quinta-feira, 17 de julho de 2014

H. RAP BROWN - Discurso Free Huey P. Newton 1968

H. Rap Brown* - Discurso pela liberdade do aniversariante Huey P. Newton do Partido dos Panteras Negras - Oakland 17 de Fevereiro de 1968



Discurso

Antes de tudo, eu gostaria de começar agradecendo o irmão (Eldridge) Cleaver e o Partido dos Panteras Negras pela Autodefesa. Veja, ao contrário do que a America gostaria que acreditássemos, o maior problema enfrentado neste país, hoje, não é a poluição e o mau hálito... É o povo negro. O povo negro. Veja, essa é apenas uma das grandes mentiras que a América diz a vocês e que vocês acreditam porque são idiotas. Uma das mentiras que contamos a nós mesmos é que estamos progredindo, mas a cadeira do Huey está aqui vazia. Não temos progresso algum. Tendemos a equiparar o progresso com concessões, não podemos mais cometer esse erro. Você vê, quando nos deram esse astronauta negro, disseram que estávamos progredindo, mas eu disse que eles iriam perdê-lo no espaço. Ele não foi tão longe. (aplausos) Deram-lhe Thurgood Marshall, e vocês disseram que estávamos fazendo progressos. Thurgood Marshall é um tom da mais alta ordem, qualquer um que se senta... alguém que se senta diante de James O. Eastland - um bafo de camelo, honky (insulto ao branco), peckerwood, um branco ignorante desagradável do Mississippi ... (aplausos) ... e deixa James O. Eastland sujeita-lo ao tipo de questionamento que ele fez, ele é uma raça estranha do homem. Vocês colocaram Adam Clayton Powell no cargo público e vocês não puderam mantê-lo, o que vocês acham que eles vão fazer com Thurgood Marshall quando eles se cansarem dele? Deram-lhe Walter Washington, de Washington DC, e você disse que estávamos progredindo, isso não é progresso. Veja, não existe meio termo: ou você é livre ou você é um escravizado. Não há tal coisa como uma cidadania de segunda classe. Seria como dizer que estou um pouco 'grávida'. (risos, aplausos)

A única política neste país que é relevante para as pessoas negras, hoje, é a política da revolução ... nenhuma outra. (aplausos) Não há diferença entre o Partido Democrata e o Republicano, as semelhanças são maiores do que as diferenças nesses partidos. Qual é a diferença entre Lyndon Johnson e Goldwater? Nenhuma! Mas muitos de vocês ficam por aí falando de vocês democratas, e os democratas colocam vocês no maior truque. Dizem, "Não é nossa culpa, é dos Dixiecrats". A única diferença entre George Wallace e Lyndon Johnson é que a esposa de um deles tem câncer. (alvoroço... aplausos) Essa é a única diferença, mas vá em frente! Vocês vão com eles porque vocês são idiotas! A única coisa que vai libertar Huey é pólvora. Black Power. Huey Newton é o único revolucionário ativo neste país hoje. Ele tem pagado suas dívidas! Ele pagou por isso!

Quantos brancos vocês mataram hoje? (tumulto)... Mas vocês são revolucionários! Vocês são revolucionários! Che Guevara disse que há apenas duas maneiras de deixar o campo de batalha: vitoriosos ou mortos. Huey está na cadeia! Isso não é a vitória, é uma concessão. Os negros se tornarão sérios sobre a luta revolucionária na qual eles estão inseridos - podem reconhecer isto ou não - só quando começarem a derrubar as pessoas que estão os oprimindo, e começarem a deixar esse povo impotente, este será o momento que a luta revolucionária se desenrola. (aplausos)

Veja, eu quero desenvolver em cima do que Bobby (Seale) estava falando do poder verde, porque o poder verde é um mito. Não há nada de poder verde, enquanto o honky que tem o poder de mudar a cor do dinheiro. É o poder que controla este país. Para mostrar o uso arbitrário da América e abuso de poder em relação a dinheiro, internacionalmente, a América mudou o padrão monetário de ouro para o ouro papel. Sua reserva de ouro tinha diminuído de 13,7 bilhões de dólares. França teve 12,9... é por isso que De Gaulle estava levantando do inferno. De Gaulle diz: "Eu tenho quase tanto ouro como você! Então, como você vai ter mais votos que eu no sistema monetário?" Os Estados Unidos são 'eficientes' porque eles têm poder. Eles mudaram para algo que tem uma abundância de... papel dourado. Ouro papel. Você vê, os negros são idiotas. Se os Estados Unidos disser para trazer todas as pedras deste país para ele, que ele vai dar-lhe um milhão de dólares por isso, vocês acreditariam e fariam isso! E no dia seguinte os EUA iriam dizer, "Nós usamos pedras para a moeda, idiota!" (tumulto, aplausos) Vocês fariam isso porque vocês gostam de ser enganados, vocês gostam de ser enganados. Vocês encontram as suas seguranças nas mentiras que a América branca diz. Por 400 anos ela ensinou a vocês o nacionalismo branco e vocês aceitaram. Vocês ensinaram seus filhos a pensar que tudo de preto era ruim. Vacas pretas não dão bom leite. Galinhas pretas não põem ovos. Preto para funerais, branco para casamentos. Você vê, tudo de preto é ruim. O único personagem bíblico preto que você conhecia era Judas. Isso é tudo. Isso é o nacionalismo branco, papai noel: um honky branco que desliza numa chaminé preta e sai branco. (tumulto, aplausos) Cor de carne de band-aids: eles tinham um irmão que usou um e pensei que algo estava errado com a sua pele. Isso porque vocês são idiotas, você acreditam neles! Você gosta do nacionalismo branco! **Huntley e Brinkley: os negros tem mais confiança em Huntley e Brinkley que os católicos têm no Papa.  Segundo Huntley e Brinkley,  através do combate no Vietnã, estamos combatendo o inimigo. E vocês acreditam, é isso que vocês querem ouvir, e vocês se intitulam revolucionários. Bem, se vocês são revolucionários, vocês devem assumir a postura revolucionária. O presidente Mao disse: o poder vem do cano de uma arma. (aplausos)

Sim, a política é guerra sem derramamento de sangue e a guerra é uma extensão dessas políticas, mas não há nenhuma política neste país que é relevante pra nós...pras pessoas negras. Bobby Kennedy finalizou os negros, ele não está interessado em pessoas negras. Ele convocou uma ação vigilante neste verão, ele diz que os bons cidadãos devem repudiar, junto com os policiais, os infratores. Vocês sabem quem são os infratores neste país. Lyndon Johnson definiu a atitude... a atmosfera, ao contrário, para o vigilantismo no país, quando ele apareceu em seu último discurso... - acho que posso chamar assim - e disse que um dia cidadãos cumpridores da lei vão subir para acabarem com os infratores, uma semana mais tarde, os estivadores aproximaram-se e bateram no movimento pela paz com ganchos. Isso é ação vigilante. A mesma coisa aconteceu durante a Batalha da Argélia - a Revolução argelina, quando a França passou a proclamação estabelecendo milícias do povo. Isso é o que este país está fazendo. É por isso que os brancos estão comprando armas: eles compram (contra) vocês! E entender, as diferenças de classe não irão te salvar. Não existe tal coisa como uma classe média negra. Se vocês não acreditam, vão para Detroit. (aplausos) Não há nada de classe média negra, não batem na sua cabeça porque você tem um Cadillac ou porque você tem um Ford; batem em você porque você é negro! Estruturas de classe são um luxo que não podemos pagar, eles não podem nos dividir dizendo que você é de classe média ou que você é de classe baixa. Eles matam porque vocês são negros. Os campos de concentração - eles têm 37 no país - apenas eu e (Stokely) Carmichael não preencheremos todos eles, eles têm que partir pra outras pessoas. (aplausos)

Vocês têm que parar de se dividir. Temos que nos organizar, concordo com Bobby (Seale): não estamos em menor número, estamos desorganizados. Vocês têm que se organizar em todo nível. Todos na comunidade negra devem se organizar, e então decidir se faremos alianças com outras pessoas ou não, mas não até que estivermos organizados. (aplausos)

Em termos de revolução, eu acredito que a revolução será uma revolução do povo espoliado neste país: é o mexicano-americano, o porto-riquenho-americano, o índio americano, e as pessoas negras. (aplausos) Temos que ser a vanguarda dessa luta revolucionária, porque somos os mais despossuídos. Um velho líder Africano disse sobre liderança, ele diz que a liderança nunca deve ser compartilhada, que deve sempre permanecer nas mãos das pessoas despossuídas. Nós que lideraremos a revolução. (aplausos)

Quero terminar, porque o irmão Carmichael tem uma mensagem para você. Tenho certeza que ele tem muito a dizer sobre a sua luta revolucionária, sobre a luta revolucionária. (alvoroço... pedem para que Brown continue) OK... vocês me pediu, irmãos. OK, vamos falar sobre a lei e a ordem versus a justiça na América. Você vê, Lyndon Johnson sempre pode sentar-se e falar sobre isso... ele sempre levanta uma discussão sobre a lei e a ordem, porque ele nunca fala sobre justiça. Mas os negros caem para o mesmo argumento, e sai por aí falando infratores. Nós não fazemos as leis neste país. Não somos nem moralmente nem legalmente circunscritos nessas leis. Essas leis que eles mantêm são para nos deixar inferiores. Temos que começar a entender isso. (aplausos) A justiça é uma piada neste país, e fede a sua hipocrisia. Johnson é filho ilegítimo de Hitler... (aplausos)... e J. Edgar Hoover é sua meia-irmã. E temos que conduzir nossa luta neste nível. Estamos lutando contra inimigos do povo! A América por séculos... por anos tem chantageado as pessoas oprimidas com a ameaça de guerra nuclear, e a guerra em geral. A reação natural torna-se a não temer a guerra. Esta é a lição que aprendemos com o Vietnã. (aplausos) Eles dizem que seu problema é o desemprego. Bem, eu tenho um programa que pode empregado toda pessoa negra neste país durante a noite. (alvoroço... aplausos) Não há ninguém no Vietnã desempregado. Pense no que você precisa de um emprego! (aplausos)

Nós estamos falando de revolução, porque essa é a época que vocês estão, vocês estão dentro de uma era revolucionária. Veja, os negros estão respondendo a um poema que Langston Hughes escreveu há muito tempo - um poema que tinha a forma de uma pergunta que nunca foi respondida. O poema era "O que acontece com um sonho adiado?" Ele diz: "O que acontece com um sonho adiado? Será que se seca como uma uva passa no sol? Ou será que apodrece como uma ferida e depois se vai? Ou será que se cai como uma carga pesada? Ou será que ele explode?" Detroit respondeu isso. (aplausos) Veja, eles costumavam chamá-lo de Detroit, agora eles ...(áudio pulou). Mas os Estados Unidos está se movendo para combater isso. Ele está dizendo, neste verão, o que não podemos fraudar, nós vamos matar. É por isso que ele está construindo seus arsenais. Entenda isso! Isto é tudo o que a Guarda Nacional é. Isto é o que as novas armas são. Você vê, o programa de pobreza nos últimos cinco anos têm sido programas de 'suborno'. No Harlem, que tem sido uma das maiores vítimas do programa de pobreza, como você age é nada mais que um ato; isso é tudo o que é. Eles dão aos irmãos quarenta e cinco dólares por semana para ir à mão de obra... para vir para a aula para a formação de mão de obra. Que quarenta e cinco dólares por semana vão para as drogas; isso é apenas o suficiente para manter o irmão viciado. Isso é tudo - eles te pagam o suficiente para mantê-lo viciado. O programa de pobreza não foi projetado para eliminar a pobreza, ele não fala sobre o fim. Ele não fala sobre como a pobreza é incorporada nesta sociedade. Em vez disso, ele fala sobre os efeitos da pobreza, e não as causas. Os negros devem dirigir-se às causas da pobreza. Isso é a opressão no país.

Então, as pessoas negras em todo o país estão se unindo. Elas devem se unir, e elas devem se organizar. Todo mundo tem uma responsabilidade na comunidade: mulheres, homens, crianças - é tirá-los dos escoteiros, para um guarda negro. (aplausos) Vocês devem começar a assumir as suas instituições... suas escolas, porque é onde as mentes jovens estão. A última vez que estive aqui foi para o piquenique Watts. Veja, eu não acredito na Watts incendiada, para que possam fazer um piquenique a cada ano. Mas o que eles fizeram durante esse tempo foi que eles ... (áudio pulou) piqueniques em aviso fim de semana eles se reúnem até sete mil crianças e os levou para um campo militar. Isso é uma coisa perigosa. No próximo ano, eles dizem que esperam levar um milhão. E se eles tomarem um milhão e eles não voltarem? Quem vai combate-los, idiotas? (aplausos) Vocês devem se dirigir a estes problemas. Estes são os problemas que vivemos diariamente. Eles não querem seus antigos chefes rígidos; eles querem as mentes jovens. Você vê, os nossos pode ir ou morrer, mas para os pequenos irmãos, deve ter a razão para isso. (aplausos)

Então, agora, eu realmente terminarei e pra finalizar (ele diz em suaíli),  "Nós venceremos sem dúvida." Black Power! 



*Hubert Gerold Brown ou H. Rap Brown atuou como presidente da SNCC. Em 1967, ele foi acusado de incitar um motim em Cambridge, Maryland, onde ele declarou a centenas de afro-americanos: "É hora de Cambridge explodir. Os negros construíram a América, e se a América não for pra nós, nós iremos queimar toda a America."
Mais tarde, ele se juntou ao Partido dos Panteras Negras (ministro da justiça), procurou capacitar os afro-americanos a enfrentar e vencer as injustiças sociais.
Após o fim do Partido dos Panteras Negras, H. Rap Brown se converteu ao Islã, passou-se a se chamar Al-Amin, enquanto estava na prisão cumprindo cinco anos por um assalto que terminou em um tiroteio com a polícia de Nova YorK. Al-Amin mais tarde mudou-se para Atlanta, abriu uma mercearia e foi o líder espiritual de uma mesquita no bairro.
Hoje ele cumpre prisão perpetua, pois o júri o considerou culpado de todas as 13 acusações contra ele, supostos crimes cometidos em março 2000.

**NBC equipe de reportagem Chet Huntley e David Brinkley. 1956 o início do Huntley-Brinkley, um programa de notícias da noite 15 minutos - o primeiro de seu tipo. Expandiu-se para 30 minutos em 1963

Tradução Carlos R. Rocha

Confira ---> Stokely Carmichael - Discurso Free Huey Newton 1968 
http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/05/stokely-carmichael-discurso-free-huey.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário