quinta-feira, 15 de maio de 2014

Stokely Carmichael - Discurso Free Huey Newton 1968 p.1

Stokely Carmichael (Kwame Ture) - Discurso pela liberdade do aniversariante Huey P. Newton dos Panteras Negras - Oakland 17 de Fevereiro de 1968 - Parte 1 de 2


Tradução livre por Carlos R. Rocha - Fuca,  começa a fala após o 1º minuto.

Boa noite. Está ficando tarde, mas temos ainda muito o que falar essa noite, e temos de ser sérios. Antes de começar, eu queria apresentar duas pessoas, uma é o nossa diretora de comunicação, que veio de Atlanta para passar o aniversário com o irmão Huey Newton, senhorita Ethel Minor. Ethel, onde está você? (aplausos) 

A outra pessoa é um dos nossos jovens guerreiros, que estava envolvido no Roxbury Rebellion onde ele teve uma série de acusações. Ele está fora da cadeia. Ele acabou de voltar de uma viagem através das águas. Ele foi para os países revolucionários onde honkys (termo que usado para insultar caucasianos) não podem ir...Chico (Aplausos).

Agora, então, esta noite temos de falar sobre várias coisas. Estamos aqui para celebrar o aniversário do irmão Huey P. Newton. Nós não estamos aqui para celebrar como Huey Newton o indivíduo, mas como a parcela de negros existentes onde quer que estejamos no mundo. (aplausos) E assim, ao falar sobre o irmão Huey Newton, nós temos que falar sobre a luta do povo negro, não só nos Estados Unidos, mas no mundo de hoje, e como ele se torna parte (áudio pulou) ... como podemos seguir em frente, para que o nosso povo possa sobreviver na América. (aplausos)

Portanto, nós não estamos falando de política esta noite, nós não estamos falando sobre a economia esta noite; estamos falando sobre
a sobrevivência de uma raça de pessoas - isso é tudo o que está em jogo. Estamos falando sobre a sobrevivência dos negros, nada mais ... nada mais ... nada mais, e vocês têm que entender isso. 

Por que é necessário falarmos sobre a sobrevivência de nosso povo? Muitos de nós sentimos... muitos de nossa geração sentem que eles estão se preparando para cometer um genocídio contra nós. Muitas pessoas dizem que é uma coisa horrível de se dizer, mas se é uma coisa horrível de se dizer, então devemos fazer como irmão Malcolm disse: devemos examinar a história, o nascimento desta nação foi concebido sobre o genocídio do homem vermelho... genocídio do homem vermelho ... do homem vermelho. 

Para que este país existisse, o honky teve que exterminar completamente o homem vermelho, e ele fez isso! E ele fez isso! Ele fez isso! (Aplausos) E ele fez isso, e nem sequer teve pudor ou se sentiu culpado, e ainda ele romantiza isso, colocando na televisão cowboy e índios ... cowboy x índios.

Então, a pergunta que devemos nos fazer é, se ele (o branco) foi capaz de fazê-lo contra o homem vermelho, ele também poderá fazer contra nós? Vamos examinar a história um pouco mais. As pessoas dizem que é uma coisa horrível falar que os brancos realmente pensam em cometer genocídio contra o povo negro. Vamos verificar a nossa história. (áudio pulou) ... que construímos este país - ninguém mais. 

Eu vou explicar isso para você. Quando o país começou, era um país economicamente agrícola, a receita de dinheiro no mercado mundial era de algodão e nós que colhemos o algodão! (aplausos) Nós colhemos o algodão! Nós fizemos! Então nós que construímos este país. Nós que lutamos nas guerras do país. Este país está se tornando cada vez mais tecnológico, de modo que a necessidade das pessoas negras está rapidamente desaparecendo. Quando a necessidade das pessoas negras desaparecer ele irá conscientemente nos exterminar. Ele conscientemente nos exterminará. 

Vamos verificar a Segunda Guerra Mundial, ele não vai fazê-la ao seu próprio país, repare que ele deixou cair uma bomba atômica sobre algumas pessoas amarelas indefesas em Hiroshima, algumas pessoas amarelas indefesas em Hiroshima... em Hiroshima. Se você não acha que ele é capaz de cometer genocídio contra nós, confira o que ele está fazendo com os nossos irmãos no Vietnã! Confira o que ele está fazendo no Vietnã! (aplausos) 

Temos que entender que estamos falando sobre a nossa sobrevivência e nada mais, de como esta bela raça de pessoas vai sobreviver na terra ou não, é o que estamos falando - nada mais... nada mais. 

Se vocês não acreditam que ele é capaz de nos exterminar, analise a raça branca: onde quer que ela esteve ela dominou, conquistou, assassinou, e atormentou. Sendo a maioria ou a minoria, eles sempre dominaram! ... eles sempre dominaram!  Observem o modelo de como eles fazem isso. Eles vieram para este país, eles não sabiam a mínima coisa (áudio pulou) ... O Homem Vermelho mostrou-lhes como se adaptar a este país, mostrou-lhes o cultivo de milho, mostrou-lhes como caçar, e quando os índios mostraram tudo, ele acabou com os Índios! Exterminou. 

Ele não estava satisfeito, ele foi para a América do Sul, os índios astecas disseram: "Esta é a nossa prata, este é o nosso cobre, estes são os nossos metais, estas são as estátuas que construímos pela beleza do nosso povo." Depois que os índios mostraram a ele, ele pegou e os exterminou! Ele foi para a África, nossos ancestrais disseram, "este é nosso modo de vida, tocamos tambores, nós gostamos de nós mesmos, temos ouro, fazemos diamantes e outras coisas para nossas mulheres." Ele levou o ouro, ele nos fez escravos, e hoje ele domina a África! África! (Aplausos) 

Ele foi para a Ásia, os chineses mostraram tudo o que tinham, mostraram a pólvora: "Nós usamos isso para fogos de artifício em nossos aniversários, em nossos dias de festividades." ele pegou e transformou numa arma, e então conquistou a China.

Estamos falando de um certo tipo de complexo de superioridade que existe no homem branco onde quer que ele esteja. E isso é o que temos que entender hoje, para que tudo saia pela janela, e falarmos de sobrevivência. Isto é tudo. Podem cortar todo esse lixo sobre o programa de pobreza, educação, habitação, assistência social... estamos falando sobre a sobrevivência, e, irmãos e irmãs, vamos sobreviver à América! Nós vamos sobreviver a América! (aplausos).

Agora, então, temos que entender o que está acontecendo, não só neste país, mas no mundo, especialmente na África. Porque somos um povo africano, nada mais. Nós sempre fomos um povo africano, sempre mantivemos os nossos próprios valores, e eu vou provar isso para vocês. Por mais que ele tenha tentado, o nosso povo resistiu por 413 anos nessa selva, e resistiu para esta geração realizar o que precisa ser feito. Não podemos decepcionar nossos ancestrais (aplausos)... Não podemos decepcionar os nossos antepassados...não podemos falhar com nossos antepassados. 

Resistimos em vários sentidos, veja o idioma inglês, há "gatos" que vêm aqui da Itália, da Alemanha, da Polônia, da França e em duas gerações eles falam inglês perfeitamente. Nós nunca falamos Inglês corretamente! (aplausos) Nunca falamos Inglês corretamente. Nunca! Nunca! Nunca! E isso é porque nosso povo resistiu conscientemente a uma linguagem que não pertence a nós - nunca pertenceu, nunca será. De qualquer forma eles tentam impor goela abaixo, não aceitaremos! Não aceitaremos. Vocês devem entender isso como um nível de resistência. Qualquer um pode falar essa linguagem simples do honky corretamente. Qualquer um pode fazê-lo. Nós não fizemos isso porque temos resistido... resistido.

Confira o nosso modo de vida. Não importa o quanto ele tenha tentado, ainda mantemos uma forma comum de vida em nossas comunidades. Não enviamos idosos para lares de idosos; isso é lixo! (aplausos) Isso é lixo! Nós não chamamos nossas crianças de ilegítimas em nossa comunidade, nós cuidamos de qualquer criança em nossa comunidade...(aplausos) qualquer criança em nossa comunidade. 

É um nível de resistência que temos de começar a olhar para o nosso povo. Analise esse segmento para fazer o que tem que ser feito para que o nosso povo sobreviva. Três coisas: Primeiro e mais importante, ele tem sido capaz de fazer com que odiamos uns aos outros. Ele transpassou o ódio e o amor de um para o outro, por um amor ao seu país... seu país. 

Temos que desenvolver o número um, e isso é a coisa mais importante que podemos fazer como um povo. É preciso primeiro desenvolver um amor eterno para o nosso povo... pro nosso povo. (aplausos)... nosso povo... o nosso povo. Devemos desenvolver o amor eterno como é personificado no irmão Huey P. Newton. Amor eterno para o nosso povo... amor eterno. Se não fizermos isso, vamos ser exterminados. Devemos desenvolver o amor eterno para o nosso povo. Nosso slogan será: "Primeiro o nosso povo, então, e só então eu e você como indivíduos." Nosso povo em primeiro lugar... o nosso povo em primeiro lugar. (aplausos) 

Depois disso vem em segundo lugar, a palavra de ordem: Todo Negro (Negro) é um potencial homem negro (Black man), não afastaremos deles!... (aplausos)... não afastaremos!

Entenda o conceito de "Negro" e o conceito de "Black Man". Nós viemos para este país como "Black Man" e como africanos. Levou 400 anos para tornar-nos "Negros", entenda isso. Isso significa que o conceito de um homem negro ("Black Man") é aquele que reconhece sua cultura, sua história e as raízes de seus grandes ancestrais, que eram os maiores guerreiros na face da Terra. Africanos! (aplausos) africanos! Africanos! Muitos dos nossos tiveram a mente embranquecida, se um negro vem até você e você vira as costas para ele, ele vai correr para o honky. Temos que ter tempo e paciência com o nosso povo, porque eles são nossos! ... Eles são nossos! Com todos os *Uncle Tom iremos sentar e conversar. Quando eles baterem, vamos curvar. Quando eles derem tapas vamos curvar. E vamos tentar trazê-los para casa. E se eles não vierem pra casa, vamos (áudio pulou) isso é tudo... isso é tudo... isso é tudo. (aplausos)

Temos que saber quem é o nosso maior inimigo. O grande inimigo não é o seu irmão, carne de sua carne e sangue do seu sangue. O principal inimigo é o honky e suas instituições racistas. Esse é o grande inimigo! Esse é o maior inimigo! E sempre que alguém se prepara para a guerra revolucionária, se concentra no principal inimigo. Nós não somos fortes o suficiente para lutar entre nós e também lutar contra ele. Não lutaremos entre nós hoje! Não vamos lutar uns contra os outros. Não haverá lutas na comunidade negra entre os negros, não haverá brigas, não haverá interrupções. Estaremos unidos! (aplausos)

Em terceiro lugar, e mais importante, devemos entender que para os negros, a questão da comunidade não é uma questão de geografia, é uma questão de cor. É uma questão de cor, mesmo se você mora em Watts, se você vive em Harlem, Southside Chicago, Detroit, West Filadélfia, Geórgia, Mississippi, Alabama. Onde quer que vá, em primeiro lugar o seu povo - e não o território, o seu povo. Para nós a questão da comunidade é uma questão de cor e nosso povo, e não a geografia! Não o território! Não a geografia! Com isso quebramos o conceito de que as pessoas negras que vivem nos Estados Unidos são os negros americanos. Isso não faz sentido! Temos irmãos na África, temos irmãos em Cuba., temos irmãos no Brasil, temos irmãos da América Latina, temos irmãos em todo o mundo! Em todo o mundo! Em todo o mundo! E uma vez que começamos a entender que o conceito de comunidade é simplesmente um, o nosso povo, não faz diferença onde estamos. Estamos com o nosso povo e, portanto, estamos em casa... (aplausos)... portanto, estamos em casa.

Agora, então, ao falar de sobrevivência, é necessário entender as articulações dos inimigos. Os Estados Unidos trabalham sobre o que chamam de **Três m: Os missionários, o dinheiro, e os fuzileiros navais. Essa é precisamente a forma como ele se articulou em todo o mundo. É a maneira como ele se move contra nós. Eles enviaram os missionários; nós mandamos embora. Eles enviaram o dinheiro com o programa de pobreza, os vietnamitas e os coreanos estão retirando. A próxima coisa que vem são os fuzileiros navais. E se estamos falando sério, temos que estar preparados. Agora, se alguns negros não acham que o homem branco vai nos eliminar completamente, então não terá nenhum dano estarmos preparados caso ele decida fazer... apenas no caso de ele decidir fazer. Então, não haverá mal algum em estarmos preparados para os fuzileiros navais. Agora há um monte de táticas que podemos aprender. A VC (Viet Cong) está nos mostrando a melhor maneira de se articular... melhor maneira de fazer. 

E não tenha medo de dizer isso, diga a eles: "Sim, você quer que o vietnamita os derrote, porque eles erraram no salto." Não chegue até lá e jogue com eles, você nunca viu na TV: "Bem, na verdade, estávamos errados ao ir pro Vietnã, mas não podemos sair, a menos que salvemos nossa face." Para salvar a face do honky, milhões de vietnamitas teve que morrer. Isso é um monte de lixo. Se você está errado, assuma que está errado e saia! (aplausos) Saia! Saia! Saia!

Temos que, em seguida, ir para os programas que são colocados goela abaixo e ver como eles se relacionam com a gente. O primeiro deles é o voto . Eles têm uma coisa nova agora: "Black Power é o voto." A votação no país é, foi, e sempre será irrelevante para a vida das pessoas negras! Isso é um fato. Nós sobrevivemos no Mississippi, Alabama, Georgia, Louisiana, Texas, South Carolinia, Norte Carolinia, Virgínia e Washington, DC, sem o voto... sem o voto. (aplausos) os últimos dois anos, quando Julian Bond foi eleito pelo povo negro na Geórgia, eles o levaram para o mar. Não houve representação; os negros na Geórgia estão sobrevivendo até hoje.

Eles tiraram Adam Clayton Powell pra fora do escritório por um ano e meio, os negros do Harlem ainda estão sobrevivendo. Isso deve nos ensinar que o voto não é nada além de um truque do honky... nada além de um truque do honky. Se falamos sobre a votação de hoje, falamos sobre isso como uma coisa: uma ferramenta de organização para reunir o nosso povo... nada mais!... (aplausos)... nada mais ... nada mais. Torna-se um veículo para a organização; ele não pode ser outra coisa. Para acreditar que o voto vai salvar é acreditar no caminho que o irmão Adam Clayton Powell fez. Ele está em Bimini agora. Isso é o que nós temos que entender.

A segunda coisa que nos colocam goela abaixo é este programa de pobreza, você tem que entender o programa da pobreza, ele é projetado para, número um: dividir a comunidade negra, e número dois: dividir a família negra. Não há nenhuma dúvida sobre isso, dividir a comunidade negra. As pessoas que começaram a brigar por migalhas, porque é tudo que o programa de pobreza é, migalhas. Se você deixar as migalhas e passar a organizar, poderíamos tomar o pão inteiro, porque ele pertence a nós... nos pertence (aplausos).

Mas o que acontece é que o programa pobreza envia algumas centenas de milhares de dólares para a comunidade e grupos se organizam para lutar por esse dinheiro; assim, automaticamente você tem divisões na comunidade. Watts é o maior exemplo que temos hoje, foi o primeiro a obter o programa de pobreza após a rebelião, e hoje é a comunidade negra mais dividida no país. 

A segunda coisa que temos de reconhecer é o que esse programa de pobreza faz. Em qualquer raça, a juventude é instintivamente mais revolucionária, porque a juventude está sempre disposta a lutar, e o programa de pobreza é voltado propriamente à nossa juventude, para impedi-la de lutar. Isso é tudo que o programa de pobreza faz: é para parar as rebeliões e não para cuidar de pessoas negras - parar as rebeliões. Como é que você se sente sendo um pai e tem um filho para sustentar em casa com noventa dólares por semana, mas você está ainda desempregado. O que o programa de pobreza está fazendo pelos nossos pais? Se eles estavam preocupados com a comunidade negra, se eles acreditavam que o lixo que corre sobre a família negra, eles dariam empregos para os nossos pais, os chefes de família, para termos um pouco de respeito por eles... (aplausos) ... poderíamos ter um pouco de respeito por eles. 

Mas é precisamente porque o programa pobreza visa sufocar a nossa juventude, que eles fazem isso. E todas as pessoas que administram o programa de pobreza não vão colocar suas crianças nesses programas, que deveriam ser bom para nós.

Passemos á educação, e temos que falar claramente sobre este conceito de educação. Frantz Fanon disse muito claramente: "A educação é nada mais que o re-estabelecimento e o reforço dos valores e instituições de uma determinada sociedade." o que o irmão disse é que, tudo o que esta sociedade achar que é certo, na escola eles vão dizer que é certo, e você tem que executá-lo. Se você executar bem, você recebe um "A". Se eu digo que Colombo descobriu a América em 1492 e eu sou seu professor, você diz: "Não, Colombo não descobriu a América em 1492, existiam Índios aqui", eu digo que você foi reprovado no curso.

Portanto, a educação não significa o que eles dizem que isso significa. Temos de usar a educação para o nosso povo e para entender nossas comunidades. Em nossas comunidades há viciados em narcóticos; há cafetões; há prostitutas; existem traficantes; há professores; há empregadas domésticas; há porteiros; há pregadores; há gangsters. Se eu for para a escola, eu quero aprender a ser uma boa empregada, um bom porteiro, uma boa prostituta, um bom cafetão, um bom pregador, um bom professor, ou um bom porteiro. E a educação deve preparar para viver em comunidade, se o sistema educativo não pode fazer isso, ele deve ensinar-nos a mudar a nossa comunidade ...e a como mudar a nossa comunidade (aplausos). 

É preciso fazer um ou o outro, as escolas que enviamos nossos filhos para fazer um ou o outro, eles não fazem nem um nem outro; eles fazem algo absolutamente oposto. E quando os nossos jovens que são mais inteligentes do que todos aqueles honkeys na lousa, abandonam a escola por que eles percebem que não vai ajudá-los, então voltamos contra eles e gritamos com eles, dividindo nossa comunidade novamente ... dividindo nossa comunidade novamente.

Devemos entender que a menos que controlemos o sistema de ensino, onde ele começa a nos ensinar a mudar a nossa comunidade, onde vivemos como seres humanos, não há necessidade de mandar ninguém para a escola - é apenas um fato natural. Não temos outra alternativa a não ser lutar, quer gostemos ou não, em todos os níveis neste país, as pessoas negras tem que lutar! Tem que lutar! (aplausos) Temos que lutar!

Temos em nossa comunidade negra, as massas e a burguesia. Isso é sobre o nível de colapso. Temos de trazê-los para casa. Temos de trazê-los para casa, por muitas razões. Temos de trazê-los porque eles têm as habilidades técnicas que devem ser colocadas para o benefício de seu povo, não para o benefício do país, que é contra o seu povo. Temos de trazê-los para casa. (aplausos) Uma das maneiras de trazer o nosso povo para casa é usando de paciência, amor, fraternidade e unidade, não a força... não a força. Amor, paciência, fraternidade e união. Nós tentaremos e tentaremos e tentaremos, quando eles tornarem um deleite, então deixaremos. (aplausos) 

Mas é preciso começar a entender o conceito de formar dentro de nossa comunidade uma frente unida ... uma frente negra unida, que envolva todos os setores, todas as facetas e que cada pessoa dentro da nossa comunidade trabalhe para o benefício do povo negro... (aplausos)... trabalhar para o benefício do povo negro. E isso é para a sobrevivência de cada um.

Um monte de gente na burguesia me diz que eles não gostam de Rap Brown, quando ele diz: "Eu vou queimar o país." Mas cada vez Rap Brown diz: "Eu vou queimar o país" Eles recebem um programa de pobreza... eles pegam o programa de pobreza. Muitas pessoas me dizem: "Nós não gostamos dos Panteras Negras pela Auto-Defesa andando com armas." Eu digo a você agora, se os honkys em San Francisco tirar os lutadores que representam os Panteras Negras pela Auto-Defesa - não há nenhum corpo nesta comunidade preparado para lutar agora - estaríamos mortos. Temos que ter todos para a nossa sobrevivência! Desde os revolucionários até os conservadores, um frente única negra é o que estamos prestes a fazer. (aplausos)

Agora, algumas pessoas podem não entender o irmão Rap quando ele fala sobre com quem nos aliamos. Ele disse que temos que nos aliar com os mexicanos-americanos, os porto-riquenhos, e os despossuídos da terra; ele não mencionou brancos pobres. 

Nós temos que entender isso, não vou negar que os brancos pobres neste país são oprimidos, mas existem dois tipos de opressão: uma é a exploração, a outra é a colonização. E nós temos que entender a diferença entre os duas. (aplausos) Exploração é quando se explora alguém de sua própria raça; colonização é quando se explora alguém de uma raça diferente. Nós somos colonizados, e eles são explorados...(aplausos)... eles são explorados.

Agora vamos explicar como o processo de exploração e colonização funciona. Se eu sou negro e estou explorando outros que também são negros - temos os mesmos valores, a mesma cultura, a mesma língua, a mesma sociedade, as mesmas instituições, de modo que não há necessidade de destruir as instituições. 

Mas se você é de outra raça - se você tem uma cultura diferente, língua diferente, valores diferentes, eu tenho que destruir todos aqueles que fazem você se curva contra mim. E essa é a diferença entre negros e brancos pobres, os brancos pobres têm sua cultura, têm seus valores, têm as suas instituições; os nossos foram completamente destruídos ... completamente destruído (aplausos)... completamente destruído. 

Então, quando você fala sobre (áudio pulou) alianças, tentando reconstruir sua cultura, tentando reconstruir sua história, tentando reconstruir sua dignidade, pessoas que estão lutando por sua humanidade. As pessoas brancas pobres não estão lutando por sua humanidade, eles estão lutando por mais dinheiro. Há um grande número de povos brancos pobres neste país, você não viu nenhum deles rebeldes ainda, não é? Por que é que os negros estão se rebelando? Você acha que tudo isso é só por causa dos empregos miseráveis? Não acreditem no que o lixo do honky diz, não é só por causa dos subempregos, é uma questão de um povo encontrar a sua cultura, a sua natureza, e de lutar por sua humanidade!... por sua humanidade! (aplausos)... por sua humanidade!...

Temos sido tão colonizados, que temos vergonha de dizer que os odiamos, e esse é o melhor exemplo de uma pessoa que está colonizada. Você está sentado em sua casa, um honky caminha em sua casa, te agride, estupra sua mulher, espancar seu filho, e você não tem a humanidade para dizer: "Eu te odeio!" Você não tem isso. Isso mostra o quão desumanizados nós somos. Estamos tão desumanizados que não podemos dizer: "Sim! Nós odiamos você por aquilo que você tem feito com nós!" Não posso dizer isso. Não posso dizer isso. E temos medo de pensar para além desse ponto.

Quem você acha que tem mais ódio dentro de si, os brancos para os negros, ou pessoas negras para pessoas brancas? Os brancos para negros, obviamente, o ódio tem sido bem maior. O que nós fizemos para eles para que eles construíssem esse ódio? Absolutamente nada. No entanto, nós nem sequer queremos ter a chance de odiá-los pelo o que eles fizeram contra nós, e se o ódio deve ser justificado TEMOS a melhor justificativa do mundo para odiar o HONKYS! Nós temos isso! (aplausos) Nós temos isso! Nós temos isso!

Nós fomos tão desumanizados, somos como um cão que o mestre pode chutar, que o mestre pode por pra fora de casa, que o mestre pode cuspir, e sempre que ele chama, o cão vem correndo de volta. 

Nós somos seres humanos e temos emoções. Estamos lutando pela nossa humanidade! Estamos lutando por nossa humanidade! E ao recuperar nossa humanidade, reconhecemos todas as emoções que temos em nós. Se você tem amor, você tem que ter ódio. Você não tem emoções só de um lado, você sempre tem dois lados: quentes, frios, branco, preto... tudo o que acontece... o amor, o ódio. Porque se você não tem ódio, você não pode diferenciar o amor. Você não pode diferencia-lo! Não pode.

Agora, então, isso nos leva ao ponto sobre comunismo e socialismo. Vamos ao ponto, de uma vez por todas. O comunismo não é uma ideologia adequada para pessoas negras. (aplausos) O socialismo não é uma ideologia voltada para as pessoas negras!(aplausos) Eu vou dizer o porquê e deve tornar-se claro em nossas mentes. Agora não digo isso porque os honkys nos chamam de comunistas; não importa o que eles nos chamam, não faz diferença.

As ideologias do comunismo e socialismo falam da estrutura de classes, falam das pessoas que oprimem o povo. Não estamos apenas enfrentando exploração, estamos diante de algo muito mais além. Estamos diante do racismo, porque somos as vítimas de racismo. O comunismo nem o socialismo falam sobre o problema do racismo, e o racismo para os negros deste país é muito mais importante do que a exploração, porque não importa quanto dinheiro você tem quando se vai para o mundo branco, você ainda é um negro... (aplausos) você ainda é um nigger... você ainda é um nigger. De modo que, para nós, a questão do racismo se torna mais prioritária em nossas mentes. Torna-se em primeiro lugar em nossas mentes. 

Como é que vamos destruir as instituições que procuram manter-nos desumanizados. Isso é tudo o que estamos falando, a questão da exploração vem em segundo lugar. Agora para os brancos que são comunistas, a questão dos comunistas vem em primeiro, porque eles são explorados por outras pessoas brancas. Se fossemos explorados por outras pessoas negras, então se tornaria uma questão de como dividir os lucros. Não é o nosso caso, é uma questão de como podemos recuperar a nossa humanidade e começar a viver como gente. E não fazemos por causa dos efeitos do racismo no país. 

Temos que, portanto, conscientemente galgar uma ideologia que lida com o racismo em primeiro lugar. E se fizermos isso, reconhecemos a necessidade de se juntar com os 900 milhões de pessoas negras no mundo de hoje. (aplausos)

Isso é o que nós reconhecemos, então isso significa que a nossa situação política deve se tornar internacional; ela não pode ser nacional. Não pode ser nacional. (aplausos) Deve ser internacional Deve ser internacional porque sabemos que os honkys simplesmente não exploram somente a nós, eles exploram todo o Terceiro Mundo: Ásia, África, América Latina. Eles se aproveitam da Europa, mas eles não colonizam a Europa, eles colonizam a Ásia, a África e a América Latina. Eles estão indo para o conflito no Oriente Médio, devemos declarar de que lado nós estamos! E não estaremos em nenhum outro senão com os árabes. (aplausos)

Não pode haver nenhuma dúvida em nossa mente! Sem dúvida em nossa mente! Sem dúvida, porque Israel pertencia aos árabes em 1917 os britânicos deu a um grupo de sionistas que foram para Israel, tiraram os árabes palestinos com grupos terroristas, e organizou o Estado, e não chegaram a lugar nenhum até que Hitler veio e eles (áudio pulou) o Estado em 1948. Esse país pertence aos palestinos. Não é só isso: eles estão se movendo para assumir o Egito. O Egito é a nossa Pátria - é na África! (aplausos) Africa! 

Nós não entendemos o conceito de amor. Aqui é um grupo de sionistas que querem entrar em qualquer lugar para organizar amor e sentimento para um lugar chamado Israel, que foi criado em 1948, onde a juventude está disposta a ir e lutar por Israel. Egito pertence a nós. Quatro mil anos atrás, e estamos aqui apoiando os sionistas? Temos que apoiar os árabes! Isso significa que nós também apoiaremos o resto do Terceiro Mundo e entender exatamente o que está acontecendo.
*Uncle Tom - Refere-se uma pessoa que fará de tudo para satisfazer os brancos, inclusive trair seus companheiros.
** Três M: Missionaries, Money, Marines (Os missionários, o dinheiro, e os fuzileiros navais)

PARTE 2:

Stokely Carmichael - Discurso Free Huey Newton 1968 (2/2)

http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/07/stokely-carmichael-discurso-free-huey.html
Tradução livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário