terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Irã e Burkina Faso assinaram acordo sobre uso de energia nuclear

À margem da 68ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, em 19 de setembro em Viena, Áustria, autoridades da República Islâmica do Irã e Burkina Faso assinaram um memorando de entendimento para o uso pacífico da energia nuclear. O MoU foi assinado pelo presidente da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, e pelo Ministro de Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação de Burkina Faso, Lionel Bilgo.

Conforme declarado pelo Turkic World, a cooperação entre os dois países será nas áreas de pesquisa, educação e projetos a serem definidos. O Irã usa seu programa nuclear para agricultura, saúde, eletricidade, etc., e tem expertise em mineração, processamento e enriquecimento de urânio para produzir combustível para reatores de energia nuclear, que são o coração das usinas nucleares.

Burkina Faso já está em negociações com a empresa nuclear russa Rosatom a fim de construir uma usina nuclear até 2030. Para esse fim, técnicos da empresa russa visitaram o Ministro responsável por energia, minas e pedreiras Yacouba Zabré Gouba na capital de Burkina Faso, Ouagadougou, em agosto.

Conforme relatado pela APA, Gouba assegura que a próxima usina nuclear resolverá o déficit energético de Burkina Faso. Em agosto, Burkina Faso concedeu uma licença à empresa de mineração russa Norgold para operar uma nova mina de ouro em Yimiougou, que deve produzir 2,5 toneladas de ouro durante sua vida útil de quatro anos.

A Rússia já opera mais duas minas de ouro em Bissa e Bouly e encerrou as operações em sua mina de ouro em Taparko em abril [2024] devido a preocupações com a segurança.

https://youtu.be/tG0nMrYca50?si=JR88W3E3hIzASkI5

sábado, 25 de janeiro de 2025

Discurso do Capitão Ibrahim Traoré em Gana (Janeiro 2025)

O presidente de transição de Burkina Faso, Capitão Ibrahim Traoré, virou manchete após receber a "maior ovação" entre os presidentes africanos visitantes durante a posse do Presidente John Mahama de Gana no último dia 7, terça-feira, janeiro de 2025.

Discurso do Capitão Ibrahim Traoré em Gana (Janeiro 2025)

Gostaria de desejar a vocês um feliz ano novo. Que Deus lhes conceda uma vida saudável. Que Deus permita que todos os seus negócios sejam bem-sucedidos. Que vocês sejam prósperos. Que haja união e amor em suas respeitadas famílias e entre vocês. Que Deus os proteja durante todo este ano de 2025 e os ajude a realizar sonhos.

Gostaria também de prestar homenagem às nossas valentes forças de combate, que lutam com seus corpos e almas - como vocês podem ver - para que nosso Burkina Faso permaneça de pé. É um trabalho nobre. Os homens são essenciais, toda vez que vão para a batalha, eles sabem que alguns ficarão, mas o dever os chama, esse é o trabalho do exército.

Presidente Ibrahim Traoré 

Muitas vezes somos nostálgicos, mas aqueles que têm a chance hoje de defender Burkina Faso devemos encorajá-los e aplaudi-los, quando eles me deixarem, não chorarei por eles, mas vamos nos compadecer deles em nosso destino. Se chorarmos por eles, devemos vingá-los.

Preste homenagem a eles o máximo que puder, porque isso não permite que ninguém saia de casa e enfrente o perigo, sabendo que pode não retornar à noite. Mas é isso que eles fazem todos os dias, eles juraram defender nossa querida pátria, até o sacrifício final nas forças de combate para manter sua palavra.

Hoje, mais do que nunca, nossas forças armadas vão aonde querem. No momento em que estou falando com vocês, há várias operações por meio de vários grupos. E estamos infligindo perdas colossais ao inimigo e gradualmente os empurrando para fora de Burkina Faso. Venceremos a batalha, esta guerra, e superaremos o imperialismo, que ativou o terrorismo em nossa região para nos colocar de volta aos tempos coloniais, para nos manter sob seu controle e nos explorar até o fim dos tempos.

A África está acordando e ninguém poderá fechar os olhos dos africanos sobre nossas realidades. Ninguém poderá chegar e nos dividir, nem impor o que quiserem sobre nós. Fizemos o máximo para estar aqui hoje para falar com vocês. Mas também para vir e desejar ao presidente John Mahama uma boa transição. Desejamos a ele uma boa transição porque há muitos desafios que o aguardam e espero que vocês possam acompanhar seus irmãos aqui.

O pan-africanismo é uma batalha bastante complexa, mas para vocês, o povo, é muito fácil liderar bem esse pan-africanismo porque os povos devem amar uns aos outros, os povos devem apoiar uns aos outros.

O problema do pan-africanismo está muito frequentemente entre nós, os líderes. Mas colocaremos tudo isso em prática para que os líderes possam seguir na direção de seu povo. Porque o povo já está integrado, ele é pan-africano.

Se hoje Gana decidiu ter o presidente John Mahama à frente do país, é uma mensagem forte. E eu desejo que vocês, burkinabês que vivem em Gana, possam acompanhar o presidente John Mahama.

A tarefa será difícil, certamente haverá desafios no nível de segurança e no nível econômico, desejo que vocês possam acompanhar as forças de defesa e segurança em Gana o máximo que puder. Tanto no nível de inteligência quanto no nível econômico, como se estivessem apoiando as forças armadas burquinenses.

Estou lhe dizendo algo: os desafios podem ser muito numerosos, mas em nenhum caso vocês devem perder a esperança, vocês devem acompanhá-los e ajudá-los em todos os níveis. A nação não sobrevive enquanto não tiver um exército forte. É por isso que eu reitero a vocês novamente para apoiar as forças de defesa e segurança em Gana. Eles são os únicos que podem ajudar o país a subir na escala econômica e a prosperar.

Então peço-lhes que amem as pessoas daqui para que vivam em perfeita simbiose, em perfeita harmonia, como vocês já estão fazendo muito bem. Como eu disse, os povos já estão integrados, o problema está no nível dos líderes. Continuem nessa direção, apoiem seus irmãos em Gana, o máximo que puderem e, acima de tudo, mostrem essa integridade. Um país de homens íntegros, vocês devem ser modelos.

O Burkinense não deve criar um problema, o Burkinense deve ser uma solução. Vocês sempre souberam se comportar bem por meio de todos os seus líderes aqui presentes e eu desejo que essa dinâmica continue e que vocês possam acompanhar o novo presidente em sua enorme tarefa de reavivar a economia do país e, acima de tudo, defender este país.

Trabalharemos juntos para fortalecer a cooperação entre Burkina e Gana e também entre a AES [Aliança dos Estados do Sahel] e Gana porque temos muitos desafios juntos e sempre fomos capazes de superá-los. A chegada do novo presidente deve ser um momento para aquecermos essas relações e levá-las ao mais alto nível. Nos próximos dias, poderemos ver o que pode ser feito em benefício dos burkinenses.

Tanto internamente quanto aqui, as preocupações levantadas pelo representante são preocupações atuais e acho que o Ministério das Relações Exteriores está trabalhando para conseguir reorganizar a diáspora para que possamos resolver esses problemas o mais facilmente possível. É por isso que os conselhos foram estabelecidos. E os documentos administrativos e outros documentos que vocês precisam para expressar sua nacionalidade estão sendo modernizados, se você acompanhou as notícias.

Costumávamos ter documentos, mas não eram seguros o suficiente. Hoje, estamos em uma dinâmica de proteger todos os documentos de identidade no país. Mas também no espaço nos EUA e harmonizá-los. É por isso que demora um pouco, mas em janeiro normalmente deve ocorrer uma reunião com especialistas para esclarecer essa questão dos documentos de identidade. E esperamos que até lá vocês consigam ter sua nacionalidade como deveria ser: Burkina Faso.

Burkina Faso está comprometido com um caminho que vocês conhecem, um caminho difícil talvez, cheio de obstáculos. Mas tenha certeza de que vocês nunca devem perder a esperança. Vocês nunca devem ter medo. Vocês nunca devem duvidar nem por um momento. De onde vocês estão, ouvimos seu apoio, sentimos isso. E toda a população local sente o apoio da diáspora. E estamos felizes em poder continuar nessa direção para motivar seus irmãos internos e que possamos juntos restaurar Burkina Faso.

Temos um sonho e esse sonho será uma realidade em um futuro muito próximo. O terrorismo acabará, desenvolveremos nosso país. Desenvolveremos nossas indústrias e tornaremos mais fácil para vocês, investidores, virem e investirem no país em condições seguras. E nas facilidades econômicas que vocês desejam.

Não esquecemos disso durante a última fase do fórum da diáspora, portanto, estamos tentando ver tudo o que pode ser reunido para permitir que vocês venham e invistam facilmente para o benefício de seus irmãos. Porque somos um país importador e continuamos dizendo isso hoje, a dinâmica é ser capaz de transformar nossa sociedade. Vocês têm a chance de estar em Gana, Gana é um país genial e acho que muita tecnologia pode ser transferida daqui para o país.

Então estamos esperando por vocês, assim como nós, que estamos desenvolvendo para inserir os jovens de volta à produção, especialmente à produção agrícola, e à transformação (processamento), porque não podemos imaginar que neste século XXI continuaremos a importar quase todos os nossos alimentos do exterior, enquanto temos um enorme potencial de terra.

Este ano vivenciamos a parcela que foi garantida. Estamos satisfeitos com os resultados. Isso significa que no ano que vem, se Deus quiser, continuaremos a dar nosso apoio ao mundo camponês, mas especialmente aos jovens empreendedores agrícolas que querem entrar na produção e incentivar essas indústrias de transformação.

Burkina Faso brilhará. Burkina Faso será grande, nosso sonho se tornará realidade se Deus quiser.

E eu os encorajo a permanecerem unidos, unidos entre si e unidos com aqueles que os acolheram aqui. Estejam unidos com seus irmãos africanos. Estamos reativando o instituto dos povos pretos porque a África tem a mesma história, somos tratados da mesma forma pelos imperialistas. Não há razão para não estarmos unidos e bloquearmos o imperialismo. Fiquem unidos, fiquem unidos e mostrem que vocês são Burkina Faso onde quer que estejam.

Muito obrigado!

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=mNkK2xQRSQU

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

O novo código de mineração do Mali arrecadou US$ 1,1 bilhão para sua economia em 2024

O governo do Mali revelou recentemente que as negociações e renegociações de acordos de mineração no Mali desde que o código de mineração de 2023 foi promulgado renderam ao governo US$ 1,1 bilhão em 2024, US$ 789 milhões dos quais já foram coletados. Conforme mencionado por Mali Actu, ao focar em cláusulas contratuais que eram desvantajosas para o país, o Mali conseguiu renegociar contratos de mineração para trazer mais receita para os cofres do governo.

O Mali planeja usar a receita para infraestrutura, saúde, educação e projetos de desenvolvimento local. As empresas internacionais de mineração que desejam explorar as vastas reservas de ouro, urânio, manganês, bauxita, lítio, minério de ferro, etc. do Mali agora são notificadas de que os acordos de mineração assinados no Mali devem ser feitos em termos mutuamente benéficos.

O governo interino do Mali planeja continuar essas políticas para se beneficiar totalmente dos recursos naturais da nação e preservar o meio ambiente no interesse do povo malinês.

https://youtu.be/V8aaxgu9S3s?si=OtqVcDcGaNj6Defj

Fonte: Mali Actu - Mali: Mining agreements generate $1.1 billion for the State, $789 million already collected

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Níger e a Revolução no Sahel Africano - Entrevista

Níger e a Revolução no Sahel Africano

Por José Ernesto Nováez Guerrero

[06.02.2024 - Entrevista com o jornalista e pesquisador espanhol Alex Anfruns] 

Para entender o que está acontecendo naquela porção do imenso continente africano, conversamos com o jornalista e pesquisador espanhol Alex Anfruns.

O Sahel é uma região da África subsaariana que, como a maior parte do continente africano, raramente ocupa um espaço noticioso na grande mídia cartelizada do Ocidente. É uma região pobre, onde o jihadismo e as consequências das forças coloniais e neocoloniais têm causado estragos.

Recentemente, no entanto, três países ganharam as manchetes por uma série de golpes de estado que levaram aos governos nacionalistas e pan-africanos. O mais recente deles no Níger, ocorrido em julho de 2023, levou até mesmo à Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), uma organização na qual a França tem grande poder para ameaçar uma invasão militar do país.

Para entender o que está acontecendo nessa porção do vasto continente africano, conversamos com o jornalista e pesquisador Alex Anfruns. Alex é espanhol, mas morou na Bélgica, França e atualmente trabalha como professor em Casablanca. Ele dirigiu o Journal de Notre Amérique e foi editor-chefe do meio de comunicação Investi'action (2014-2019). Ele é coautor do livro “Nicarágua: Revolta Popular ou Golpe de Estado?” (2019) e do documentário “Palestina: A Verdade Sitiada” (2008). Seu livro de pesquisa mais recente é intitulado “Níger: Outro Golpe de Estado ou Revolução Pan-Africana?”

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Pergunta: A situação no Níger capturou a atenção da grande mídia ocidental após o golpe de estado ocorrido em 26 de julho de 2023, que foi conectado a processos semelhantes no Mali e em Burkina Faso? Qual era a situação no Níger antes do golpe e quais fatores foram necessários? Explique o que aconteceu.

– Desde as primeiras horas após o golpe de Estado no Níger, ficou claro que este não era "mais um golpe". Houve uma cascata de declarações da mídia em defesa do presidente deposto, Mohamed Bazoum, e contra os militares que proclamaram sua ação como "o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria" (CNSP).

Mas, em outras palavras, ocasionalmente, diante de golpes de Estado e ditaduras de longa duração na África, a França se acostumou a reações mais discretas ou mesmo favoráveis. Por exemplo, no Chade, após a morte do ditador Idriss Déby em abril de 2015. 2021 viu a sucessão de seu filho ao poder. Então, o que Macron fez? Ele se apressou para ir e legitimar seu grande aliado.

Por que houve tanta agitação dessa vez? Desde o advento dos governos militares no Mali e em Burkina Faso, a presença da França no Sahel sofreu um retrocesso histórico, materializado com a expulsão das tropas da "Operação Barkhane" do território malinês. Consequentemente, a estratégia antiterrorista da França na região foi completamente deslegitimada, e o exército nigerino se viu diante de um dilema: defender uma visão nacionalista ou se submeter a uma estratégia fracassada. Por um lado, como aliado da França no Níger, Bazoum acolheu algumas dessas tropas expulsas na base militar francesa em Niamey. Por outro lado, Bazoum tinha uma atitude suspeita em relação a grupos como parte de um programa de "desradicalização", que alguns analistas perceberam como apoio a esses grupos para desestabilizar os países vizinhos.

Era impossível para os militares nigerinos darem as costas aos países vizinhos. É na área da "Tríplice Fronteira" entre esses três países, conhecida como Liptako-Gourma, onde ocorre o maior número de atividades terroristas. E os militares nigerinos tinham a necessidade vital de cooperar com seus países vizinhos. Poucos meses antes do golpe, o Chefe do Estado-Maior do Exército nigerino Salifou Mody visitou o Coronel Assimi Goita do Mali para fortalecer a cooperação mútua. Essa visita levantou preocupações.

Poucos dias depois, Bazoum o demitiu de seus deveres e responsabilidades, nomeando-o para um posto diplomático nos Emirados Árabes Unidos. Essa demissão pode ter sido causada pelo medo de que Mody estivesse por trás dos preparativos para um golpe de estado militar. Os ingredientes foram reunidos para o golpe de estado. Mas restava saber se seria uma "revolução palaciana" ou uma mudança real de curso...

P: A grande mídia interpretou o que aconteceu no Níger no contexto da luta geopolítica entre a Rússia e o Ocidente, basicamente como um movimento nessa luta. Como resultado da pesquisa: Qual é a natureza e as particularidades do seu livro recente? E políticas do governo constituídas no país após o golpe? Qual tem sido sua evolução até o presente?

"De fato, uma linha de interpretação que prevaleceu na mídia hegemônica após o golpe de Estado foi que isso se deveu a disputas internas de poder. Em suma, segundo essa abordagem, o golpe que foi realizado de forma limpa e sem derramamento de sangue, foi protagonizado por atores conhecidos, comandantes de alto escalão do exército que só puderam agir por ânsia e para compartilhar uma parcela mais substancial da corrupção, fenômeno que infelizmente é generalizado no país. No entanto, que os militares entrem em cena com uma clara visão nacionalista, considerando que devem cumprir uma missão histórica na recuperação de sua soberania nacional... isso não se encaixa nos esquemas de propaganda eurocêntrica. É mais econômico sacudir o espectro da russofobia. Mas apresentar a Rússia como se estivesse por trás de toda manifestação popular africana é contrário ao senso comum.

Há uma razão pela qual tal anti-CNSP se apega aos seus.. [treze]: entender as verdadeiras motivações daquele golpe também envolveria explicar as razões das transformações no curso em Mali e Burkina Faso. Para a grande mídia, há apenas um discurso: Seja o que for, esses soldados são "demagogos", "populistas", "soberanistas"... De acordo com esse ponto de vista, eles estariam usando para seus próprios fins pessoais o "sentimento anti-francês" dos povos da região.

Obviamente, a explicação é outra: estes Líderes surgem como a expressão concreta e determinada das reivindicações Populares. Qualquer observador da realidade africana sabe que os povos da África se manifestam há anos contra os mecanismos de dominação neocolonial como o Franco CFA. No caso do Níger, uma das reivindicações tem sido o encerramento das bases militares estrangeiras, em particular a base francesa na capital, Niamey.

Se formos julgar um governo por suas ações, eu o farei: ele se qualificaria como um governo nacionalista com amplo apoio popular. Desde o primeiro poucos dias após o golpe, um governo de transição foi formado, peões no tabuleiro de xadrez sem qualquer hesitação, em meio a sanções e uma ameaça de intervenção militar da CEDEAO, que foi apoiada por ativos da França e dos Estados Unidos.

Manifestações diárias em Niamey mostram que, apesar de todo o sofrimento que os atores regionais estavam prontos para infligir ao povo nigerino, o governo do CNSP havia tomado o poder para atender às suas demandas sem ceder à chantagem. Essa lição de dignidade do CNSP foi o resultado de ouvir o povo. Para as páginas mais infames da história, haverá declarações como a da italiana Emmanuela Del Re, representante da UE no Sahel, que argumentou que sanções que levam à escassez de medicamentos, alimentos ou eletricidade "são úteis e eficazes para enfraquecer a junta [governo interino] no poder".

Nos meses que se seguiram, ficou claro que o CNSP não agiu de forma improvisada, mas suas ações responderam a uma visão política pan-africana cheia de maturidade e clarividência. A ameaça da CEDEAO de formar uma coalizão militar africana para intervir no Níger, foi afundada na lama, deixando claro que era um organismo a serviço de interesses estrangeiros, ou melhor, um mero instrumento neocolonial da França.

Acima de tudo, Mali e Burkina Faso reagiram com uma mensagem de solidariedade dotada de grande força moral para milhões de africanos: "Sim, se eles estão mexendo com o Níger, então eles estão declarando guerra contra nós também." No dia 16 de setembro, apenas um mês e meio após o golpe, a criação da Aliança dos Estados do Sahel. Uma iniciativa formidável que visa não apenas a cooperação militar entre Mali, Burkina Faso e Níger, mas também o compartilhamento de projetos de desenvolvimento econômico no Sahel e até mesmo a perspectiva de união monetária. Em apenas algumas semanas, é como se a história africana tivesse acelerado por várias décadas.

Depois disso, o curso dos acontecimentos fluiu de acordo com a vontade do povo: expulsão do embaixador francês, anúncio da retirada definitiva das tropas progressivamente até 31 de dezembro de 2023... Mas também várias medidas como a anulação do acordo de não tributação da dupla tributação com a França, que havia permitido que suas empresas se beneficiassem de privilégios históricos, o fim do acordo de migração com a União Europeia ou o fim do contrato de distribuição de água do Níger com a multinacional Veolia.

Retorno à pergunta inicial sobre a Rússia: no meu livro, dediquei um capítulo inteiro para responder a essa propaganda antirrussa na África. Encarei os diversos aspectos do projeto com a seriedade que ele merece. Papel histórico e atual das relações russo-africanas, perdão de dívidas, comércio de armas, assistência técnica, cooperação de defesa, transferência de tecnologia... Uma coisa deve ficar clara: após a intervenção na esteira dos militares na Ucrânia, os países africanos se recusaram a aderir às sanções contra a Rússia. Vamos falar sobre a realidade: as relações russo-africanas abrem o horizonte para o desenvolvimento da indústria nuclear em vários países africanos.

P: O jihadismo é um problema complexo, com ramificações extensas na região do Sahel. Quais são as raízes desse problema? e como ele afeta o país e a região?

O primeiro capítulo do meu livro, cujo tema é o Níger, é dedicado à origem da desestabilização no Sahel. Ali analiso as causas do fracasso da intervenção francesa no Mali em 2012, citando diferentes testemunhos que apontam para a continuidade entre a guerra na Líbia e a ameaça de partição territorial do norte do Mali, que chegou a justificar a presença militar francesa no país.

Deve-se saber que até mesmo os comandantes militares franceses seniores admitiram a porosidade entre os chamados grupos "jihadistas" e os setores rebeldes tuaregues. Apesar do fato de que quase uma década após a operação francesa, o problema no Mali tornou-se mais difícil de se entrincheirar. O exército malinês foi até impedido de entrar em Kidal, em uma das tentativas de recuperar a soberania sobre seu território nacional. Isso foi percebido pelos militares nacionalistas, entre os quais o Coronel Assimi Goita, como uma verdadeira afronta.

Voltando ao fenômeno do "jihadismo", o antigo presidente Bazoum tinha um conhecimento preciso dessas engrenagens. Ele explicou o círculo vicioso que engendra esse problema: primeiro, a falta de acesso à educação, que está relacionada às altas taxas de fertilidade e pobreza no país. Ele também explicou que os jovens pastores cuja situação havia sido agravada pelas mudanças climáticas, em vez de ficarem de olho em suas vacas, de repente eles podiam pegar um rifle e sair em uma motocicleta para extorquir dinheiro dos moradores de outra cidade. Bazoum estava certo ao insistir que essa motivação tinha muito do ideal romântico, que o discurso da religião era usado apenas no nível da hierarquia desses grupos, mas não desempenhava o menor papel no recrutamento de jovens para a base, e que esse fenômeno estava mais próximo do banditismo.

De fato, em uma entrevista conduzida um pouco antes do golpe de estado, Bazoum admitiu que estava em contato com os "sublíderes" desses grupos "jihadistas". O que foi capaz de convencer os militares nigerinos de que, em vez de combater o terrorismo, a estratégia no Sahel era baseada em promovê-lo, já que mais e mais pessoas estavam afirmando atores institucionais no Mali e em Burkina Faso. Em todo caso, como líder que foi cegamente encarregado da implementação das políticas do FMI no Níger, Bazoum não tinha a menor vontade de realmente melhorar o destino do povo nigerino.

A união dos esforços de três países que compartilham o mesmo problema em suas áreas de fronteira deveria ser uma boa notícia. Mas uma coisa estranha acontece: a grande mídia silencia as vitórias colhidas pelos exércitos nacionais, como a captura de Kidal em 14 de novembro de 2023 ou a Batalha de Djibo em 26 de novembro de 2023. E ao mesmo tempo amplia os erros das operações militares africanas, mostrando que são invariavelmente apresentadas como massacres contra a população civil. Como acontece frequentemente em operações de guerra, é difícil separar a realidade da propaganda. Admitamos que é uma atitude necessária para que os cidadãos não tomem literalmente tudo o que dizem os comunicados militares. Mas a insistência com que tentam deslegitimar as ações dos exércitos do Mali, Níger e Burkina Faso deve fazer-nos ter cuidado com essa abordagem simplista da grande mídia.

P: O processo no Níger, Mali e Burkina Faso parece ser anticolonial e pan-africano por natureza. Pelo menos isso fica claro nas declarações de seus principais líderes e sua firme rejeição à presença de europeus (principalmente franceses) e americanos na região. Como você faz isso?

– A próxima geração de líderes dos Estados do Sahel inclui várias das demandas históricas do pan-africanismo, incluindo a criação de um exército africano comum ou a valorização de seus recursos nacionais em relação a projetos de desenvolvimento, industrialização e infraestruturas estratégicas. Parafraseando Lenin quando ele disse que o comunismo é "o poder dos sovietes mais a eletricidade"... no caso do Sahel, os pan-africanistas têm seus olhos postos na dominação da tecnologia e no desenvolvimento da energia nuclear. Sua disposição de pôr fim ponto por ponto ao status quo imposto a eles pelo antigo mestre colonial aos pais fundadores dos estados africanos após a independência de 1960.

No meu livro, analiso um dos documentos-chave, os "Acordos de Defesa de 1960-61", que deixaram as mãos e os pés amarrados aos novos países africanos, no que diz respeito à diversificação de parceiros para a venda de suas matérias-primas estratégicas. Agora, essa situação mudou, e tanto Ibrahim Traoré em Burkina Faso quanto Ali Lamine Zeine estão expandindo suas relações com novos parceiros, como Rússia, China, Turquia e Irã, reforçando o peso do mundo multipolar diante dos antigos privilégios de um ator como a França.

Quando você olha para um país como o Níger, que conta com os mais baixos indicadores globais de desenvolvimento humano, com cifras de 44% de pobreza extrema, e ao mesmo tempo com as mais formidáveis ​​riquezas do mundo, no subsolo, um dos maiores produtores mundiais de urânio. Deve-se procurar os fatores que relacionam essa equação. Selecionei as informações para o leitor julgar por si mesmo.

Mas eu afirmo claramente que é uma relação na qual há cúmplices e culpados. É verdade que as relações internacionais são baseadas em interesses, mas o povo nigerino mostrou que tem a dignidade de um gigante. De agora em diante, as relações entre o Níger e o resto do mundo terão que levar em conta o respeito e o benefício mútuo.

P: Níger, Mali e Burkina Faso acabaram de anunciar sua decisão de deixar a CEDEAO. Como podemos avaliar o papel desta organização, considerando que ela até considerou invadir militarmente o Níger por um tempo?

A saída dos três países da CEDEAO em uma declaração conjunta, confirma o senso de dignidade da atual geração pan-africana no Sahel. A CEDEAO apareceu diante dos olhos dos milhões de africanos como uma ferramenta nas mãos do antigo mestre colonial, cujos fins são contrários aos desejos do povo. Mas as sanções que impuseram ao Níger podem ser o último prego no caixão que marca seu enterro final. Apesar de serem três países sem litoral, os mecanismos de solidariedade interafricana funcionaram, resistindo aos efeitos dessa punição que viola os próprios textos da organização.

Deixando de lado a inflação em alguns produtos, o povo nigerino declara que as sanções não são sentidas. O comissionamento da usina fotovoltaica de Gorou Banda (55.000 painéis solares, 30 Megawats), inaugurada em 26 de novembro, permitiu resolver o problema da dependência de eletricidade da vizinha Nigéria. Comboios comerciais de Burkina Faso garantiram a chegada de provisões.

Mesmo os interesses de setores econômicos de países beligerantes dentro da CEDEAO, como aqueles representados pelo Porto de Cotonou, Benin, decidiram levantar a proibição de retomar as relações comerciais com o Níger, em vista das perdas representadas pelo bloqueio de importações para aquele país (80% do volume de trânsito). Mas o Presidente da Câmara do Ministério do Comércio do Níger respondeu em uma declaração em 27 de dezembro, que ao manter as sanções ilegais da CEDEAO, os comerciantes foram convidados a continuar usando o porto de Lomé no Togo e comboios comerciais com Burkina Faso. Não podemos deixar de mencionar a iniciativa do Reino Marroquino, que propõe aos países da Aliança dos Estados do Sahel o acesso ao Sahel com suas mercadorias para o Atlântico. Estes são sinais do fracasso da tentativa neocolonial de isolar estes três países e de que o Pan-Africanismo veio para ficar.

A CEDEAO não era mais uma organização credível. Um dia antes da decisão histórica, uma delegação da CEDEAO, anunciou há mais de um mês, que tinha que se encontrar com o Primeiro-Ministro do Níger em Niamey para negociar o fim das sanções. Lamine Zeine tinha acabado de chegar de uma viagem pela Rússia, Turquia e Irã, e se ele não tivesse a intenção de receber a CEDEAO, poderia ter estendido sua visita ao exterior para conseguir acordos importantes de cooperação econômica.

Pois bem, acontece que o avião da delegação da CEDEAO não decolou de Abuja, sob o pretexto oficial de uma avaria técnica. Uma explicação que foi interpretada como pouco menos que grotesca e, em todo caso, uma falta de respeito imperdoável. Horas depois, Mali, Burkina Faso e Níger desferiram um golpe mortal a esta organização controlada remotamente por Paris. Esta ação abre as portas a outras medidas, como a adoção de uma moeda própria, afastando-se do mecanismo iníquo do franco CFA.

P: Como você avalia o processo que acontece de forma global? Ele está acontecendo no Sahel? Como vê-lo no contexto das transformações e desafios da África hoje?

– A transformação em curso no Sahel está em andamento, dando uma lição para aqueles que se acostumaram a lidar com a África desde uma atitude paternalista. Os povos da Europa devem distinguir entre o discurso de medo inoculado por seus líderes – medo de migrantes, medo do terrorismo, etc. e os eventos e ideais cheios de esperança que são passados ​​para a nova geração pan-africana.

A visão que propõem para o futuro de seus povos é rigorosa e completa. Em poucos meses, eles romperam com as falsas ilusões da democracia abstrata, a ponto de os povos desses três países começarem a ver os frutos da mudança e exigirem um período de transição mais longo do que o anunciado: exigem que os governos militares continuem por até dez ou quinze anos. É obviamente um pesadelo para o imperialismo.

Mas as medidas tomadas por esses governos – como os Voluntários para a Defesa do Povo (VDP) em Burkina Faso – devem ser uma Escola para o povo. Depois que a França não teve outra escolha a não ser sair pela porta dos fundos de uma maneira humilhante, é de se esperar que as provocações aumentem em 2024. Isso foi anunciado sem escrúpulos por um Ex-Agente Francês em um Aparelho de TV: De Agora em diante, o Plano consistirá em operações clandestinas de desestabilização. Para lidar com essas ações criminosas, é um requisito estar informado sobre o que está acontecendo em jogo lá. Para os povos do Norte, cujo bem-estar relativo teve como condição, amnésia e ignorância cultivadas por séculos é um dever identificar corretamente as aspirações da nova geração pan-africana. Para os povos do Sul, é necessário compartilhar experiências e esforços, denunciar a arma de guerra que são as sanções ilegais e construir mais solidariedade entre os povos. O que requer estudar a história e o presente de suas lutas, ou como disse Martí: "Os povos devem se apressar em se conhecer como se fossem lutar juntos uma batalha". Eu acrescentaria que hoje essa batalha, nas circunstâncias de um dos aspectos históricos da Nova Guerra Fria é o do anti-imperialismo.

[José Ernesto Nováez Guerrero. Escritor e jornalista cubano. Membro da Associação Hermanos Saíz (AHS). Coordenador do capítulo cubano da Rede em Defesa da Humanidade. Reitor da Universidade das Artes.]

Fonte: https://espanol.almayadeen.net/entrevistas/1814849/n%c3%adger-y-larevoluci%c3%b3n-en-el-sahel-africano

Rebelion 05.02.2024

retirado de: www.afgazad.com [https://afgazad.com/2024-EU-Langueges/020624-Niger-and-the-revolution.pdf]



quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Burkina Faso: Mensagem do Presidente à Nação, Capitão Ibrahim Traoré. (Virada de Ano 2024/2025)

[Esta é a mensagem à Nação de SE Capitão Ibrahim TRAORÉ, Presidente de Faso, Chefe de Estado de 31 de dezembro de 2024.]

Presidente Ibrahim Traoré - 2024/2025

É um imenso prazer, neste dia, 31 de dezembro, que marca o final do ano de 2024, falar e conceder a vocês um resumo do ano de 2024 e também das perspectivas para o ano de 2025.

Mas antes de mais nada, permitam-me agradecer a Deus que cobre Burkina Faso com a sua mão benevolente e que nos permite permanecer de pé.

Presto vibrante homenagem a todas as nossas forças combatentes que lutam dia e noite, com o sacrifício supremo, para que nossa Pátria permaneça erguida.

Desejo uma rápida recuperação a todos os feridos nesta barbárie e rogo a Deus pelo repouso das almas de todos os que tombaram nesta batalha.

Gostaria também de prestar homenagem ao valente povo de Burkina Faso, daqui e de fora, que continua a contribuir maciçamente para que possamos travar esta guerra e também iniciar o nosso verdadeiro desenvolvimento.

2024 foi um ano cheio de desafios. No campo de batalha, o inimigo tentou recuperar a iniciativa estratégica para nos impedir de alcançar os nossos objetivos.

Graças às nossas valentes e resilientes forças de combate, conseguimos manter o rumo e manter sempre a iniciativa. Hoje, mais do que nunca, realizamos ofensivas e vamos onde desejamos para realizar ações; e rastreamos esses criminosos até seu último entrincheiramento. Isto foi possível graças a uma dinâmica que começou em 2023 e que continua.

Isto diz respeito em particular ao aprimoramento das nossas forças de combate com meios logísticos, meios de manobra e meios de fogo. E continuaremos a aumentá-las ao longo de 2025, para que o exército com que sonhamos possa ser uma realidade e possa proteger a nossa Pátria durante anos, décadas vindouras. Continuaremos a recrutar como ocorreu em 2024.

Só para este ano, recrutamos para as Forças Armadas Nacionais mais de 15.000 homens que ainda estão a treinar nos centros e que deverão reforçar as fileiras das forças combatentes durante o ano de 2025. Também continuaremos a treinar intensamente em colaboração com todos os amigos do Burkina Faso, para que possamos ter o exército que queremos.

Em termos de cobertura territorial, surgiram diversas unidades com um exército que é a Brigada Especial e de Intervenção Rápida; e continuaremos a reforçar as capacidades de todas as forças armadas para fazer face à ameaça atual e às ameaças futuras.

Neste sentido, haverá a criação durante o ano de 2025 de pelo menos cinco batalhões de intervenção rápida que serão colocados em áreas estratégicas. Ao nível do exército, criaremos um grupo expedicionário do Sahel. Tudo isto com o objetivo de poder adensar os campos de batalha para reconquistar todo o nosso território. Ao nível das forças de segurança, o reajustamento continuará de forma estratégica; e esperamos que estas forças possam se adaptar de forma inteligente e com grande flexibilidade à reconquista do território para poderem preencher as lacunas e corredores que podem ser utilizados por estes criminosos para se infiltrarem.

Continuaremos os esforços neste sentido com o apoio do povo para atualizar todas as nossas forças de combate, a fim de unir e reconquistar todo o nosso território. E para isso, a infraestrutura rodoviária é muito importante para apoiar a reconquista do território. Durante o ano de 2024, vários projetos foram de fato executados, nomeadamente ao nível da construção de estradas nas nossas cidades e no nosso campo.

Neste sentido, foi criada a iniciativa “Faso Mêbo” que acabará por dotar cada região de uma brigada de construção rodoviária. Os equipamentos das primeiras brigadas já estão a caminho e dentro de poucos dias estarão operacionais e deverão começar a agir para a felicidade das nossas forças combatentes no âmbito da sua mobilidade nos campos de batalha; e também disponibilizar certas áreas que não possuem boas estradas para que possam se comunicar.

Quem fala de estradas também fala do escoamento dos nossos produtos. Neste sentido, intensificamos, em termos agrícolas, a nossa produção neste ano de 2024. Os resultados são muito satisfatórios e damos graças a Deus que nos permitiu ter chuvas muito boas em todo o território nacional. A produção foi excepcional e continuaremos nessa direção.

Várias ideias foram introduzidas; sugestões de rendas como cacau, café, abacate, trigo e muitas outras que tornarão possível interromper mais ou menos as importações para Burkina Faso e também transformar essas matérias-primas, ou mesmo revendê-las no exterior para trazer moeda estrangeira ao nosso país. Tudo isto contribui para o desenvolvimento da nossa Pátria que estamos em vias de iniciar.

Na área da pecuária, foram realizados vários projetos durante o ano de 2024, nomeadamente a renovação da pecuária através de diversas iniciativas; mas também estamos em processo de criação de um sistema de alimentação de gado e peixes.

Várias campanhas de vacinação foram realizadas, gratuitas em alguns locais e subsidiadas em outros. Continuaremos os nossos esforços em favor do mundo camponês através de insumos e de toda a mecanização que se segue para apoiá-los na produção com vista a alcançar o nosso objetivo que é a autossuficiência alimentar e a exportação dos nossos excedentes. Nesse sentido, muitas indústrias surgirão para transformar nossas matérias-primas no local.

2024 foi um ano em que conseguimos inaugurar algumas fábricas, mas muitas mais serão inauguradas em 2025; algumas das quais vocês testemunharam o lançamento, mas outras também cujo lançamento não foi comunicado. Continuaremos nesta direção para podermos transformar as nossas matérias-primas no local para a felicidade do povo burquinense e exportar o que é processado no local. É com isto em mente que poderemos movimentar internamente a nossa economia e evitar importações de produtos alimentares em benefício dos produtos de nossas populações.

Do lado econômico, foram feitos muitos esforços e este é o lugar para felicitar todos os intervenientes que permitiram ao Burkina Faso manter sempre a cabeça erguida face às adversidades. Continuaremos os nossos esforços e muitos fundos foram reajustados para ter em conta as aspirações dos jovens. A Agência Nacional de Financiamento Inclusivo foi recentemente criada e o objetivo é oferecer empréstimos aos jovens e poder monitorizar as suas atividades.

O Ministério responsável pela Juventude foi instruído a criar unidades que farão o acompanhamento dos projetos que os jovens irão realizar e que poderão ser financiados através destas instituições que criamos.

Durante o primeiro trimestre de 2025, de tudo faremos para acelerar a implantação destas unidades porque não se trata apenas de conceder um empréstimo a um jovem e deixá-lo entregue à sua própria sorte. Queremos conceder o empréstimo e monitorizar a execução do projeto para o qual ele tomou o empréstimo, para o seu próprio benefício e o de outros burquinenses, assim como criar empregos. Continuaremos os nossos esforços no setor econômico e comercial para que a nossa juventude possa florescer plenamente com os recursos do país.

Na área da mineração, recuperamos o controle dos nossos recursos naturais. Metais como o ouro, a prata, o cobre devem ser explorados pelos burquinenses e estamos gradualmente a descobrir a experiência nacional que permite explorar estes recursos no local, para a felicidade do povo Burkinabè/burkinense.

Assim, incentivamos o surgimento de minas semimecanizadas e, muito em breve, industriais por meio da ação dos Burkinenses para Burkina Faso. O Estado está a fazer tudo o que pode para explorar esta expertise local em benefício da nossa Pátria.

Na área ambiental, vários projetos verão a luz do dia. Esperamos criar um bosque em cada província que contenha plantas e ervas medicinais que possam ser utilizadas pelos praticantes tradicionais e até pelos nossos pesquisadores. O Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde tem comprovado sucesso utilizando nossas plantas locais. Dei instruções para poder listar todos os equipamentos que este instituto necessita para aumentar a sua capacidade e explorar o nosso potencial em termos de plantas e ervas e então complementar certos medicamentos importados.

Continuaremos nessa direção para que possamos nos curar através de nossas plantas. O Ministério responsável pelo Meio Ambiente está fazendo todo o possível para garantir que este projeto veja a luz do dia em 2025. Outros projetos de grande escala em termos de reflorestamento e plantação de árvores através de instituições e todas as estruturas que podem ser designadas verão a luz do dia para que possamos tornar mais verde o nosso ambiente de vida, cuidar dele para que beneficie plenamente Burkina Faso. Isto melhorará consideravelmente a situação sanitária.

Estamos a fazer um grande esforço para que as plataformas técnicas dos vários centros de saúde e hospitais possam ser melhoradas. As atribuições ocorreram em 2024, nomeadamente ao nível de equipamentos médicos. Em 2025 assistiremos a um novo fornecimento de equipamento médico e especialmente de centros de saúde através da Iniciativa Presidencial de Saúde.

Serão construídas infraestruturas de saúde em vários municípios, porque queremos transformar os nossos centros de saúde e de promoção social em centros municipais que deverão ter plataformas técnicas suficientemente dotadas, em laboratórios, em imagem, para se aproximarem dos padrões dos centros médicos com unidades cirúrgicas. O objetivo é aproximar os cuidados de saúde primários das populações rurais e facilitar uma série de coisas nesta área.

No que diz respeito ao setor da educação, foram iniciadas diversas reformas. Podem parecer lentas para alguns, mas temos de avançar lenta e seguramente porque o sistema educativo em que nos encontramos está profundamente centrado num modelo que produz mais licenciados do que pessoas capazes de trabalhar e produzir riqueza. Infelizmente, esta é a observação. Mas estamos a trabalhar arduamente para, em primeiro lugar, mudar a infraestrutura escolar, adaptá-la e modernizá-la. Então, o currículo e os programas de ensino devem ser alterados. Queremos passar do ensino geral para o ensino técnico e profissional.

Essa mudança está em andamento e demorará um pouco para que possamos atingir o padrão que desejamos. Todos os setores da área da educação serão visitados e é por isso que a Iniciativa Presidencial para uma educação de qualidade para todos foi lançada e já foram iniciados os primeiros centros modernos que queremos e a construção continuará ao longo de 2025.

Camaradas,

No campo da administração, como vocês presenciaram o último julgamento sobre desvio de recursos em nossa administração, isso mostra o quanto nossa administração não está alinhada com os anseios do momento.

Além disso, os procedimentos estão obsoletos; é por isso que muitas medidas estão a ser tomadas para garantir que esta administração volte a funcionar como desejado. A CRD (Comissão de Regulação de Disfunções) foi criada pensando nisso e vamos trabalhar para que durante o mês de Janeiro esteja operacional e que os cidadãos possam denunciar casos de abusos, violações e disfunções na nossa administração. Continuaremos nesta lógica de retificar mas também de reforçar a digitalização na administração para combater eficazmente a corrupção; porque, enquanto os procedimentos não forem desmaterializados, os tempos de processamento dos arquivos serão sempre longos e surgirá corrupção.

A função pública é, portanto, instruída a alterar o RIME (Diretório Interministerial das Profissões do Estado) para poder integrar um determinado número de empregos para que determinadas pessoas que estavam sob contrato na administração possam ser efetivamente integradas e ter um plano de carreira. Continuaremos as reformas nesta área até que a nossa administração seja o que o povo quer.

No domínio da justiça, muitas reformas já ocorreram e continuaremos em 2025. Os tribunais consuetudinários terão de surgir e nestes tribunais consuetudinários serão, portanto, recrutados auditores de justiça de um novo tipo para gerir estes tribunais consuetudinários; isto é para ter em conta os nossos valores endógenos de resolução de conflitos e para ter uma justiça restaurativa e não uma justiça puramente punitiva.

Tendo em conta os nossos valores endógenos e envolvendo os nossos líderes consuetudinários e religiosos nos valores que são nossos, poderemos transformar a nossa justiça, aproximando-a do litigante. Estas reformas continuarão ao longo de 2025 e esperamos conseguir atingir o nosso objetivo antes do final do ano.

Na área da administração territorial, tal como anunciou o Primeiro-Ministro durante a sua Declaração de Política Geral, é necessária uma redistribuição do território; tendo em conta um certo número de aspectos, a superfície certamente, mas sobretudo estratégica e econômica. Isto será proposto em 2025. A descentralização é atualmente uma coisa muito boa em substância, mas na implementação está a sofrer.

Atualmente está sendo realizado um estudo ao nível da ANSAL-BF (Academia Nacional de Ciências, Artes e Letras de Burkina Faso) e CAPES (Centro de Análise de Políticas Econômicas e Sociais). O estudo, cujos resultados são esperados hoje, deverá permitir fazer um diagnóstico aprofundado do processo de descentralização. Neste sentido, um certo número de fundos foram suspensos enquanto se aguardam os resultados destes estudos para podermos rearticular e atribuir novas missões às autoridades das autarquias locais.

Na área da urbanização, durante o ano de 2025, após um estudo realizado em 2024, serão oferecidas à população burquinense opções para redesenhar as nossas cidades. Quando estas escolhas forem apresentadas, esperamos ter um resultado que nos permita redefinir as nossas cidades e sermos capazes de realizar uma urbanização que cumpra os padrões atuais. Esta dinâmica continuará em 2025 e a iniciativa “Faso Mêbo” também participará nesta dinâmica de urbanização. 

No domínio do desporto, este é o lugar para felicitar todos os jovens desportistas porque 2024 foi um ano desportivo. Vários atletas regressaram ao Burkina Faso com medalhas e carregaram a bandeira de Burkina Faso levantando alto. Felicito-os e encorajo-os a continuar nesta dinâmica para que em 2025 tenhamos ainda mais medalhas e a bandeira de Burkina Faso continue a tremular em todo o mundo. Ajudam a promover a imagem de Burkina Faso no estrangeiro.

No campo da diplomacia há certamente apoio da comunidade desportiva. Mas os nossos diplomatas têm estado envolvidos numa dinâmica agressiva desde 2023. Continuaremos nesta direção em 2025 para que a imagem do Burkina Faso, que brilha em todo o mundo, possa continuar a brilhar. E através disto, estamos numa confederação da Aliança dos Estados do Sahel. Estão atualmente em curso diversas ações para podermos estruturar esta aliança e estabelecê-la porque é o início de uma união soberana, em total liberdade, para que África possa tirar o exemplo desta aliança e poder brilhar.

A aliança não é apenas para os três países. A aliança pertence a todos os africanos que desejam soberania, independência e liberdade total. Continuamos a nossa abordagem para que seja uma união forte em todas as áreas, seja diplomacia, defesa e segurança e especialmente desenvolvimento. A nossa diplomacia brilha e continuaremos a nossa abordagem para que seja ainda mais forte e para que as representações de Burkina Faso no estrangeiro possam ter em conta a nossa diáspora e também ter em conta todos os amigos de Burkina Faso que desejam visitar Burkina Faso, e então participar no desenvolvimento do país.

É neste sentido que seremos um exemplo de soberania, um exemplo de dignidade e um motivo de orgulho em toda a África e em todo o mundo. O Instituto dos Povos Pretos deve ser um trampolim para atrair a Burkina Faso todos os pretos de todo o mundo que virão para recarregar as baterias, rever culturas e poder aprender com as nossas culturas, modernizá-las para desenvolver a nossa pátria. No museu será erguido um edifício para ter em conta certos aspectos da nossa cultura para que o instituto possa basear-se nestes valores e ensinar ao mundo inteiro quem o povo preto é, e quem a África é.

Desejo que 2025 seja um ano de perfeita saúde, sucesso, prosperidade, vitória para o nosso povo.

Pátria ou Morte, vamos vencer!


Capitão Ibrahim Traoré

Presidente da Faso

Chefe de Estado

https://burkina24.com/2024/12/31/burkina-faso-message-a-la-nation-du-president-le-capitaine-ibrahim-traore/


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Estamos testemunhando o colapso da arquitetura neocolonial na França diz Alex Anfruns

Estamos testemunhando o colapso da arquitetura neocolonial na França diz Alex Anfruns

20 min de leitura (05/2024)

por Pascual Serrano

[Pascual Serrano (Entrevistador) é jornalista e escritor. ]

Fonte:https://globalter.com/en/alex-anfruns-we-are-witnessing-the-collapse-of-neocolonial-architecture-in-france/ 

Nos últimos anos, três países da África Ocidental, na região do Sahel, vivenciaram golpes de estado com um denominador comum: a revolta nacional e soberana contra a França, sua antiga metrópole, ainda dominante na economia, defesa e relações internacionais. Trata-se de Mali, Burkina Faso e Níger. Lá, líderes militares derrubaram governantes fantoches da França e estabeleceram governos provisórios, mas iniciaram processos de soberania forçados que provocaram indignação, sanções e ameaças de intervenção militar de potências ocidentais.

No Mali, um grupo de jovens soldados proclama uma revolta em agosto de 2020 e estabelece um governo de transição que questiona a presença de forças francesas no país. Vários descumprimentos nessa transição levaram a um novo golpe em maio de 2021, liderado pelo até então vice-presidente Assimi Goita. Em 21 de fevereiro de 2022, a carta de transição foi alterada para estender a duração da transição por um período indefinido de até cinco anos. Enquanto isso, o órgão legislativo que substitui a anterior Assembleia Nacional é o Conselho Nacional de Transição do Mali, onde diferentes representantes militares e da sociedade civil se reúnem.

Em Burkina Faso, o jovem capitão Ibrahim Traoré assume o poder interinamente em 6 de outubro de 2022, após substituir outro soldado, Paul-Henri Sandaogo Damiba, que se tornou presidente em janeiro do mesmo ano. Traoré participou daquele golpe de janeiro que derrubou o governo pró-francês, mas depois destituiu Damiba por considerá-lo incapaz de enfrentar o terrorismo jihadista. Em fevereiro de 2023, o governo de Traoré expulsou as forças francesas de Burkina Faso.

O último golpe de estado foi o do Níger, em 23 de julho de 2023, quando o presidente Mohamed Bazoum, próximo aos interesses franceses, foi deposto. Soldados da Guarda Presidencial tomaram o poder, o Brigadeiro-General Abdourahamane Tchiani foi proclamado chefe de estado e presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria. Um mês após chegar ao poder, a junta militar do Níger expulsou os embaixadores da França, dos Estados Unidos e da Alemanha de uma só vez. Burkina Faso e Mali apoiaram o governo do Níger e suas medidas contra a França.

Não é fácil obter informações rigorosas no Ocidente que estejam livres dos interesses das potências europeias nesses eventos. Daí o valor de Alex Anfruns Millán ao escrever o livro "Níger: outro golpe de estado... ou a revolução pan-africana?". Embora nascido na Catalunha, Anfruns vive entre a França e a África francófona, as duas regiões protagonistas das revoluções no Sahel. Durante quatro anos, publicou mensalmente o Journal de l'Afrique e traduziu e escreveu sobre as guerras e tentativas de golpe no Mali, Síria, Venezuela e Nicarágua, especializando-se em África e América Latina. Atualmente é professor em Casablanca e pesquisa o direito ao desenvolvimento a partir de uma perspectiva histórica ‘pan-africana’.

Conversamos com Alex Anfruns sobre seu livro e os eventos na região durante sua estadia em Barcelona:

Pergunta: Em julho de 2023, um grupo de soldados derrubou o Governo do Níger e estabeleceu um governo de transição. O que você acha que esse golpe significa para o país e a região?

Em 26 de julho de 2023, um grupo de militares bem conhecidos que fazem parte da Guarda Presidencial do Níger assume o poder. Essa data é o ápice de um processo de soberania regional que já começou em 2020 em um golpe de estado no Mali, que então teve outro golpe em 2021, e em 2022 em Burkina Faso também.

Ou seja, no espaço de cerca de 3 anos, temos uma série de golpes de estado militares que contradizem a visão dominante que afirma que o lugar onde o Exército deve estar é no quartel, e que ele não precisa se envolver na vida política. No caso desses países africanos no Sahel, na África Ocidental, o que acontece é que eles reagem a uma conscientização progressiva entre o povo. Muitos povos africanos, milhões de pessoas, têm se mobilizado por uma série de razões históricas. Por exemplo, no caso do Mali, após a guerra da Líbia em 2011, ocorre outra guerra, o papel da intervenção francesa na região e a desestabilização da Líbia pela OTAN é importante.

Nos últimos anos, houve um renascimento de um sentimento de dignidade e luta pela soberania entre a população, particularmente no Mali. Quando a rejeição da presença de tropas francesas no território começou, eles conseguiram expulsá-las e, então, progressivamente também em Burkina Faso e Níger. É todo um processo regional em que os militares intervêm no Níger por várias razões.

P: A luta contra o terrorismo é um dos elementos em que a presença militar estrangeira se justifica

De fato, uma delas é a luta efetiva contra o terrorismo. Você tem que saber que o Mali tem o que é conhecido como a tríplice fronteira, a região de Liptako-Gourma, onde todos os grupos terroristas circulam de um território para outro. Acontece que há mais de dez anos há domínio militar estrangeiro nesses países, especialmente a França. E um dos pretextos para essa presença foi a luta contra o terrorismo. As pessoas começaram a se perguntar como pode ser que uma presença de mais de uma década no terreno de milhares de tropas estrangeiras, com a tecnologia mais avançada dos exércitos ocidentais e com um orçamento de defesa impressionante, não consiga combater ou neutralizar esses grupos terroristas que se multiplicam ao longo dos anos.

Então, dois países, que rejeitam a presença militar estrangeira e que têm suas próprias forças militares, se rebelam e depois se juntam ao Níger. Então, tudo é uma mudança de perspectiva. Considero o golpe no Níger o ápice desse processo. Eles observam que houve conivência, ou pelo menos aceitação, por parte da França desses grupos terroristas islâmicos, porque eles não conseguiram erradicá-los.

As pessoas pensam que o terrorismo era um álibi ou uma desculpa simplesmente para justificar a presença militar estrangeira, mas então eles não erradicaram esses grupos terroristas. Isso faz parte do discurso do povo africano. Se ouvirmos os líderes do Mali, Burkina Faso e agora Níger, o discurso é que a fonte do terrorismo é ocidental.

Podemos concordar ou não, agora o que se trata é de buscar as informações, os elementos que nos permitam saber se o que eles estão dizendo corresponde à realidade ou é uma fantasia. Eu, no meu livro “Níger: outro golpe de estado… ou a revolução pan-africana?”, forneço alguns elementos, algumas citações para entender o contexto. Por exemplo, o Chefe do Estado-Maior do Exército Francês, que estava no comando das tropas francesas no Mali, disse que sua presença no país deveria ser de pelo menos 30 anos. Ninguém pode acreditar que o exército francês precise de três décadas para eliminar os grupos terroristas africanos.

Por outro lado, os responsáveis ​​pelo exército francês deram legitimidade aos grupos tuaregues como atores políticos que exigem uma independência que implica uma partição territorial do Mali, até mesmo a mídia francesa coleta as declarações de seus porta-vozes. Mas todos no Sahel sabem da relação próxima entre esses tuaregues e grupos terroristas.

P: Várias análises da região abordam o papel da CEDEAO/ECOWAS, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. Você pode explicar?

A CEDEAO é um grupo regional de quinze países da África Ocidental fundado em 1975 cuja missão era promover a integração econômica da região. Era um projeto de desenvolvimento econômico, mas o problema é que, nos últimos anos, tornou-se uma ferramenta de interferência nas mãos da França. A França usa os aliados que tem na região, como Ouattara [Alassane Ouattara, presidente da Costa do Marfim] ou também o presidente Macky Sall, que recentemente saiu pela porta dos fundos no Senegal. Esses atores são acompanhados por Bola Tinubu, que está na Nigéria. São atores que se colocaram a serviço dos interesses franceses, e a CEDEAO se revelou nos casos do Mali, assim como de Burkina Faso e Níger, como uma ferramenta para exercer uma política de sanções. Essas sanções causaram sofrimento em populações com uma pobreza extrema incrível, e é então que se vê claramente que a CEDEAO não se importa com o sofrimento da população.

Eles são submetidos a um bloqueio de todos os tipos, de modo que a população não tem acesso à eletricidade, medicamentos e alimentos. Vê-se que esta associação não cumpre mais a função para a qual foi criada e estes três países tomam a decisão histórica no final de janeiro de uma saída definitiva e irreversível da CEDEAO. Então, a arquitetura neocolonial da França está sendo um pouco desmantelada.

No caso da CEDEAO, tem sido um ator cujo peso está agora em declínio. Ele provavelmente vai desaparecer, não sei. 

P: Você mencionou algo antes, mas eu gostaria que você explicasse um pouco mais sobre como a intervenção da OTAN na Líbia afetou a região.

A guerra no Mali já tem como origem a desestabilização na Líbia. Na verdade, tem sido uma lição que o povo e os líderes africanos aprenderam, porque perceberam seu erro histórico em não se opor de forma clara e frontal, e em não proteger Gaddafi, que também tinha uma visão pan-africana. Quer os políticos europeus e a opinião pública ocidental na mídia hegemônica gostem ou não, a Líbia de Gaddafi é percebida, incluindo seu legado, como uma contribuição histórica ao pan-africanismo.

Foi tão influente que, apesar da Líbia estar localizada no Norte da África, em dois pontos da história recente do Níger houve dois golpes de estado relacionados à Líbia. Um foi logo após o presidente do Níger estabelecer relações com a Líbia de Gaddafi, no caso de Hamani Diori, que sofreu um golpe em 1974. Poucos meses antes, ele havia feito um acordo de defesa com a Líbia. E no caso de Mamadou Tandja [presidente do Níger derrubado em 2010 por um golpe de estado], uma das razões pelas quais ele foi deposto foi porque ele se opôs claramente aos interesses da França e estabeleceu relações com a China, com o Irã, com a Venezuela e também acolheu Gaddafi.

Portanto, a guerra da OTAN na Líbia é percebida hoje como algo que não deve ser repetido e explica o fato de que a agressão imperialista agora está interrompida no Níger ao ver como a França concretizou seus planos de assassinar um líder como Gaddafi.

Essa mesma França que também ocupou grande parte do território do Mali e que não permitiu que o Exército Malinês resolvesse seus problemas de terrorismo, porque impediu que seu próprio Exército Nacional acessasse seu território, porque estava sob controle militar francês.

No caso do Níger, a estratégia imperialista francesa é interrompida e isso tem um significado histórico. Na minha opinião, isso tem uma carga simbólica muito forte, algo como a batalha de Dien Bien Phu na guerra entre a Indochina e a França. Ou seja, há uma consciência de que aquele momento em que o Vietnã derrotou o Exército Francês em 1954 está se repetindo. Estamos no 70º aniversário.

Então, criou-se a consciência no povo africano de que a derrota do homem europeu, o homem branco, era possível e a partir daí começou um movimento anticolonial que foi muito reforçado. Por exemplo, a FLN foi criada na Argélia e deu um impulso muito forte. Ou seja, em um nível simbólico, o Níger é importante por causa da esperança que também dá ao povo africano de ver que é possível derrotar essas ameaças de guerra e essas políticas de sanções.

P: E não há a possibilidade de que esses novos governos e movimentos, afastando-se da França, possam se aproximar dos Estados Unidos e acabar caindo em outro imperialismo?

Essa é uma das hipóteses. Na verdade, os Estados Unidos, quando ocorreu o golpe de estado no Níger, tinham uma posição pragmática e aceitaram. Não é um imperialismo tão desajeitado quanto o da França e tenta um pouco, digamos, não se opor muito a ele. Eles defendem claramente o regime derrubado, mas o fazem com um perfil discreto.

Eu destaco no meu livro sobre o Níger a possibilidade de que os Estados Unidos tentem recuperar essa dinâmica, mas os eventos estão mostrando que no Níger há uma visão clara de defesa da soberania. E a chave é o apoio popular e a mobilização.

Fiz essa pergunta a um colega nigerino, um professor em Niamey, a capital, porque era uma das minhas preocupações. Ou seja, eles enfrentaram um exército imperialista como o da França, mas eles vão parar aí? As coisas vão parar? Ele me respondeu, eles não vai parar aí, isso é só o começo, foi isso que ele me respondeu.

Então, eu acho que os fatos estão mostrando que no Níger há uma visão muito clara de considerar as tropas militares estrangeiras como uma ocupação, como neocolonialismo. E a demanda de que as bases militares dos EUA que existem na capital, e também no norte, com um investimento multimilionário, com uma base de drones, saiam e abandonem o território nigerino o mais rápido possível. Está mostrando que o povo não vai parar em uma única medida, há um verdadeiro plano de soberania e soberania popular. Não apenas no nível da defesa de cada nação, mas há o que eu considero um pouco a hipótese do livro, ou seja, que estamos caminhando para uma revolução pan-africana a partir do momento em que não se trata mais de defender simplesmente sua própria nação, mas de criar cooperação e colocar recursos em favor dos direitos dos povos da região.

[Poucos momentos após esta entrevista, soube-se que o Pentágono ordenou formalmente a retirada de 1.000 soldados de combate dos EUA do Níger]

P: Qual seria, na sua opinião, o papel nessa região daqui para frente? da Rússia, da China ou dos BRICS?

Acredito que estamos em uma encruzilhada e que, gostemos ou não, estamos em uma situação de uma nova guerra fria. Agora, a questão às vezes é um pouco tendenciosa porque quando a questão do papel da Rússia é levantada, o Ocidente diz que ela poderia tirar vantagem e ser o novo imperialismo. Ou seja, ela vai fazer a mesma coisa que a França ou os Estados Unidos fizeram. Mas do ponto de vista dos povos africanos, a perspectiva é muito diferente.

Por isso é importante focar nos fatos. Por exemplo, observando que a França tem primeiro uma política colonial e depois neocolonial na região, com uma série de mecanismos como a moeda franco CFA [moeda de curso legal dos países da África Ocidental e Central. Significa Franco da Comunidade Financeira Africana, embora na época de sua criação significasse “Comunidade Francesa Africana”, isso é sem dúvida uma limitação da soberania econômica desses países porque a moeda foi primeiro vinculada ao franco francês e agora ao euro], com os acordos de defesa que limitavam os países outrora colonizados de estabelecer livremente relações com outros países, que impunham a venda preferencial de materiais, que eram primos da França. Ou seja, há um fenômeno que é o neocolonialismo, que não é retórico.

Em segundo lugar, quando falamos de uma nova guerra fria, devemos saber quem está criando as condições dessa nova guerra fria. No caso da Rússia, está sendo um país atacado. Vimos como a extensão da OTAN em direção à fronteira da Rússia é uma ameaça contra esse Estado. Por outro lado, quando a União Europeia e os Estados Unidos estabelecem a política de sanções contra a Rússia, a decisão soberana dos países africanos é não aplicar essas sanções. Todos esses são fatos, que podem ou não agradar a quem os ouve. As relações russo-africanas são excelentes, a cooperação da Etiópia, Burkina Faso até Marrocos é muito boa.

Ou seja, temos uma série de programas de cooperação e é possível que também esteja aproveitando sua história, houve relações com a União Soviética entre países africanos que foram consideradas benéficas. Hoje em dia, nesse contexto da nova guerra fria, não é mais uma questão de necessariamente se alinhar ao Ocidente, acredito que os africanos têm bastante clareza sobre isso.

Todos nós sabemos que os Estados têm interesses, não é uma questão de amizade, mas há relações entre Estados que são respeitosas e que buscam benefício mútuo. E nesse sentido, as relações com a Rússia são muito boas, mas não apenas com a Rússia, mas também com a China, o Irã e a Turquia.

São relações em que esses países têm perspectivas diferentes da subjugação econômica e, acima de tudo, não impedem o desenvolvimento. Quando falamos de desenvolvimento, temos que saber quais são as condições de vida do povo nigerino. O Níger é um país entre os principais produtores de urânio do mundo e, por outro lado, com os menores índices de desenvolvimento humano. Na época do golpe de estado, a pobreza extrema era de 42%, com uma enorme falta de acesso à eletricidade e com grande parte da população vivendo da agricultura de subsistência, dependendo da chuva.

No Níger, os militares estão considerando e de fato estão avançando em uma série de projetos que permitirão mais renda para o Estado e acredito que eles alcançarão maior desenvolvimento e benefício social.

Essa é a próxima pergunta: quais seriam as medidas de desenvolvimento e soberania do Níger e, em geral, dos países do Sahel que estão se desenvolvendo em resposta às sanções ocidentais?

Em primeiro lugar, quando ocorrem as sanções, temos o envio de comboios humanitários do Burkina Faso para o Níger, com o qual vemos que, embora todas as fronteiras dos países da CEDEAO estejam bloqueadas, o fato de esses três países estarem unidos lhes permite, mesmo que não tenham acesso ao mar, uma certa solidariedade e cooperação interafricana.

No caso do Níger, depois desses meses de resistência, o que ele conseguiu é bom. Eles concluíram a construção de uma usina fotovoltaica e agora estão trabalhando na produção de petróleo, que vai aumentar muito. Isso tornou possível vender combustível para países vizinhos. Com a capacidade de desenvolvimento da indústria do petróleo, eles poderão reduzir sua dependência de energia.

Também em relação à sua indústria de extração de ouro, está planejado criar refinarias de ouro. Não só isso, mas há de fato uma série de iniciativas de industrialização e a soberania alimentar está sendo proposta, o que é algo que pode ser alcançado, não é uma utopia.

Mali, Burkina Faso e Níger são países onde ainda há insegurança alimentar. Há enormes recursos e agora, expulsando os atores neocoloniais, perspectivas muito positivas de mudança estão se abrindo.

A questão agora é o que você pode esperar? Eu respondo, você sempre pode esperar pelo melhor porque a partir de agora o rompimento é total.

P: Comparando esses três países que estão passando por essas mudanças, seus três governos não necessariamente têm uma ideologia similar, além de uma posição comum de recuperação de sua soberania e nacionalismo diante do colonialismo francês. Mas você veria diferenças ideológicas entre eles ou acha que isso é irrelevante?

É uma questão que está sendo debatida agora, já que esses governos são considerados governos militares de transição e, em algum momento, devem dar lugar a governos civis.

No entanto, a situação atual é que no Mali a atividade dos partidos políticos é proibida, porque se propõe que primeiro é necessário recuperar verdadeira e totalmente a soberania nacional. Acredito que para analisar o destino dessas nações, devemos ver as coisas de uma perspectiva muito, muito ampla. Ou seja, o desafio que enfrentam é comparável à luta de Libertação Nacional. A situação em que vivem é uma independência política nominal que poderíamos chamar de falsa independência.

O povo está chamando a era da independência na década de 1960 de produto do Pacto Neocolonial. Então, se considerarmos que estamos em uma fase de luta de Libertação Nacional, e como Ibrahim Traoré [oficial militar, atual presidente interino de Burkina Faso após o golpe de estado de 30 de setembro de 2022] disse, não é apenas uma luta contra o terrorismo, mas também uma luta pela descolonização.

Nesse sentido, acredito que a prioridade está em abordar o problema do terrorismo nesses três países, mas, ao mesmo tempo, lançar as bases para defender seus recursos estratégicos, decidir sobre eles e não depender tanto de importações.

P: Mas eu insisto se há uma diferença ideológica entre esses três governos. Porque você pode descolonizar e recuperar seus recursos para criar e distribuir riqueza com justiça social ou pode ser para o benefício de uma elite local.

Eu acho que são os eventos vindouros que permitirão que o povo e os líderes decidam e tragam esse debate, essa luta novamente. Na época da descolonização política, muitos dos líderes anticoloniais eram treinados no marxismo e tinham muito claro que uma nova burguesia nacional seria formada.

Vou contar algo muito simples para ilustrar onde as coisas podem ir. Ibrahim Traoré, no mês de outubro, teve uma reunião com os patrões de Burkina Faso, com os capitalistas do país. Ele disse a eles, até agora os produtos, os alimentos que o povo burkinabe está consumindo, são em grande parte importados, a produção nacional não está sendo apoiada. E ele acrescentou, de agora em diante vocês vão dedicar 10% do seu capital à produção nacional. O que Traoré estava fazendo, que, de certa forma, é o herdeiro das ideias de Thomas Sankara, porque é impossível não relacioná-lo ao líder pan-africano assassinado em 1987, era forçar os capitalistas do país a serem uma burguesia nacional e não uma burguesia que se dedica ao comércio com estrangeiros e que não contribui em nada para o desenvolvimento do país.

Do ponto de vista europeu é muito fácil dar lições, mas eu gostaria de ver quantos presidentes há que se sentam com os capitalistas e lhes dão ordens, porque normalmente é o contrário, são os poderes econômicos que comandam o poder político.

Aqui temos uma manifestação concreta de que são esses líderes que estão dando ordens, eles estão forçando que haja uma transformação da estrutura econômica. Mas isso vai levar tempo e acredito que são os próximos anos que nos permitirão ver se ela será transformada. Por exemplo, que entrem em cena as massas do povo, que são pessoas que vivem principalmente da agricultura e que historicamente foram excluídas da sociedade, do destino da nação.

Então, tudo isso ainda está em desenvolvimento, mas acho que, por enquanto, a revolução pan-africana é uma boa notícia.

 

Alex Anfruns

Pascual Serrano é jornalista e escritor. (Entrevistador)

https://globalter.com/en/alex-anfruns-we-are-witnessing-the-collapse-of-neocolonial-architecture-in-france/