sexta-feira, 2 de maio de 2014

Marcus Garvey - Discurso em julho de 1921

Confiram esse discurso do Jamaicano Marcus Garvey (1887-1940), que foi um grande líder e ativista do movimento nacionalista negro, um cara de vasta luta e movimentos.
Por Carlos R. Rocha - Fuca
(tradução livre)

Sobre os objetivos da Associação Universal para o Progresso Negro
Nova York - Julho - 1921

Caros cidadãos da África, saúdo a vocês em nome da Associação Universal para o Progresso Negro e da Liga de Comunidades Africanas do mundo. Vocês podem se perguntar, que organização é essa? E sou eu que vou informá-los que a Associação Universal para o Progresso Negro é uma organização que busca unir em um corpo sólido os 400 milhões de negros do mundo, ou seja, ligar os 50 milhões de negros dos Estados Unidos da América, com os 20 milhões de negros das Índias Ocidentais, os 40 milhões de negros da América do Sul e Central, com os 280 milhões de negros da África, com o objetivo de melhorar as nossas condições nos setores industrial, comercial, educacional, social e político.

Como sabem, o mundo em que vivemos hoje é dividido em grupos raciais distintos e de diferentes nacionalidades. Cada raça e cada nacionalidade está se esforçando para elaborar o seu próprio destino, excluindo as outras raças e nacionalidades. Ouvimos o grito da Inglaterra para o inglês, da França para o francês, da Alemanha para os alemães, da Irlanda para os irlandeses, da Palestina para os judeus, do Japão para os japoneses, da China para os chineses.

Nós da Associação Universal para o Progresso Negro estamos levantando o grito da África para os africanos, para aqueles que estão em casa e para aqueles no exterior. Há 400 milhões de africanos no mundo que têm sangue negro correndo em suas veias. E acreditamos que chegou o momento de unir essas 400 milhões de pessoas para o objetivo comum de melhorar suas condições.

O grande problema do negro pelos últimos 500 anos tem sido a desunião. Ninguém ou nenhuma organização jamais tomou a iniciativa de unir a raça negra, mas nos últimos quatro anos, a Associação Universal para o Progresso Negro fez maravilhas em reunir quatro milhões de negros organizados que estão espalhados em todas as partes do mundo, sendo nos 48 estados da União Americana, todas as ilhas das Índias Ocidentais, e os países da América do Sul e Central e África. Estes 4 milhões de pessoas estão trabalhando para converter os 400 milhões espalhados por todo o mundo e é para esse fim que estamos a pedir para se juntarem às nossas fileiras e fazerem o melhor que puderem para nos ajudar a trazer uma raça emancipada .

Se tem alguma coisa louvável para ser feita, deve ser feita através da unidade e é por essa razão que a Associação Universal para o Progresso Negro convida todos os Negros nos Estados Unidos para reunir a sua origem. Queremos unir a raça negra no país. Queremos que cada Negro trabalhe para um objeto comum, o de construir uma nação de sua autoria no grande continente africano. e se todos os negros de todo o mundo estiverem trabalhando para o estabelecimento de um governo na África significa que isso será realizado em mais alguns anos.

Queremos o apoio moral e financeiro de cada Negro para tornar esse sonho uma possibilidade. Esta organização já se estabeleceu na Libéria, na África Ocidental, e tem se esforçado para fazer tudo o que é possível desenvolver o país Negro para se tornar uma grande comunidade industrial e comercial.

Pioneiros foram enviados através dessa organização para a Libéria e agora eles estão lançando as bases sobre as quais os 400 milhões de negros do mundo vão construir. Se vocês acreditam que o negro tem uma alma, se vocês acreditam que o negro é um homem, se vocês acreditam que o Negro foi dotado com os sentidos comumente dados a outros homens pelo Criador, então você tem que reconhecer que o que outros homens fizeram, os negros podem fazer também. Queremos construir cidades, nações, governos, indústrias por nossa conta na África, para que possamos ser capazes de ter a chance de levantar-nos do menor para os mais altos cargos na comunidade Africana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário