segunda-feira, 14 de julho de 2014

Stokely Carmichael - Discurso Free Huey Newton 1968 (2/2)

Stokely Carmichael (Kwame Ture) - Discurso pela liberdade do aniversariante Huey P. Newton dos Panteras Negras - Oakland 17 de Fevereiro de 1968 - Parte 2 de 2




Parte 1:
Stokely Carmichael - Discurso Free Huey Newton 1968 (1/2)
http://spqvcnaove.blogspot.com.br/2014/05/stokely-carmichael-discurso-free-huey.html





Tradução livre por Carlos R. Rocha - Fuca, fala começa em 37:18
fonte: http://www.lib.berkeley.edu/MRC/carmichael.html


Parte 2
Temos que entender que só hoje os Estados Unidos votou para a África do Sul entrar nas Olimpíadas, e os negros aqui estão debatendo se deve ou não atletas negros fazerem parte dos Jogos Olímpicos. Isso não é um debate! A questão definitiva é: não haverá atletas negros com alguma dignidade participando dessa competição sem sentido do branco!

Temos que compreender cada vez mais como o nosso povo fala sobre sobrevivência. Isso significa que, quando falamos de sobrevivência, nós organizamos politicamente, organizamos de forma consciente - é o que eles chamam de educação; chamamos isso de consciência negra - temos que nos organizar economicamente, e nos organizar militarmente. (aplausos) Porque se não fizermos isso, se você não tem uma arma em sua mão, eles podem "roubar" o voto de vocês. Mas se você tem uma arma, são eles ou nós. (aplausos) 

E a preparação pras batalhas em todas as lutas deve tornar-se consciente no nosso povo. Estamos à frente dos judeus, nós sabemos o que eles estão prontos para fazer. Eles nos dizem todos os dias em suas revistas. Eles nos dizem em seus televisores. Dizem com os seus 15 mil soldados que estão colocando na cidade. Dizem com seus tanques. Dizem com suas armas. Temos que acordar e dizer-lhes: nós vamos levá-lo de volta. (aplausos) 

Tire de sua mente as questões de minoria. Tire de sua mente as questões de tecnologia. A tecnologia nunca decide uma guerra. É a vontade do povo que decide uma guerra. (aplausos) É a vontade do povo... a vontade do povo. Tire de sua mente o fato de não termos armas. Os vietnamitas não tinham quando começaram. Agora eles têm armas americanas, tanques americanos, tudo do americano. (aplausos) Tudo ... tudo ... tudo. Se eles vêm para nos (áudio pulou) nós vamos tomar as armas. (aplausos) E a menos que nós levantamos nossas mentes ao nível de consciência, onde temos um amor eterno para o nosso povo, pelo qual estamos dispostos a derramar o nosso sangue como Huey Newton fez para o nosso povo, nós não vamos sobreviver... (aplausos)... nós não vamos sobreviver. 

Agora, todos os irmãos sentados nesta mesa, todos os irmãos ao nosso redor, todos nós sabemos que quando algo vai pra "baixo", nós somos os primeiros a cair. Não há dúvida em qualquer de nossas mentes, a única coisa que vai nos parar hoje é uma bala, e a cuspiremos de volta ... e mandaremos de volta. (aplausos) 

Como se move toda essa comunidade negra para a sobrevivência em um mundo que está claramente caminhando para um choque de cores. Isso é o que temos de nos perguntar. (áudio pulou)... organizar e orientar nosso povo para a ideologia Africana que fala da nossa negritude. Nada mais. Não é uma questão de direita ou esquerda; é uma questão de preto. Estamos falando do povo preto. 

Podemos começar a pegar os laços de resistência que os nossos antepassados deixaram pra nós. E a menos que começamos a compreender o nosso povo como povo, nós não vamos fazer isso, porque eles vão nos separar e nos dividir. Isso significa que, conscientemente, temos que começar a organizar o nosso povo. Organizar o nosso povo! Organizar o nosso povo! Organizar o nosso povo! Organizar o nosso povo! Nada mais! Organizar o nosso povo! O nosso povo! Não temos tempo para eles, todo o nosso suor, todo o nosso sangue, a nossa vida deve ir para o nosso povo. (aplausos) Nada mais. Nada mais. Compreenderemos isso conscientemente. 

Nossos jovens devem ser organizados com uma perspectiva revolucionária. A perspectiva revolucionária diz que estamos lutando uma guerra de libertação. A fim de combater em uma guerra de libertação, você precisa de uma ideologia de nacionalismo, que não temos neste país. O nacionalismo não pode ser senão o nacionalismo negro. É insano pensar em qualquer outra coisa. Nacionalismo negro tem que começar a ser a nossa ideologia.

Nos organizaremos conscientemente nas nossas comunidades, e nós reconheceremos hoje porque estamos organizando: não temos o dinheiro para alimentar o nosso povo, por isso não adianta dizer que "organize-se, e podemos obter um emprego." Nós não podemos nos empregar. Eles controlam os empregos. Isso é um fato. Não há razão para você se sentar, é apenas mais um motivo para você lutar. Pensar que não se pode dar ao seu povo um trabalho, isso é mais uma inspiração para lutar para que possamos dar-lhes um emprego, em vez de sentar-nos e dizer: "Os honkys nos dominou em toda extremidade." Eles não são Deus. Somos uma bela raça de pessoas, podemos fazer qualquer coisa que nós queremos fazer. Tudo o que temos a fazer é nos levantar... (aplausos) ... nos levantar... lutar ... nos levantar e lutar!

Agora, então nós temos que discutir muito friamente a questão de rebeliões. É fato que eles estão preparados para enfrentar rebeliões em qualquer lugar nas cidades. Agora, o que vai acontecer se um de nossos irmãos for morto? O que acontece se eles avançarem e derrubar Huey Newton? Devemos desenvolver táticas que causem o máximo de danos a eles com pequenos danos a nós. (aplausos) 

E quando nós nos movermos para aquela arena, significa que esta comunidade negra deverá estar organizada. Então, se Huey Newton vai, dez honkey policial vai por um homem negro nesta comunidade, porque se o honky faz, ele vai também...(aplausos) ... ele vai também... ele vai também.  

Isso significa em nos organizar para causar o máximo de danos contra eles e o minimo contra nós, devemos estar conscientes do fato de que haverá pessoas em nossas comunidades que estão fazendo exatamente isso. Em nossa comunidade, não vemos nada, não ouvimos nada, não sabemos nada... (aplausos)... não vemos nada, não ouvimos nada, não sabemos de nada. 

Agora, as perguntas dos agentes estão se tornando uma questão onde eles estão nos deixando paranoicos. Não podemos tornar-nos paranoicos, porque o que eles podem fazer é nos impor medo para não lutarmos mais.

Vamos planejar o que vamos fazer. Se um agente é encontrado, não há dúvida: ele vai ser derrubado de tal maneira que qualquer outro homem negro que deseja falar com o honky pensará três vezes antes de 'caguetar' pra um homem branco sobre nossa comunidade (aplausos)... nossa comunidade. 

Nosso povo tem demonstrado uma vontade de lutar. Nosso povo tem demonstrado a coragem dos nossos antepassados para enfrentar os tanques, armas, cães policiais, com tijolos e garrafas. Isso é um ato de coragem! Nós temos que reconhecer isso! (aplausos) E já que nosso povo tem demonstrado uma vontade de lutar, a questão é como podemos organizar nossa luta para nos tornamos os vencedores? (aplausos)... pra então nos tornarmos vencedores. Se uma grande rebelião está por acontecer, o nosso povo pode ou não tornar-se os perdedores; mas se um pequeno grupo está a causar o máximo dano, continuamos por cima... (aplausos)... permaneceremos no topo. Isso é o que devemos entender, conscientemente entender! Não é uma questão do que eles poderiam fazer, é uma questão de como e quando eles vão fazer. Isso é tudo o que está na mente deles ... isso é tudo!

Para nós, a questão não está mais no Vietnã, a questão é como podemos proteger os irmãos que não vão para o Vietnã mas vão pra cadeia? Essa é uma questão que temos de enfrentar em nossa comunidade hoje. De modo que quando um irmão diz: "Não!", muita gente naquela comunidade em torno dele que se atreveu a ir eles vão enfrentar o máximo dano em sua comunidade... (aplausos)... dano máximo. 

Estamos falando de sobrevivência. Nós estamos falando de um povo cuja cultura inteira, cuja história inteira, cujo o modo de vida foram destruídos. Estamos falando de um povo que tem produzido neste ano guerreiros - uma geração de guerreiros - que vão restaurar no nosso povo a humanidade e o amor que temos um pelo outro. (aplausos)... isso é o que estamos falando hoje. 

Nós estamos falando de nos tornar os executores dos nossos carrascos. Por exemplo, você deve dar um monte de dinheiro para aquele fundo de defesa, porque embora parte do dinheiro vá para as coisa de tribunais, o resto do dinheiro vai pros executores, de modo que se executam Huey, no final essa execução repousa em nossas mãos... (aplausos) em nossas mãos. É simplesmente uma questão de um povo que controla tudo: eles nos fazem brigar, nos fazem roubar, nos julgam, eles nos colocaram na prisão, nos dá a liberdade condicional, depois nos prende de novo. 

Onde, em nome de deus, é que vamos exercer qualquer senso de dignidade neste país? (aplausos) Onde? Onde? Onde? Onde? O que, em nome de deus, nós controlamos, com exceção da Igreja, cuja ideologia é baseada para ser compatível com este sistema que é contra nós? Onde, em nome de deus, exercemos qualquer controle como um povo cujo ancestrais eram as pessoas de nosso maior orgulho que caminharam sobre a face da terra? Onde? (aplausos) Onde?

Onde, eu pergunto, onde, em todos os lugares que o branco passou, ele controlou o nosso povo. Na África do Sul, ele rouba o ouro de nosso povo. Nas Índias Ocidentais, ele rouba os materiais de nosso povo. Na América do Sul, onde se dispersa nosso povo, ele está nos estuprando. Na América, ele nos estupra. Em Nova Escócia nos estupra. Onde, em nome de deus, que vamos encontrar um pedaço de terra que pertence a nós para que possamos restaurar a nossa humanidade? Onde é que vamos encontrá-lo, a menos que essa geração comece a se organizar para lutar por isso... (aplausos)... para lutar por isso! E se essa geração começa a lutar, não pode haver elementos perturbadores em nossa comunidade, não pode haver nenhum, não vamos tolerar nenhum, não haverá interrupções. Qualquer pessoa que lute pelo seu povo, nós colocamos nossas vidas em risco com a deles. (aplausos)

Huey Newton lutou pelo nosso povo. Depende das pessoas negras para que Huey Newton se torne ou não livre... de ninguém mais... ninguém mais. Outras pessoas podem ajudar, mas a decisão final do irmão Huey depende de nós! Ele não dedicou sua vida para outras pessoas, ele dedicou para nós! (aplausos)... para nós! E se ele fez isso, devemos estar dispostos a fazer o mesmo, não só para ele, mas para essa geração que vai nos acompanhar. (aplausos) 

Conscientemente, devemos entender a organização de todos os elementos da nossa comunidade, esse trabalho deve começar. Isso significa que as pessoas devem estar dispostas a dar dinheiro para um organizador que esteja disposto a gastar 24 horas por dia na organização. Ele não pode organizar a partir do Programa de Pobreza, porque esse programa quer controlá-lo. Isso significa que as pessoas têm de contribuir de forma consciente para o seu povo. 

Deve! Temos que mandar todos os exploradores pra fora de nossas comunidades por qualquer meio necessário... (aplausos)... qualquer meio necessário. Você se pergunta: se você fosse branco, por que você iria querer ser um policial em um gueto negro de hoje, quando você sabe que estão te caçando? se você não fosse doente da mente e sentisse que você era tão superior, que você tinha o direito de governá-los? Por que você quer um péssimo salário de $5000 por ano de trabalho quando você branco pode fazê-lo na sociedade? Por que você quer o trabalho como policial, se você não era doente? Diga-me: você quer estar em sua comunidade se eles estavam prontos para matá-lo por US $ 4000, $ 5.000, seis mil dólares por ano? Temos que entender a política desses honkys em nossa comunidade. Eles estão lá para patrulhar e controlar. Isso é tudo.

Nós vamos fazer o patrulhamento, vamos fazer o controle. Estamos construindo um conceito de unificação. Não nos importamos com os honkys, mas se na construção desse conceito de unificação, os honkys entrarem no nosso caminho, eles têm que cair! Não há nenhuma dúvida sobre isso!... (aplausos)... não há dúvida sobre isso! Não há dúvida sobre isso! Não estamos preocupados com o seu modo de vida, estamos preocupados com o nosso povo. Queremos dar ao nosso povo a dignidade e a humanidade que conhecemos como nosso povo. E se entrar no nosso caminho, serão destruídos... eles serão mortos. (aplausos) Nós não estamos preocupados com o seu sistema, queremos a nossa forma de vida, e vamos para obtê-lo. Avante para obtê-lo ou ninguém vai ter paz nesta terra ...(aplausos)... sem paz nesta terra.

Agora, finalmente, antes de sentar-me, deixe-me dizer duas coisas. Eu quero ler uma declaração que o irmão Huey P. Newton escreveu ontem, quando eu fui visitá-lo na cadeia. Ele diz: "Como a polícia racista intensifica a guerra em nossas comunidades contra as pessoas negras, reservamo-nos o direito de auto-defesa e de máxima retaliação."(aplausos) 

Tudo que falamos hoje estava centrado em torno do irmão Huey P. Newton, porque todas as coisas de que falamos esta noite exemplifica o que ele estava tentando fazer. Agora, nós temos que entender uma coisa. Não devemos ir pra cadeia pelo que nós dizemos. Eles fizeram isso com o irmão Malcolm X: eles o matou pelo que ele estava dizendo. Nós temos que progredir como uma raça, irmão Huey pode ou não ter dizimado aquele honky, mas pelo menos mostra uma progressão. Pelo menos não estamos morrendo pelo que dizemos, estamos pelo que fazemos. Entenda esse conceito! (aplausos) Quando eles mataram irmão Malcolm, não fizemos nada, se eles matarem o irmão Huey, temos que revidar!... (Aplausos)... temos de revidar! ... Temos de retaliar! 

Você acha que qualquer outra raça iria deixar as mortes correr e o resto se sentar? Onde, em nome de deus, se encontra uma raça de pessoas assim? Nós perdemos, nos últimos cinco anos, alguns dos nossos melhores líderes: Lumumba, Malcolm X... afastaram o irmão Kwame Nkrumah e não fizemos nada! (aplausos) não fizemos nada! 

Enquanto eles estão destruindo os nossos líderes, eles pegam nossa juventude e envia para o Vietnã, ou envia para a Coréia. Estamos sendo lentamente exterminados. Devemos retaliar, devemos lutar pela nossa humanidade. É a nossa humanidade que está em jogo, não é uma questão de dólares e centavos. E vamos sobreviver porque sobrevivemos o que eles não poderiam sobreviver. Isso é fato! Nós sobrevivemos a escravidão; nós sobrevivemos sua Reconstrução fútil; nós sobrevivemos a Primeira Guerra Mundial; nós sobrevivemos a Depressão; nós sobrevivemos durante a Segunda Guerra Mundial; nós sobrevivemos após a Segunda Guerra Mundial, quando eles nos expulsaram dos empregos no Norte; nós sobrevivemos durante a guerra da Coréia; vamos sobreviver. Nós vamos sobreviver, não há nenhuma dúvida sobre isso em minha mente, sem dúvida...(aplausos)... sem dúvida nenhuma.

Nós vamos sobreviver. O nosso problema é desenvolver um amor eterno para o nosso povo... um amor eterno para o nosso povo. Devemos estar dispostos a dar os nossos talentos, nosso suor, nosso sangue, a nossa vida para o nosso povo. Nada mais! Não este país, o nosso povo! Nosso povo! (aplausos) Temos que desenvolver o conceito de que cada negro (Negro) é um potencial homem negro (Black man). Não alienaremos nossos aliados em potencial. Vamos trazer o nosso povo para casa! (aplausos) Vamos trazer o nosso povo para casa! 

Devemos entender o conceito de que, para nós, a questão da comunidade não é geografia, é uma questão nossa: os negros, onde quer que estejamos. Então, temos que conscientemente nos tornar parte dos 900 milhões de pessoas negras que estão separadas neste mundo. Fomos separados pelo homem branco. Nós somos sangue do mesmo sangue e carne da mesma carne. Nós não sabemos quem é a nossa irmã, quem é nosso irmão, ou de onde viemos. Tiraram-nos da África e colocaram milhares de quilômetros de água entre nós, mas eles esqueceram: sangue é mais espesso que a água e então estaremos unidos! (aplausos) Estamos juntos! O sangue é mais denso do que a água. O sangue é mais denso do que a água. Somos um povo africano com uma ideologia Africana. Estamos vagando nos Estados Unidos. Vamos construir um conceito de unificação neste país ou não haverá nenhum país... (aplausos)... ou não haverá nenhum país.

Como término, irmãos e irmãs, o irmão Huey P. Newton pertence a nós, ele é carne da nossa carne, ele é sangue do nosso sangue. Ele pode ser o bebê da Sra. Newton, mas ele é nosso irmão...(aplausos) ... ele é nosso irmão. Nós não temos que falar sobre o que vamos fazer. Se estamos preparados conscientemente e conscientemente dispostos a apoiar aqueles que preparam. Tudo o que dizemos: irmão Huey será posto em liberdade. (aplausos)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário