobre não tem o devido acesso a serviços básicos de educação, saúde e estamos sendo mortos na mão da policia e na mão de soldados dos dois partidos da oposição, estamos numa tensão politico-militar onde o povo é quem sofre as consequências. e se assim continuar vai resultar numa guerra!

Blog - Quais são os mitos que vocês acham que são criados na visão do mundo em relação ao continente Africano?

V.U - Há muita mentira em relação a África, como por exemplo: A África é pobre demais. Eu discordo: A África é rica e muito rica que não param de entrar investidores estrangeiros, o que nos falta ou seja o que nos faltou foi mecanismos de como usufruir da mesma riqueza. e a lavagem cerebral que o ocidente nos faz...podemos ser pobres de possibilidades mas em termos de recursos naturais somos ricos.

Blog - Qual a religião predominante no grupo?

V.U - A religião predominante no grupo e a católica e em seguida vem a islâmica.

Blog - Há uma década a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) tomou espaço em Moçambique, eles prometem prosperidade, cura de doenças, riquezas, em troca da doação de dízimos, quanto mais der mais abençoado será, e nisso atingem a população mais carente e aproveitam a vulnerabilidade dessas pessoas. Qual é a sua visão da IURD?

V.U - Em relação a IURD eu acho que é um jeito muito feio de extorquir dinheiro, usando a sensibilidade de um povo sofrido.

Blog - E Para que nós aqui do Brasil conheçamos mais sobre o rap em Moçambique, cite quem são os seus maiores parceiros.

V.U - Os blocos aliados, A comunidade Bantu, A irmandade, Os tropas da margem norte... Biosense, Bone, A N'zimo Record's, Os maxaquenistas, A sick mind, As larvas Assombradas... entre outros aqui não mencionados.

Blog - Pra finalizar, vocês acreditam em dias melhores?

V.U - Acreditamos em dias melhores sim, porque já tivemos dias piores, e que se fosse pra desistir já teríamos feito antes e não agora. Dias melhores estão a vir e continuarão a vir!

Blog - Muito bom mesmo. Sucesso! Obrigado Vírus do Underground.

Vírus do underground
N'zimo Record's

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Marcus Garvey - Discurso em julho de 1921

Confiram esse discurso do Jamaicano Marcus Garvey (1887-1940), que foi um grande líder e ativista do movimento nacionalista negro, um cara de vasta luta e movimentos.
Por Carlos R. Rocha - Fuca
(tradução livre)

Sobre os objetivos da Associação Universal para o Progresso Negro
Nova York - Julho - 1921

Caros cidadãos da África, saúdo a vocês em nome da Associação Universal para o Progresso Negro e da Liga de Comunidades Africanas do mundo. Vocês podem se perguntar, que organização é essa? E sou eu que vou informá-los que a Associação Universal para o Progresso Negro é uma organização que busca unir em um corpo sólido os 400 milhões de negros do mundo, ou seja, ligar os 50 milhões de negros dos Estados Unidos da América, com os 20 milhões de negros das Índias Ocidentais, os 40 milhões de negros da América do Sul e Central, com os 280 milhões de negros da África, com o objetivo de melhorar as nossas condições nos setores industrial, comercial, educacional, social e político.

Como sabem, o mundo em que vivemos hoje é dividido em grupos raciais distintos e de diferentes nacionalidades. Cada raça e cada nacionalidade está se esforçando para elaborar o seu próprio destino, excluindo as outras raças e nacionalidades. Ouvimos o grito da Inglaterra para o inglês, da França para o francês, da Alemanha para os alemães, da Irlanda para os irlandeses, da Palestina para os judeus, do Japão para os japoneses, da China para os chineses.

Nós da Associação Universal para o Progresso Negro estamos levantando o grito da África para os africanos, para aqueles que estão em casa e para aqueles no exterior. Há 400 milhões de africanos no mundo que têm sangue negro correndo em suas veias. E acreditamos que chegou o momento de unir essas 400 milhões de pessoas para o objetivo comum de melhorar suas condições.

O grande problema do negro pelos últimos 500 anos tem sido a desunião. Ninguém ou nenhuma organização jamais tomou a iniciativa de unir a raça negra, mas nos últimos quatro anos, a Associação Universal para o Progresso Negro fez maravilhas em reunir quatro milhões de negros organizados que estão espalhados em todas as partes do mundo, sendo nos 48 estados da União Americana, todas as ilhas das Índias Ocidentais, e os países da América do Sul e Central e África. Estes 4 milhões de pessoas estão trabalhando para converter os 400 milhões espalhados por todo o mundo e é para esse fim que estamos a pedir para se juntarem às nossas fileiras e fazerem o melhor que puderem para nos ajudar a trazer uma raça emancipada .

Se tem alguma coisa louvável para ser feita, deve ser feita através da unidade e é por essa razão que a Associação Universal para o Progresso Negro convida todos os Negros nos Estados Unidos para reunir a sua origem. Queremos unir a raça negra no país. Queremos que cada Negro trabalhe para um objeto comum, o de construir uma nação de sua autoria no grande continente africano. e se todos os negros de todo o mundo estiverem trabalhando para o estabelecimento de um governo na África significa que isso será realizado em mais alguns anos.

Queremos o apoio moral e financeiro de cada Negro para tornar esse sonho uma possibilidade. Esta organização já se estabeleceu na Libéria, na África Ocidental, e tem se esforçado para fazer tudo o que é possível desenvolver o país Negro para se tornar uma grande comunidade industrial e comercial.

Pioneiros foram enviados através dessa organização para a Libéria e agora eles estão lançando as bases sobre as quais os 400 milhões de negros do mundo vão construir. Se vocês acreditam que o negro tem uma alma, se vocês acreditam que o negro é um homem, se vocês acreditam que o Negro foi dotado com os sentidos comumente dados a outros homens pelo Criador, então você tem que reconhecer que o que outros homens fizeram, os negros podem fazer também. Queremos construir cidades, nações, governos, indústrias por nossa conta na África, para que possamos ser capazes de ter a chance de levantar-nos do menor para os mais altos cargos na comunidade Africana.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 7



Black Power Speech (7/7) - Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA



PARTE 1: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2013/12/discurso-de-stokely-carmichael-kwame.html
PARTE 2: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power.html
PARTE 3: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_15.html
PARTE 4: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_16.html
PARTE 5: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_9012.html
PARTE 6: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_17.html



Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Última parte

É claro para mim que isso só ressalta o problema da América com o sexo e cor, e não o nosso problema, não o nosso problema. E agora é a América branca que está lidando com esses problemas de sexo e cor.

Se tivéssemos que ser reais e honestos, teríamos que admitir que a maioria das pessoas neste país vê as coisas em preto e branco. Nós fazemos isso, todos nós fazemos, vivemos em um país que é voltado para isso. Os brancos teriam que admitir que eles têm medo de entrar em um gueto negro à noite, eles tem medo, isso é fato. Eles tem medo porque eles poderiam apanhar, ser " linchados", "saqueados ", " cortados", etc, etc . Mas isso acontece com os negros no gueto todo dia, (por acaso), e os brancos têm medo disso. Então você treina um homem para fazer isso por você, um policial. Assim, a brutalidade policial vai existir em um alto nível por causa da incapacidade do homem branco de se unir e viver em boas condições com os negros. Este país é muito hipócrita e não podemos nos ajustar a sua hipocrisia.

A única vez que eu ouço as pessoas falarem sobre a não-violência é quando as pessoas negras se movem em defesa contra os brancos. Os negros se cortam todas as noites no gueto, ninguém fala sobre a não-violência. Lyndon Baines Johnson está ocupado bombardeando o Vietnã, ninguém fala sobre a não-violência. Os brancos espancam os negros todo dia, ninguém fala sobre a não-violência. Mas assim que os negros começam a se mover, o duplo padrão (desejável para um grupo, mas deplorável para outro) vem a existir.

Vocês não podem se defender, é o que mostram, pois quem defende a violência agressiva seria capaz de viver neste país. Os dois pesos novamente entra nisso. Não é ridícula e hipócrita para o camaleão político que se diz vice-presidente neste país dizer: "saqueamento nunca levou ninguém a lugar nenhum"? Não é hipócrita por Lyndon para falar sobre os saques, que você não pode realizar qualquer coisa por saques e você deve realizá-lo pelos meios legais? O que ele sabe sobre a legalidade? Pergunte Ho Chi Minh, ele lhe dirá.

De modo que, em conclusão, é claro para mim que temos que travar uma batalha psicológica sobre o direito dos negros para definir os seus próprios termos, definem-se como bem entenderem, e se organizem como eles devem fazer. Agora a pergunta é: como é que a comunidade branca vai começar a permitir que a organização, porque uma vez que eles começam a fazer isso, eles também permitirá a organização que eles querem fazer dentro de sua comunidade? Não faz diferença, porque vamos organizar o nosso caminho de qualquer maneira. Vamos fazê-lo. A questão é: como é que vamos fazer para facilitar essas questões, se vai ser feito com mil policiais com metralhadoras, ou se vai ser feito em um contexto em que as pessoas brancas afastem os policiais. Essa é a questão.

E a pergunta é: estariam as pessoas brancas que se dizem ativistas, prontas para começar a mudança nas comunidades brancas, em duas acusações: a construção de novas instituições políticas e destruir as antigas que temos? E deslocar o conceito de recusa de jovens brancos a irem para o exército? Então, possamos começar a construir um novo mundo. É irônico falar sobre a civilização neste país, este país é incivilizado. Ele precisa ser civilizado. Ele precisa ser civilizado.

E que temos de começar a levantar as questões da civilização: O que é? E quem faz isso? E por isso temos que exortá-los a lutarem para serem os líderes de hoje, não amanhã. Temos que ser os líderes de hoje. Este país é um país de ladrões, ele está à beira de se tornar uma nação de assassinos. Temos que parar com isso. Temos que parar com isso. Temos que parar com isso. Temos que parar com isso.

E então, por isso, num sentido mais amplo, há a questão do povo negro. Estamos em movimento para a nossa libertação. Estamos cansados de tentar provar coisas para os brancos. Estamos cansados de tentar explicar às pessoas brancas que não queremos prejudicá-los, estamos preocupados com a obtenção de coisas que queremos, as coisas que temos que ter para sermos capazes de viver. A pergunta é: será que as pessoas brancas podem permitir isso neste país? A questão é: será que as pessoas brancas superarão o racismo neste país? Se isso não acontecer, irmãos e irmãs, não temos escolha a não ser dizer muito claramente, "Saiam da frente, ou vamos passar por cima de vocês."

Obrigado.




Carlos R. Rocha

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 6



Black Power Speech (6/7) - Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA



PARTE 1: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2013/12/discurso-de-stokely-carmichael-kwame.html
PARTE 2: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power.html
PARTE 3: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_15.html
PARTE 4: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_16.html
PARTE 5: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_9012.html

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 6

Agora vamos articular que, portanto, temos que nos conectar com os negros em todo o mundo, e que essa conexão não seja apenas psicológica, mas uma muito real. Se a América do Sul se rebelasse hoje, e as pessoas negras atirassem para o inferno todas as pessoas brancas lá - como deveriam, como deveriam - em seguida, a Standard Oil desmoronaria. Se a África do Sul fizesse isso hoje, a Chase Manhattan Bank desmoronaria amanhã. Se Zimbabwe, que é chamado de Rodésia por pessoas brancas, fizesse amanhã, a General Electric faria desabar sobre a Costa Leste. A pergunta é: como é que vamos parar aquelas instituições que estão tão dispostas a lutar contra a "agressão comunista", mas fecha os olhos à opressão racista? Essa é a questão a levantar. Este país pode fazer isso?

Agora, muitas pessoas falam sobre sairmos do Vietnã. O que vai acontecer? Se sairmos do Vietnã, haverá outro agressor lá - não vamos estar lá, não vamos estar lá. E assim, a pergunta é: como podemos articular essas posições? E não podemos começar a articulá-las com os mesmos pressupostos que as pessoas no país falam, porque eles falam de diferentes suposições que eu assumo o que a juventude deste país estão falando.Que nós não estamos falando de uma política ou de auxílio ou o envio de pessoas do Corpo da Paz em ensinar as pessoas a ler e escrever e construir casas, enquanto nós roubamos suas matérias-primas. É isso o que estamos falando? Porque isso é tudo o que fazemos. O que os países subdesenvolvidos precisam são informações sobre como se tornarem industrializados, para que eles possam manter suas matérias-primas, onde eles têm, produzi-los e vendê-lo para este país pelo preço que deveria pagar, não para que nós produzíssemos e vendêssemos de volta pra eles, para lucrar e manter o envio de nossos missionários modernos, chamados filhos de Kennedy. E que, se os jovens vão participar desse programa, como vocês levantam essas questões em que você começa a controlar esse programa da Peace Corps? Como vocês começam a criá-los?

Como que podemos levantar as questões da pobreza? As premissas deste país são, se alguém é pobre, é por causa de sua própria praga individual, ou de não terem nascido no lado direito da cidade, ou eles tiveram muitos filhos, ou eles foram para o exército muito cedo, ou seus pais eram bêbados, ou eles não se preocupavam com a escola, ou que cometeram algum erro. Isso tudo é um monte de besteiras. A pobreza é bem calculada neste país, é bem calculada, e a razão pela qual o programa da pobreza não vai funcionar é porque as calculadoras de pobreza estão administrando isso. É por isso que não vai funcionar.

Então, como podemos, como juventude do país, mover para começar a rasgar as coisas? Devemos entrar na comunidade branca. Estamos na comunidade negra. Nós desenvolvemos um movimento na comunidade negra. O desafio é que o ativista branco falhou miseravelmente para desenvolver o movimento dentro de sua comunidade. E a questão é, podemos encontrar pessoas brancas que vão ter a coragem de entrar em comunidades brancas e começar a organizá-las? Podemos encontrá-los? Eles estão aqui e eles estão dispostos a fazer isso? Essas são as perguntas que devemos levantar para o ativista branco.

E nós nunca iremos ser pegos em dúvida sobre poder. Este país sabe o que é poder, sabe muito bem, e sabe o que é Black Power porque privou os negros durante 400 anos. Por isso, sabe o que é Black Power. Mas a questão é, por que as pessoas negras - por que as pessoas brancas neste país associam Black Power com violência? E a resposta é por causa de sua própria incapacidade de lidar com a "negritude". Se tivesse dito "Negro Power" ninguém iria ficar com medo, todo mundo iria apoiá-lo, ou se disséssemos poder para as pessoas de cor, todos iriam apoiar, é a palavra "Black" - é a palavra "Black" que incomoda as pessoas neste país, e isso é problema deles, não meu - o problema é deles.

Agora há uma mentira moderna que queremos atacar e, em seguida, seguir em frente muito rapidamente, é a mentira que diz que todo o preto é ruim. Agora, você são todos uma multidão universitária, vocês tiveram seus cursos de lógica básica, vocês sabem sobre premissa maior e premissa menor. Então, as pessoas foram me dizendo que todo preto é ruim.Vamos fazer a nossa premissa maior.

Premissa maior: toda coisa e todo preto é ruim.
Menor premissa ou especial premissa: Eu sou esse todo preto.

Eu nunca vou cair nessas armadilhas, eu sou todo preto e eu sou tudo de bom, entenda isso. Qualquer coisa toda preta não é necessariamente ruim. Todo preto só é ruim quando você usar a força para manter os brancos fora. Agora é o que as pessoas brancas têm feito neste país, e eles estão projetando seus medos e culpas sobre nós, e não vamos tê-los, não vamos tê-los. Deixe que eles lidem com seus próprios medos e sua própria culpa. Deixe-os encontrar seus próprios psicólogos. Nós nos recusamos a sermos terapeutas para a sociedade branca por mais tempo. Temos enlouquecido tentando fazê-lo. Ficamos completamente loucos tentando fazê-lo.

Eu olho para o Dr. King na televisão todos os dias, e eu digo a mim mesmo: "Agora há um homem que precisávamos desesperadamente neste país, há um homem cheio de amor, há um homem cheio de misericórdia, há um homem cheio de compaixão". Mas cada vez que vejo Lyndon na televisão, eu digo: "Martin, baby, você tem um longo caminho a percorrer."

Como estamos dispostos a dizer "não" e retirar-nos desse sistema e dentro de nossa comunidade começar a função para construir novas instituições que falam das nossas necessidades. Em Lowndes County, desenvolvemos algo chamado a Organização de Liberdade Lowndes County, é um partido político, a lei do Alabama diz que se você tem um partido você deve ter um emblema, escolhemos como emblema uma pantera negra, um animal preto lindo que simboliza a força e a dignidade do povo negro, um animal que nunca contra-ataca até que ele esteja longe na parede, ele não faz nada, mas quando salta, é, e quando ele ataca ele não pára.

Há um partido no Alabama chamado Partido Democrático Alabama, são todos brancos, tem como emblema um galo branco e as palavras "supremacia branca". Agora, os senhores da imprensa, porque eles são os anunciantes, e porque a maioria deles são brancos, e porque eles são produzidos por essa instituição branca, nunca chamou a (Lowndes County Freedom Organization) pelo seu nome? Mas sim, eles chamam de Partido dos Panteras Negras. Nossa pergunta é: por que não chamar o Partido Democrático do Alabama de "Partido Branco do Caralho"?

PARTE 7: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_9197.html


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Operação Delegada


                                                          Operação Delegada


Miguel Angelo - Fórum de Hip Hop MSP

Criada na gestão Kassab em 2009, a Operação Delegada visa, segundo um de seus idealizadores, o Vereador Coronel Camilo (PSD), o combate ao comércio ilegal, garantir uma renda extra aos policiais e dar segurança a população nas ruas com foco no centro expandido e também nas áreas tradicionais de comércio como os largos da Batata e 13 de maio (porém, existe um enfoque, e quase uma redução, na questão do bico, a demanda por um bico aos PM’s é evidente, tornar isso oficial e pela Prefeitura daria mais garantias os oficiais interessados). O foco quando da criação era combater o comércio ambulante, principalmente no centro de São Paulo. Parte das vagas ociosas é relacionada à continuidade no trabalho, mas outra visa expandir a operação, o que gera problemas.
Foram gastos R$ 268,8 milhões entre 2010 e setembro de 2012
A Operação Delegada deixou o Plano de Metas 2013-2016 a pedido da própria população, majoritariamente na periferia da capital.


            “A população não quis. Veja bem, a Operação Delegada não é bem vista pela população. Porque consideram que a PM é violenta, enfim, tem uma série de restrições lá (nos bairros de baixa renda). Recebemos (reclamações) em quase todas as (35) audiências, a população não querendo que nada constasse de Operação Delegada”.
                                                               Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani


Se por um lado não desejamos resolver os problemas que afetam o povo preto, pobre e periférico com a PM os próprios oficiais também se recusaram a participar, diante da proposição de ir além do combate aos ambulantes. Muitos não quiseram ir (fazer patrulha nos bairros).

            Nos incomoda muito a uma parceria que aglutina concepções de segurança extremamente distintas como a do Governador Geraldo Alckmin (que, entre outras coisas, é a favor da internação compulsória e a redução da maioridade penal), o Secretário de Segurança Pública Fernando Grella (o mesmo que se recusou a comparecer em uma audiência pública contra o genocídio da juventude preta a qual a equipe do mesmo ajudou a articular e que recentemente negou o caráter repressivo de sua política de segurança pública)
Convênio Assinado entre Alckmin e Haddad
Além de ajudar a combater o comércio irregular, 3.898 Policiais Militares e Bombeiros poderão ajudar na prevenção e fiscalização de incêndios em estabelecimentos, no Programa de Silêncio Urbano (PSIU) e na preservação do patrimônio e equipamentos municipais. A assinatura foi feita no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul.



            A respeito da proteção do patrimônio e equipamentos municipais, as alterações têm o objetivo de dar maior proteção aos edifícios, praças e outros equipamentos municipais na cidade. Os PMs que participam da Operação também poderão prestar maior apoio ao município quanto a fiscalização do Programa de Silêncio Urbano (PSIU). No período da noite atuarão cerca de 1.300 policiais.


“Nós concordamos em agirmos juntos desde já e daqui a quinze dias ampliar pela primeira vez a Operação Delegada. Essa operação vai mudar, o governo concorda e está todo mundo de acordo que ela mudará para melhor, já que ela não será mais restrita à delegação de uma atividade, com o foco nos locais de reunião”,
Fernando Haddad, Prefeito da Cidade de São Paulo


“Sou secretário de Direitos Humanos de São Paulo, portanto, sigo uma diretriz política, mas nem sempre nos sentimos confortáveis com algumas decisões que extrapolam nossa competência. Confesso que essa é uma destas questões. Não acho a Operação Delegada uma boa solução, da forma pela qual foi firmada.”
                                               Rogério Sotilli, Secretário Municipal de Direitos Humanos


É nítida a disputa interna pelo que deveria ser a Operação Delegada e até mesmo quanto ao como é possível equacionar as questões colocadas na justificativa da alternativa escolhida pelas gestões municipal e estadual. Sotilli, por exemplo, reconheceu a necessidade de encontrar alternativas para como lidar com a truculência da PM (Policia Militar), mesmo sem governabilidade sobre a corporação, e até reconheceu que esse fenômeno, a truculência, está também à cultura da GCM (Guarda Civil Metropolitana)



“Temos governabilidade sobre a GCM, que também não é fácil. A GCM é truculenta, porque ela vem formada sobre a ideia da repressão, de dispersar, higienizar, de tirar as pessoas diferentes das ruas. Se é LGBT tem de sair, o padrão é ser macho ou mulher, se é morador de rua tem de sair também, e este é um processo cultural a ser trabalhado.”
                                               Rogério Sotilli, Secretário Municipal de Direitos Humanos




Enquanto isso...

Enquanto que o índice de desigualdade Gini no Brasil é de 0,56, na cidade de São Paulo o índice é de 0,57
São 14,1 mil pessoas morando nas ruas da cidade
228 mil famílias vivendo em extrema pobreza, sobrevivendo com renda de até 1/4 do salário mínimo
386,4 moradias (10,8% do total de moradias da cidade) nas 1,631 favelas da cidade
A ausência total ou parcial de infraestrutura básica urbanística mínima, pela irregularidade jurídica ou fundiária da posse ou da propriedade e/ou pela ausência de espaço interno suficiente para morar, sendo desde de 2009 cerca de 890 mil domicílios nessa situação
Cerca de 15% da população da cidade tem renda igual ou menor a R$

Na saúde, o tempo de espera vem aumentando continuamente a revelia das ações da gestão municipal quanto a atenção básica

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 5



Black Power Speech (5/7) - Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA



PARTE 1: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2013/12/discurso-de-stokely-carmichael-kwame.html
PARTE 2: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power.html
PARTE 3: http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/02/stokely-carmichael-discurso-black-power_15.html

Stokely Carmichael - Discurso Black Power 1966 - Parte 5

Nós é que colhemos o algodão para nada. Nós é que somos as criadas nas cozinhas de brancos liberais. Nós é que somos os zeladores, porteiros, os homens do elevador, nós que varremos o chão da faculdade. Sim, nós é que somos os que trabalham duro e os mais mal pagos, sim temos os menores salários.
E isso não faz sentido para as pessoas começarem a falar sobre as relações humanas até que elas estejam dispostas a construir novas instituições. Os negros são economicamente inseguros. Liberais brancos são economicamente seguros. Vocês podem começar a construir uma coalizão econômica? Os liberais estão dispostos a partilhar os seus salários com os negros economicamente inseguros por amor? Então, se vocês não estão, vocês estariam dispostos a começar a construir novas instituições que irão fornecer segurança econômica para os negros? Essa é a pergunta que queremos tratar. Essa é a pergunta que queremos tratar.

Temos que examinar seriamente as histórias que nos foram contadas, mas temos algo mais a fazer do que isso. Estudantes americanos são, talvez, os alunos menos politicamente sofisticados do mundo, do mundo, do mundo. Através de todos os países no mundo, enquanto estávamos crescendo, os alunos estavam levando as grandes revoluções de seus países. Nós não fomos capazes de fazer isso, eles têm sido politicamente conscientes da sua existência, na América do Sul, os nossos vizinhos, logo abaixo da fronteira tem um a cada 24 horas apenas para nos lembrar que eles são politicamente conscientes.
E temos sido incapazes de compreendê-los porque sempre nos movemos no campo da moralidade e amor, enquanto outras pessoas estavam politicamente acabando com nossas vidas. E a pergunta é: como é que vamos avançar politicamente e parar de nos mover moralmente? Vocês não podem se mover moralmente contra um homem como Brown e Reagan. Vocês têm de mover-se politicamente para colocá-los fora do negócio. Vocês têm de mover politicamente.

Vocês não podem se mover moralmente contra Lyndon Baines Johnson, porque ele é um homem imoral. Vocês têm de mover politicamente. E temos que começar a desenvolver uma sofisticação política - o que não é para ser um papagaio. "O sistema de dois partidos é a melhor festa do mundo" Há uma diferença entre ser um papagaio e ser politicamente sofisticado.

Temos que levantar questões sobre a necessidade de novos tipos de instituições políticas neste país, e nós do SNCC sustentamos que precisamos agora. Precisamos de novas instituições políticas no país. Pois qualquer hora, qualquer hora Lyndon Baines Johnson pode dirigir um partido com Bobby Kennedy, Wayne Morse, Eastland, Wallace, e todos os outros gatos supostos-a-serem-liberais, há algo de errado com esse partido, eles estão se movendo politicamente, não moralmente. E que se esse partido se recusa a sentar negros do Mississipi e vai em frente e senta racistas como Eastland e sua camarilha, é claro para mim que eles estão se movendo politicamente, e que não se pode começar a falar em moralidade para pessoas desse tipo.

Temos que começar a pensar politicamente e ver se podemos ter o poder de impor e manter os valores morais que nos são elevados. Devemos questionar os valores desta sociedade, e eu afirmo que os negros são as melhores pessoas para fazer isso porque fomos excluídos da sociedade. E a pergunta é, devemos pensar se queremos ou não nos tornar parte dessa sociedade. Isso é o que nós queremos fazer.

E isso é exatamente o que o SNCC está fazendo. Estamos levantando questões sobre este país, eu não quero ser uma parte da American pie. A American pie significa estuprar África do Sul, bater no Vietnã , bater na América do Sul, violar as Filipinas, e violar todos os países em que já esteve dentro. Eu não quero o seu dinheiro de sangue, eu não quero isso - não quero fazer parte desse sistema. E a pergunta é: como é que podemos levantar essas questões? Como é que vamos começar a criá-las?

Somos duma geração que crescemos achando que este país é a potencia mundial, que este país tem que ser o mais rico do mundo. Devemos questionar,  qual origem dessa riqueza? Isso é o que estamos questionando, e se queremos ou não que este país continue a ser o país mais rico do mundo, com o preço de estuprar todos - toda a gente em todo o mundo. Isso é o que temos de começar a questionar. E isso porque as pessoas negras estão dizendo que agora não querem se tornar uma parte de vocês, somos chamados racistas reversos. Isso não é um máximo?

Agora, vamos tocar na questão da não-violência, porque vemos que mais uma vez foi um fracasso da sociedade branca fazer o trabalho de não-violência. Eu sempre fui surpreendido com pregadores religiosos que vieram ao Alabama para me aconselhar a não ser violento, mas não têm a coragem de começar a falar com James Clark sobre a não-violência. É lá que a não-violência deve ser pregada - a Jim Clark, e não para o povo negro. Eles já foram não violentos muitos anos. A pergunta é: será que as pessoas brancas conseguem conduzir escolas não violentas em Cicero onde eles são responsáveis por essa realização, não entre os negros no Mississippi? Podem realizar-se entre as pessoas brancas em Granada?

E aqueles grandalhões que chutam as criancinhas negras - vocês podem realizar as escolas não violentas lá? Essa é a questão que devemos levantar, não a de conduzir a não-violência entre as pessoas negras. Vocês podem me citar um homem negro que hoje matou alguém branco e ainda está vivo? Mesmo após a rebelião, quando alguns irmãos negros jogaram alguns tijolos e garrafas, dez mil deles tiveram que pagar o crime, porque quando o policial branco vem, quem é negro é preso, "Porque todos nós parecemos iguais."

Nós, os jovens deste país, devemos começar a levantar essas questões. E temos que começar a nos mover para construir novas instituições que vão trabalhar com as necessidades das pessoas que delas necessitam. Vamos ter que falar para mudar a política externa deste país, um dos problemas com o movimento pela paz é que ele é muito preso no Vietnã, e que se retirar as tropas do Vietnã esta semana, na próxima semana teria que se arranjar outro movimento de paz para Santo Domingo. E a pergunta é: Como é que se começa a articular a necessidade de mudar a política externa deste país - uma política que é decidida acerca de uma raça, uma política em que as decisões são tomadas na base de obter a riqueza econômica a qualquer preço, a qualquer preço.